Quando ir para os Lençóis Maranhenses?

Eu não fui na melhor época do ano para os Lençóis Maranhenses, então acho muito válido escrever esse post, para explicar qual a melhor época para conhecerem essa região encantadora do Maranhão.

Eu fui final de fevereiro de 2016, início de março. Já faz tempo e preciso voltar, porque com certeza foi um dos lugares mais lindos que visitei no Brasil. Sei que ao falar quando eu fui, já teve gente se perguntando”Fernanda, mas você viu lagoas?”, sim eu vi! Vi menos do que se tivesse ido em época de cheia e as que eu vi estavam bem mais vazias. O que fico pensando sempre, é que se eu já achei o lugar lindo, mesmo não estando em seu auge. Imagina quando ela está na melhor época, deve ser o paraíso.

E se você assim como eu, for em uma época que as lagoas não estão muito cheias, fiquem tranquilos. Saibam que tem muito o que aproveitar na região e que é possível ver lagoas sim, mas também podem aproveitar toda a beleza natural da região, como praias, rios e muito mais.


Veja também: Resort nos Lençóis Maranhenses: Porto Preguiças Resort!


Agora, se você pode programar sua viagem para quando quiser, com certeza falo para planejarem ela no período em que as lagoas estiverem cheias. Para entenderem melhor vou explicar como funcionam as estações por lá. Na região tem duas estações bem definidas: a chuvosa (fevereiro a maio) e a de seca (junho a janeiro). Com isso vemos que a época em que as lagoas estão mais cheias são após o período chuvoso. Então se buscam ir nessa época, vão a partir do final de maio. E com o passar dos meses, as lagoas vão secando. Ou seja, lá por novembro elas já estão secas.

Portanto a melhor época para ir visitar os Lençóis Maranhenses é de final de maio a meio de setembro. Agora se você quer ter realmente certeza de que as lagoas estarão cheias, indico a ligarem ao ICMBio e se certificarem. O telefone de contato com eles é (98) 3349-1267.

 

Comments

comments

Deixe um comentário