Pratos Típicos da Escócia

Para começar os posts sobre esse país que tanto me encantou, vou falar daquilo que também amo muito, além de viajar: comida!

A gastronomia escocesa tem muita influência da culinária inglesa, se assemelhando em muitos pratos. Todavia também há pratos autênticos que valem à pena experimentar. Então selecionei alguns desses pratos escoceses, que você encontrará em muitas cidades do país para você saborear. E já aviso que muitos deles são saborosos, mas também com muita proteína e gordura, ou seja, uma culinária bem farta.

 

Scottish Breakfast 

Esse é o típico café da manhã escocês. Ele é constituído por ovos, bacon, tomates grelhados, salsichas, feijões, torradas e black pudding (linguiça feita de sangue de porco, aveia, gordura e especiarias). Se você assim como eu é vegetariano e está viajando o país, saiba que eles fazem a adaptação desse café para que você possa comer e colocam no lugar das salsichas, muito cogumelo. Sei que alguns estão pensando “mas é muita comida para um café da manhã”, diferente de nós, os escoceses tem o costume de comer melhor no café da manhã e no almoço comer algo mais leve.


Veja também: Culinária Inglesa


Salmão

Os três maiores produtores de Salmão na Europa são a Escócia, a Noruega e a Dinamarca, devido suas águas geladas. Com isso, você verá muitos pratos utilizando o peixe por lá e recomendo experimentarem o autêntico salmão escocês em seu próprio país.  O que eu comi em um restaurante era empanado e foi bem diferente do que eu já comi de Salmão no Brasil.

 

Scotch Egg

O Scotch Egg, ou ovo escocês é um prato que normalmente é servido como entrada. Ele nada mais é que um ovo cozido de gema mole e empanado. É possível comer o tradicional, mas também há algumas variações, nessas entre o empanado e o ovo vem algum recheio, como haggis, black pudding (liguiça de sangue de porco), presunto, etc. Um prato delicioso, que sugiro a todos experimentarem.

 

Cullen Skink

Essa é uma sopa que você encontrará em várias partes do país. Ela é feita de peixe defumado, pode ser feito de vários tipos de peixe, mas usualmente é o Haddock. Junto com ele na sopa, vem batatas e temperinhos. De acompanhamento servem pães de aveia. Uma entrada deliciosa, que valem à pena experimentar.


Veja também: Pratos Típicos Alemães que você deve experimentar na Alemanha!


Porridge

Outro prato muito presente no café da manhã dos escoceses é o Porridge. Na verdade vi MUITAS pessoas comendo ele e achando maravilhoso, eu achei meio sem graça, mas cada um tem que comer e experimentar, para assim tirar suas conclusões. Ele é tipo um mingau de aveia, mas não muito doce. O legal é que pode servir com canela e algumas frutas.

 

Shortbread

Além de ser um prato típico escocês, ele é um ótimo souvenir. Em várias lojas pelo país, você verá vendendo esses biscoitos deliciosos. É possível adquirir de diversos sabores, mas não deixe de experimentar o sabor tradicional. Uma marca que se destaca em qualidade é a Shortbread House of Edinburgh, ao vê-la, compre para experimentar e se deliciar.

 

Oatcakes

Outra bolachinha deliciosa são as Oatcakes. Elas são bolachas de aveia muito famosas nas ilhas Orkney, no norte da Escócia. Todavia hoje já encontra no país todo. Ela é super prática e boa para carregar contigo. Eu acho elas uma delícia.


Veja também: 12 Pratos típicos italianos!


Tortas de Carne

Quando eu fui para Aberdeen, cidade litorânea escocesa, eu conheci a Aberdeen Angus, originalmente de lá, mas hoje encontrada em todo o país. Com ela fazem muitos cozidos de carne e com isso, muitos recheios de tortas. Se tornando assim um ótimo prato escocês. Normalmente essas tortas são de massas folheadas e vem acompanhadas de uma porção de batatas fritas.

Dica: Se em algum restaurante ver o Aberdeen Angus Beef, peçam, pois é muito bom!

 

Haggis

Deixei por último o prato definitivamente mais popular na Escócia. Confesso que eu não experimentei, isso que quando eu fui para a Escócia, ainda comia carne, mas só de olhar, não consegui. Nem mesmo um pedacinho, mas não faça como eu e por favor experimentem. O que consiste o prato? Ele é feito de miúdos de carneiro (coração, rim, pulmões) temperados com cebola, aveia e especiarias. Em alguns lugares, você verá todos esses ingredientes sendo assados dentro do estômago do carneiro. Assim era feito antigamente, mas hoje a maioria dos restaurantes assam os ingredientes dentro de uma pele, parecida com a da linguiça. E aí, vão comê-lo?


Veja também: Doces Portugueses que você precisa experimentar!


Irn Bru

Falei que o Haggis seria o último, mas não podia acabar esse post sem indicar o refrigerante numero 1 da Escócia. O Irn Bru é bem gostoso e indico todos a experimentarem. Ele é laranjado e até agora não sei dizer o gosto dele, mas sei que tem bastante cafeína em seus ingredientes. Eu adorei e recomendo de verdade.

 

Gostaram da dica de pratos típicos da Escócia? Tentei colocar doces, salgados e até bebida. Não preciso nem dizer que os whiskies mais famosos do mundo são escoceses, então se for um apreciador da bebida, não deixe de desfrutá-la em seu país de origem. E se não está pensando em ir para a Escócia, mas quer tentar fazer em casa, escolha algumas opções e se aventure na cozinha.  Mas confesso que não sei se acharão miúdos de carneiro com facilidade no Brasil, se quiserem fazer o Haggis.


Dica para viagem internacional: SEGURO VIAGEM É IMPORTANTE. Então adquira o Seguros Promo com meu código de 5% de desconto (CHAPINHANAMALA5) e não passe apuros se algo acontecer. Além do mais, nunca esperamos o pior, mas é sempre bom estarmos preparados, não é mesmo? E para entenderem qual a necessidade de ter um seguro viagem, entrem aqui.

Comments

comments

Deixe um comentário