Roteiro de 7 dias em Fernando de Noronha

Viajar para Fernando de Noronha é o sonho de muitas pessoas. E para facilitar a vida de vocês montei um roteiro de uma semana na ilha.

Sei que muitos acabam querendo saber, quantos dias eu fiquei na ilha e eu fui no feriado de Corpus Christi em 2019, ou seja, fiquei apenas 5 dias em Noronha, mas poderia ficar muito mais, pois a ilha tem muito a oferecer.  Vou montar os roteiros contando os dias completos, portanto se chegarem em um dia à tarde, o roteiro iniciará no próximo dia. Indico para no dia que chegarem, procurarem as agências e fecharem os passeios que querem fazer.

Tem outro post no blog, para aqueles que assim como eu tiveram apenas 05 dias na ilha, mas esse é para aqueles que terão alguns dias a mais e saibam que MUDA MUITO um roteiro para  outro, pois em 5 dias não coloquei nenhuma trilha que precisa de agendamento. Com isso não precisam perder parte do dia, indo ao mesmo para se cadastrarem e agendarem as suas trilhas. Para conferir esse outro roteiro, entre aqui!

Você verá que durante o roteiro não coloco restaurantes corretos a irem em Noronha, isso dependerá muito do bolso de cada um, mas um bar bem legal para tentarem ir em algum dia é o Bar do Cachorro. Mas vou fazer um post sugerindo alguns bons restaurantes para irem enquanto estiverem na ilha.

 

ROTEIRO 07 DIAS EM FERNANDO DE NORONHA

Dia 01 – Passeio de Barco Tradicional / Centro Histórico / ICMBio 

Em muitos posts pelo blog vocês verão que sempre falo para começarem com o Ilha Tour, mas na verdade a melhor pedida é deixar ele para o segundo dia, pois o que tem de mais importante na ilha é fazer os agendamentos das trilhas em seu primeiro, no máximo segundo dia na ilha. Como esses acontecem à tarde, indico começarem o dia com o Passeio de Barco Tradicional.

Esse passeio sai da Praia do Porto às 08h da manhã e tem duração de aproximadamente 03 horas. Ele te levará a conhecer a ilha por uma perspectiva diferente, vista do mar. Nele você poderá mergulhar pelo mar de Noronha, ver golfinhos e apreciar belíssimas paisagens. Para mais informações sobre esse passeio, entre aqui, que descrevo como foi o que eu fiz na ilha.

Antes do meio dia você já está de volta e indico irem até a Vila dos Remédios, lá tem muitas opções de restaurantes para almoçarem. E após o almoço podem dar uma volta pela vila e conhecer as lojas e o centro histórico que ali fica. Nesse você poderá conhecer a Igreja, as ruínas do forte, o presídio feminino e pelo museu.  Depois dessa voltinha cultural, indico irem ao ICMBio. Tentem chegar por volta das 15h30 para que consigam agendar tranquilamente as trilhas que forem fazer. Para mais informações de como agendar e quais as trilhas que precisam de agendamento, entrem aqui. Você sairá do ICMBio no final da tarde ou à noite, depende do número de pessoas na fila no dia. Como não dá para saber o horário exato, indico voltarem ao hotel, tomarem um banho e à noite saírem em um restaurante da cidade.

 

Dia 02 – Ilha Tour

Agora coloquei meu queridinho de Noronha para vocês. Esse é um passeio que te levará a várias partes de Noronha de forma rápida, mas que você poderá aproveitar tudo e eleger quais lugares mais gostou para voltar com calma depois. Explico certinho sobre o passeio nesse post aqui. O passeio leva o dia inteiro, você passa por vários pontos da ilha, como: Buraco da Raquel, Praia de Caieira, Porto, Baía de Sueste, Praia do Leão, Praia da Cacimba do Padre, Baía dos Porcos, Mirante Dois Irmãos, Parque Marinho e Mirante do Boldró. Com certeza esse é o passeio mais completo de Noronha e te fará se apaixonar pela ilha. Ele se encerra por volta das 19h30. Nesse horário, a agência na qual fechou te deixa em seu local de hospedagem. Aí recomendo se arrumarem e saírem para jantar em um restaurante da cidade.

 

Dia 03 – Trilha Costa Azul / Entardecer VIP

Logo pela manhã indico irem até a Praia do Cachorro que fica próximo a Vila dos Remédios. Deixo uma dica: CUIDADO com as raias, pelo menos quando fui, tinha muitas mesmo, então atenção ao adentrar o mar. Após passar um tempo nessa praia indico a fazerem a Trilha Costa Azul, que te fará parrar pela Praia do Meio e terminará na Praia da Conceição, onde está o Morro do Pico. Aproveite as três praias o máximo que puder. O próximo passeio que indico nesse dia começará aproximadamente às 15h lá no Porto. Então devem ir até o mesmo para embarcarem em uma aventura maravilhosa. O nome desse passeio é Entardecer VIP e explico ele direitinho nesse post aqui, mas para entenderem é um passeio de barco em que você fará o mergulho de reboque e terminará o dia com um churrasco no mar. O passeio termina após o pôr do sol e depois sugiro irem ao hotel e depois a petiscarem algo pela Vila dos Remédios, se ainda tiverem fome. Nesse dia sugiro dormirem cedo, pois a programação do próximo dia começará bem cedo.

