Principais pontos turísticos em Ouro Branco

Sei que a maioria das pessoas não resolvem parar em Ouro Branco e vão apenas conhecer a cidade próxima que é mais famosa, Ouro Preto. Só tenho a dizer que estão perdendo de conhecer uma cidade estruturada e cheio de atrativos.

Para aqueles que possuem interesse em dar uma passadinha por lá, listei alguns locais para vocês irem. Acredito que um dia seja suficiente, mas se tiver mais tempo, melhor.

 

Parque Estadual Serra de Ouro Branco

A Serra de Ouro Branco é uma área de preservação ambiental que conta com 1.614 hectares e muitos atrativos a serem visitados. Há muitos mirantes com vistas esplendidas, de muita natureza, fauna e flora abundante. Além desses há cachoeiras de diversos níveis de dificuldade que podem ser feitas. Essa serra no século XVIII era conhecida como “Serra do Deus te livre”, pois aconteciam muitos assaltos no local, saqueavam o ouro que por ali era transportado. A Serra tem muita história envolvida e vale a pena a visita, sem contar que o acesso é gratuito e você verá muitas belezas da natureza.

 

Cachoeira de Itatiaia

Está localizada em uma área particular dentro do Monumento Natural Estadual do Itatiaia e é recomendado ir acompanhado de um guia local. Já do povoado de Itatiaia você consegue avistá-la, pois a mesma é grandiosa. Ela possui uma queda d’água de 30 metros de altura e ao seu redor está cercada de mata nativa. No local forma-se muitas piscinas naturais e cascatas, favorecendo o banho dos visitantes. O acesso até a mesma é simples, se chega pela MG-129, mas não quer dizer que seja fácil. A trilha possui apenas 250 metros, mas como ela está em meio a mata, você precisa fazê-la devagar e atenção. Até mesmo, porque ela possui uma forte descida.

 

 

Matriz de Santo Antônio

A Matriz de Santo Antônio é uma das igrejas mais antigas do estado de Minas Gerais. Não se sabe ao certo a data que ela foi construída, mas a primeira menção à igreja foi em uma certidão de casamento em 1717. Em toda sua arquitetura você vê traços do estilo barroco, abrangendo diversas fases do estilo. Em seu interior ela esbanja em ouro e com suas pinturas maravilhosas. Eu recomendo passarem por lá e não há taxa de entrada.

 

Capela Nossa Senhora Mãe dos Homens

Será difícil você passear por Ouro Branco e não se encantar com a Capela Nossa Senhora Mãe dos Homens. Por fora ela chama a atenção com sua arquitetura pequena, simples e linda. O monumento foi tombado em 1997 e é um dos principais pontos turísticos da cidade.

 

Lago Soledade

O Lago Soledade é formado pelo represamento do Ribeirão Soledade e é um ótimo lugar para se apreciar a natureza. O local junta o lago, a mata ao redor e ao fundo parte da Serra de Ouro Branco, deixando o cenário perfeito. Não é indicado banhar-se no lago, devido em seu fundo haver muitos galhos e árvores. O mesmo digo para aqueles que se interessam em esportes aquáticos. Já a pesca é possível, mas somente com autorização.

 

Fazenda Carreiras

Ponto obrigatório para os amantes de história, isso porque a  Fazenda Carreiras é conhecida na verdade como Fazenda Tiradentes ou Casa Velha de Tiradentes. Acreditam que Tiradentes tenham pernoitado no local durante uma viagem de São João del Rei à Vila Rica (atual Ouro Preto) em 1788. A fazenda está situada na antiga Estrada Real, ou seja, se tem acesso pela MG-129. Ali você poderá apreciar uma construção do século XVIII que esbanja na simplicidade da vida rural da época.

 

Salve esse post no Pinterest!

 

Comments

comments

Deixe um comentário