Roteiro 3 e 4 dias em Nobres

Já havia escutado falar sobre Nobres e sempre pensava “tenho que ir”. Nunca chegava o momento ideal para conhecer a região, até que eu organizei uma viagem de mulheres para visitar o local e amei cada minuto na cidade. Então é claro que compartilharei meu roteiro e darei uma incrementada para melhor aproveitarem a região.

Nosso grupo estava formado por 12 mulheres e fomos em maio de 2019. Iríamos sair de Cuiabá que foi nosso ponto de encontro e prosseguir viagem até a região. Sugiro fazerem com carro próprio ou alugado, mas não irem de ônibus. Porque na região os atrativos ficam muito distantes e não tem transporte público que te leve. Também confesso que não vi um táxi pela cidade.

Na verdade não nos hospedamos em Nobres. Ficamos alojados em Bom Jardim, uma vila pertencente a Nobres. E sugiro ficarem ali, o local por mais que pequeno, tem tudo que precisa. Sem contar em um povo solícito e simpático. Nos hospedamos na Pousada Bom Jardim. Ela fica super bem localizada e tem ótima infraestrutura. Foi com ela que fechamos nossos passeios na região e saiu tudo MARAVILHOSO. Mas vamos ao nosso roteiro…

 

1º Dia 

 

 

 

 

 

 

 

 

Saímos de Cuiabá logo pela manhã e levamos pouco mais de 03h para chegar (a estrada é péssima, então CUIDADO). Chegamos próximo ao almoço, paramos na cidade e almoçamos. Depois seguimos até o Balneário Estivado. Que fica em Bom Jardim, cerca de 2km da Pousada. Ou seja, muito perto mesmo. Recomendo ficarem no local por um tempo e nadar com os peixes que ficam ali. São muitos peixes em um pequeno espaço, que você pode nadar. E se jogarem migalhas de pão, eles pulam até em você. Fiquem de olho nos macaquinhos, ali tem vários e se não tomar cuidado roubam suas comidas.

Depois de ir ao Balneário Estivado, fomos até a Pousada Bom Jardim e deixamos nossas malas. Nos acomodamos em nossos quartos e pegamos o voucher para o passeio que iríamos fazer a seguir. O passeio também fica em Bom Jardim, foi o chamado Contemplação das Araras. É recomendado ir entre 16h e 16h30, para chegar pouco antes do sol se pôr. Um passeio SENSACIONAL, que não pode deixar de fazer na região, você vê várias araras e outros pássaros voando livremente pela natureza. E a vista você tem de uma lagoa espetacular, que nesse momento do dia reflete tudo ao seu redor.

Você sairá desse passeio já no escuro, já estará à noite. Dá para voltar no hotel e tomar banho, para depois ir jantar em algum lugar. Eu recomendo muito irem conhecer o Restaurante do Chapolin. Com certeza você terá o melhor atendimento da vida. Ainda mais porque será atendido por ele, Chapolin Colorado.

 

2° Dia

O nosso segundo dia foi o mais cheio e com uma programação recheada de maravilhas. Saímos da Pousada Bom Jardim cedinho e seguimos para o Reino Encantado. Para chegar nesse passeio você enfrentará uns bons quilômetros em estrada de terra. O Reino Encantado é um refúgio, um lugar lindo e cheio de charme. Ali você fará flutuação pelo Rio Salobra. Verá suas nascentes de perto e muitos peixes, animais e plantas aquáticas que deixam o lugar mais encantador. O passeio em si leva pouco mais de uma hora, mas depois você acaba ficando no espaço, pois é lindo. Minha sugestão é almoçarem no próprio Reino Encantado, eles possuem uma comida maravilhosa.

Depois do almoço prosseguimos em estrada de terra, dessa vez será um pouco mais de caminho sem asfalto, confesso. Tanto na agência, como no Reino Encantado, eles passam um mapa que te ajuda a chegar na próxima parada. E sim esse é o seu GPS, já que não pega internet pelas redondezas. Mas o caminho é fácil, tem muitas placas que te guiarão e te levarão ao Bóia Cross Duto do Quebó.

Um bóia cross em que você não apenas desce o rio, mas passa por momentos de tranquilidade e outros com emoção. Mas a melhor parte é quando você passa dentro de uma longa caverna. Então ali estará tudo escuro, apenas com o farolete na cabeça do guia. E com esses faroletes, eles miram no “teto” da caverna e vocês poderão ver MUITOS, isso mesmo MUITOS morceguinhos lindos. Na verdade se eles não ligarem as lanternas, vocês os ouvirão e talvez sentirão passando voando por perto. E fiquem tranquilos, porque não é nada tenebroso, bem legal na verdade.

Já saímos do passeio com o pôr do sol acontecendo e regressamos à Bom Jardim. No todo o percurso deu aproximadamente 40km de estrada de terra. Então imaginem, se não estivessem com carro por lá? Ao chegar em Bom Jardim, vá para a pousada, tire a roupa molhada e tome um bom banho. Em frente a Pousada Bom Jardim fica o restaurante e pizzaria do Lukinhas. Uma ótima opção para jantarem, com porções, pratos, pizzas, lanches e panquecas.

 

3º Dia

 

 

 

 

 

 

 

 

Acordamos cedo e seguimos rumo a Cachoeira Serra Azul. Um guia irá acompanhar vocês até o local. Grande parte do caminho também é feito em estrada de terra e para esse lado, confesso que não estava tão bem localizado. Ao chegar no local, você na entrada já deve decidir como irá finalizar o passeio, porque para ir até a cachoeira deve fazer uma trilha de 800 metros, mas para regressar pode voltar pela trilha ou de tirolesa. Já sabem o que vou sugerir, né? Desçam de tirolesaaaaaa! Tá, mas falar sobre a cachoeira. Ela está entre as cachoeiras mais bonitas em que já fui. Para entrar nela devem usar colete salva vidas, devido ela ser profunda. Não sou muito fã disso, mas concordo que é para evitar acidentes. Só que sua água é muito azul e belíssima.

Vocês acabarão esse passeio perto do almoço, vão e almocem na cidade. Há outros restaurantes a serem experimentados, com uma ótima comida caseira. Infelizmente a minha programação pela cidade acabou aqui, porque tivemos que arrumar nossas coisas e voltar para Cuiabá, mas indico a fazerem o passeio de Caiaque à tarde. Um passeio tranquilo, mas delicioso. Já à noite, falo para não perderem a oportunidade e irem novamente ao Restaurante do Chapolin, risada na certa!

 

4° Dia

Como vocês sabem eu não tive essa programação, mas realmente fui embora com um gostinho de quero mais, então se puderem ficar quatro dias. Acredito que seja o ideal e nesses dias tentem incluir o Aquário Encantado. Esse é a continuação do passeio do Reino Encantado, mas você terá uma água transparente e belíssima com maior profundidade. E à tarde sugiro irem ao Rio Triste. Um dos locais com maior vida aquática da região. Também com trilhas e flutuação, mas todos que vão, dizem adorar o percurso.

 

 

 

 

 

 

 

 

Espero ter ajudado vocês com meu roteiro de três dias e com alguns bônus que se estendem a quatro dias na região de Nobres. Um local pouco explorado no Brasil, mas com belíssimas atrações e que vale muito à pena conhecer.

 

 

Curtir isso:

Comments

comments


%d blogueiros gostam disto:

EMBARQUE NESSA VIAGEM!

EMBARQUE NESSA VIAGEM!

Receba os conteúdos e as novidades do blog em primeira mão no seu email e participe de promoções exclusivas!