 

Dia 04 – Canoa Havaiana / Mergulho / Cacimba do Padre / Baía dos Porcos / Mirante da Praia do Bode

Em Noronha tem um passeio chamado Canoa Havaiana, que é um tipo de canoa que vocês vão remando e adentrando o mar. Nele você vai acompanhado com um guia e também um grupo, partindo do Porto. Um dos melhores momentos a ser feito esse passeio é durante o nascer do sol. Caso não consigam acordar tão cedo, indico fazerem pela manhã, pois vocês conseguirão ver de pertinho os golfinhos. Eu não fiz esse passeio quando estive por lá e me arrependo amargamente, então não deixe de fazer, ok?

Quando regressarem estarão no Porto, dessa maneira, indico a fazerem um Mergulho de Cilindro. Na ilha você pode fazer dois tipos de mergulho, um deles você já parte com o equipamento da Praia do Porto e mergulha pelo navio naufragado ali próximo. Ou pode ir de barco até algumas ilhotas do arquipélago e mergulhar por lá. Ambos os passeios você verá uma vida marinha gigantesca e maravilhosa. Porque lembrando a maior beleza de Fernando de Noronha está embaixo d’água.

Depois que regressarem  do mergulho indico irem ao Museu do Tubarão que está nas proximidades e a almoçarem pelo Porto. Depois de terem feito isso, sugiro irem aproveitar a Praia da Cacimba do Padre e a Baía dos Porcos. Você vai de uma a outra por uma parte da trilha Costa Esmeralda. Esse pedaço da trilha você faz em 10 minutinhos e pode desfrutar de uma praia incrível com piscinas naturais.

Quando o dia for acabando, vai caminhando pela praia até o final da Praia do Bode, ou vá de carro, caso tenha alugado um. Ali no canto da praia tem uma pequena trilha que te leva a um mirante ótimo para assistir o pôr do sol. Ele fica entre a Praia do Bode e a Praia do Americano. Depois é só voltar para o hotel e sair jantar, se tiver pique né, porque nesse dia vai ter acordado às 05h da manhã.

 

Dia 05 –  Atalaia / Baía do Sancho

Lembra que você tinha ido ao ICMBio agendar algumas trilhas. Aqui está a primeira em que vai fazer e a mais disputada da ilha. A Trilha do Atalaia. Somente 96 pessoas podem fazer ela por dia e para percorrê-la a maré precisa estar baixa. Se você for um super aventureiro, com bom condicionamento físico e acostumado com trilhas, pode optar por fazer a Atalaia Longa. Essa é necessário ter um guia para te acompanhar, já a curta não precisa. Então recomendo fazerem a curta, pois nem todos aqui são atletas, não é mesmo. A trilha tem aproximadamente uma hora e te levará até a Piscina Natural do Atalaia. Nessa acontece uma flutuação que dura 30 minutos por grupo de 16 pessoas. É obrigatório entrar com snorkel e colete salva vidas e NÃO PODE ENTRAR COM PRODUTOS QUÍMICOS NA PELE.

Como a trilha do Atalaia não leva o dia todo e sim um período dele, indico depois irem até ao Parque Marinho, fazerem as trilhas que lá tem, com mirantes incríveis e depois a descerem na Baía do Sancho. Na Baía do Sancho passem à tarde e aproveitem muito uma das praias mais bonitas do mundo. Depois só voltar ao hotel e sair para jantar.

 

Dia 06 – Enseada dos Abreus / Piscinas Naturais da Praia do Cachorro / Forte Nossa Senhora do Remédio

Outra trilha em que agendaram no ICMBio foi a Enseada dos Abreus. Nessa só é permitido 24 pessoas por dia. E a trilha não é tão fácil não. Ela é bem ingrime e você tem o auxilio de uma corda para descê-la, mas o visual é incrível. Além da paisagem incrível, lá tem uma linda piscina natural que você pode fazer flutuação. Caso queiram fazer flutuação ali, lembrem de levar colete salva vidas e snorkel, porque diferente da Atalaia, não tem como alugar ali. E a mesma regra se aplica aqui, sobre os produtos químicos passados na pele, isso é PROIBIDO.

Depois de fazerem essa trilha e almoçarem pela vila, indico aproveitarem se a maré estiver baixa para irem até a Praia do Cachorro novamente e usufruir das piscinas naturais que ali ficam. Lá estão o Buraco do Galego e a Lasca da Velha. Muitos vão só até o Buraco do Galego, tentem ir na outra, pois ela é muito bonita também. Para chegar nela, você tem que ir escalando as pedras, então recomendo irem de tênis. Após passarem o resto do dia por ali, subam até o Forte Nossa Senhora do Remédio para assistir ao pôr do sol. Depois, voltem ao hotel e saiam desfrutar de algum restaurante novo.

 

Dia 07 – Dia livre ou trilha

Seria muito egoísmo meu, colocar para voltarem em algum determinado lugar em que eu escolhesse. Mas nesse dia, deixo total livre para voltarem onde vocês mais gostaram, ou até fazerem um passeio de barco privativo. O importante é aproveitar ao máximo a ilha. Tem quem volte até a Baía do Sueste para fazer snorkel e talvez ver tubarões, tem quem aproveite um dia de praia tranquilo na Praia do Bode, ou eu que voltaria até a Baía dos Porcos. Também compre suas lembrancinhas, porque não pode voltar para casa sem um souvenir, não é mesmo?!

Caso queiram mesmo conhecer algo novo e não repetir algum lugar que já foram, eu indico fazerem outra trilha. Mas lembrem de agendá-la no ICMBio junto com aquelas em que já agendou. E veja se é necessário a contratação de um guia. Para saber quais são as demais trilhas, entre aqui.

Espero que tenham gostado desse roteiro compacto, cheio de dicas e sugestões de o que fazer e onde ir. E caso tenham menos dias confira o roteiro de 5 dias em Noronha.

 

Comments

comments

Deixe um comentário