Preparativos para quem fará intercâmbio

Já decidiu que vai fazer intercâmbio, já escolheu o destino, já fechou o curso que irá fazer por lá, quando irá e está fechando os últimos preparativos? Para facilitar, montei uma lista do que fazer antes de embarcarem nessa grande aventura.

 

1. Passaporte

A primeira coisa que deve fazer é conferir o seu passaporte. Ele precisa ter pelo menos seis meses de validade após o fim do curso, ou seja, verifique com antecedência se ele está de acordo, se não precisará renová-lo. Caso ele não esteja com esse prazo, pode ser complicado deixarem você entrar no seu país de destino.

 

2. Visto de estudante ou estágio

Esse item não é necessário para todos que farão intercâmbio e sim, ele varia de acordo o curso e local onde você decidiu ir. Portanto pesquise as regras para o país em que vai. Não deixe de solicitar o visto com antecedência, alguns processos levam mais que 03 meses, então logo depois que decidirem o país e o curso, já deem entrada no visto.

Quando disse que nem sempre precisará de visto, esse é o caso do Reino Unido. Se decidir fazer um curso por menos de seis meses, não é necessário essa documentação. Agora se for ficar mais do que esse período, precisa ir ao consulado e levar toda a documentação necessária. Mas se forem para os Estados Unidos, não importa o tempo, é necessário ter o visto.

 

3. Matrícula, carta de admissão e comprovante de moradia

Você já deve ter fechado seu curso, com isso já tem em mãos a matrícula realizada na escola escolhida. Após ter feito esse procedimento, a escolha lhe enviará uma carta convite. Ambos documentos devem ser levados contigo no voo para o destino, pois a probabilidade de pedirem na alfândega é grande. Além disso, se tiver esses documentos em mãos, facilitará em alguns momentos do seu cotidiano, como: para abrir uma conta no banco, para fazer um contrato de aluguel, fazer carteirinha de estudante, cartão de transporte, entre outros. Há mais um documento de grande importância, o comprovante de moradia. Ao chegar no país, eles irão te pedir o endereço que você se estabelecerá no país, então tenha em mãos a reserva do local de hospedagem.

 

4. Vacinas em dia e receitas de remédios

Existem algumas vacinas que são necessárias em certos países. Então veja quais as vacinas obrigatórias em seu destino. Muitos países solicitam o Certificado Internacional de Vacinação em dia, alguns solicitam a vacina da febre amarela, outros a antitetânica e assim vai. Portanto, antes de saírem do Brasil, vá a um posto de saúde e regularize-as. Caso você tome algum remédio controlado, vá ao seu médico e solicite uma receita desses medicamentos, essa precisa ser traduzida ao levar.

 

5. Seguro Saúde para intercambistas

Quase todos os países pedem o seguro saúde para intercambistas. Sendo necessário fazê-lo para o período da viagem. Sem contar que acho fundamental terem, pois se algo acontecer você estará assegurado e terá uma emergência para te auxiliar. Você pode fechar seu seguro com 5% de desconto, utilizando meu código de desconto CHAPINHANAMALA5 no site da Seguros Promo

 

6. Comprovantes financeiros

Alguns países exigem que mostre que tenha uma renda guardada, para que assim possa adentrar. Você precisa comprovar que tenha como se manter durante o curso. Em alguns casos precisam levar seu imposto de renda ou seu extrato bancário (pode ser dos seus responsáveis). Também pode ser a fatura do seu cartão de viagem e comprovante da moeda do local.

 

7. Procuração

Deixe feita uma procuração no Brasil para alguém em quem confia. Vá a um cartório em sua cidade e deixe com essa pessoa alguns poderes em seu nome. Se você tiver imóvel, carros, empresa ou algo de valor, pode deixar essa pessoa lidar com suas finanças e pertences aqui no Brasil.

 

8. Digitalize e imprima seus documentos

Separe todos os documentos ditos acima, mais alguns outros como RG, CPF, CNH, a frente dos seus cartões de crédito e digitalize. Salve todos eles em uma nuvem e/ou encaminhe em seu e-mail. Pois se tiver imprevistos, você terá seus dados salvos em algum lugar. Além disso, leve todos os documentos impressos, pois no embarque ou na imigração podem solicitar algo e você os terá em mãos para apresentar, caso necessário.

 

9. Compre suas passagens aéreas

Depois de ter escolhido seu destino e fechado o curso, você já saberá para onde vai e quando vai. Então será o momento de comprar as passagens aéreas. Vale lembrar que estudantes tem direito a comprar passagens com desconto. Então ao comprar, selecione a opção de estudante. Agora anotem essa dica, muitas pessoas não querem comprar a passagem de volta, porque podem decidir ficar mais no país. Todavia é de extrema importância comprar a passagem de ida e volta, pois muitos lugares não deixam você embarcar sem apresentar a volta comprada. Então nesses casos, recomendo comprarem passagens aéreas com datas flexíveis. Essas podem ser alteradas sem ter que pagar taxas.

 

10. Arrume as malas

Fique atento as regras de bagagens aéreas da companhia aérea em que escolheu. E se puderem me ouvir, por favor não pensem que estão mudando de vez. Ou seja, não levem todo seu guarda roupa. Leve apenas o essencial, o que realmente usa em seu dia a dia. Se forem para um destino de frio, recomendo comprarem algumas roupas lá. Além de ser mais barato, terá mais espaço em sua mala. Ao arrumá-las não coloque nada de valor dentro das mesmas, pois essas podem extraviar e você pode acabar perdendo. Então esses itens leve em uma mochila ou mala de mão. Para que você não saia perdendo, caso isso aconteça, ao escolher seu seguro viagem, defina um que cubra mala perdida.

Curtir isso:

Comments

comments


%d blogueiros gostam disto:

EMBARQUE NESSA VIAGEM!

EMBARQUE NESSA VIAGEM!

Receba os conteúdos e as novidades do blog em primeira mão no seu email e participe de promoções exclusivas!