Roteiro de 01 semana na Chapada Diamantina

Ir para Chapada Diamantina é algo que muitos desejam fazer e sonham com esse momento. Não é para menos, o lugar é um dos mais lindos do país e cheio de atrações para conhecer.

Com isso irei disponibilizar para vocês um roteiro de uma semana na chapada. Colocando um pouco do que eu fiz e misturando com lugares que fiquei na vontade e terei que voltar para conhecer.  Para facilitar a programação de vocês, darei dicas do que fazer de dia e à noite tentem explorar as cidades e seus restaurantes.

 

DIA 01:

O primeiro lugar que indico se hospedarem é na cidade de Lençóis. Com isso o primeiro dia de programação será lá. Acorde cedo e vá nas atrações da própria cidade. Vá de manhã no Parque Serrano, brinque nos caldeirões, aprecie as areias coloridas do parque, nade no Poço Halley, aproveite a queda da Cachoeirinha e dê um mergulho na Cachoeira Primavera. Esses são os atrativos do local que vocês precisam conhecer, um dos melhores lugares de toda a chapada em minha opinião. Depois, volte almoçar em um dos inúmeros restaurantes da cidade. Quando estiverem satisfeitos, faça uma caminhada leve até Ribeirão do Meio. Nesse ponto você verá diversas piscinas naturais maravilhosas e cascata que dá para escorregar e se divertir muito.

 

Dia 02: 

Intensifique sua programação e coloque um dia de muita caminhada. Sugiro conhecerem a Cachoeira da Fumaça, uma das mais altas do Brasil e com uma trilha maravilhosa. A cachoeira fica na cidade de Capão, mas há muitas agências que levam até ela. Eu sugiro a agência Chapada Adventure, fiz todos os passeios saindo de Lençóis com eles e foi simplesmente maravilhoso. O passeio até a Fumaça dura o dia inteiro, você sai cedo da sua pousada na cidade e regressa somente à noite. O legal é que no passeio você além de conhecer essa gigante cachoeira, você no final pode dar um mergulho na Cachoeira do Riachinho. Ótimo lugar depois de muitos quilômetros andados em trilha.

 

Dia 03:

Irei sugerir mais um passeio que pode ser fechado com agências de turismo da cidade. Esse te levará a Gruta Lapa Doce, a Fazenda Pratinha e ao Morro do Pai Inácio. A gruta é simplesmente incrível, uma experiência única dentro de um lugar totalmente escuro e com muitas belezas internas. Depois o passeio te leva a gigante Fazenda Pratinha, nessa há a Gruta Pratinha e a Gruta Azul, mas o que impressiona a todos é a cor da água, para mim uma das mais lindas de toda a Chapada Diamantina. Nesse local vocês poderão almoçar. Para finalizar o dia vocês fazem uma pequena trilha ao Morro do Pai Inácio e podem desfrutar do pôr do sol lá de cima. Um dos melhores lugares para ver esse momento do dia, para quem está na chapada. Um dia de programação intensa, mas delicioso. Um lugar mais encantador que o outro.

 

Dia 04:

Deixe esse dia mais uma vez separado para um passeio de dia todo. Aqui sugiro conhecerem a Cachoeira do Mosquito. A cachoeira fica próxima a Lençóis e para chegar até ela é necessário fazer um trekking leve. Depois da caminhada você já vê grandes paredões com a água caindo de impressionar a todos. Um programa delicioso de ser feito. É possível almoçar ali no lugar e vocês seguirem a programação até o Poço do Diabo. A cachoeira desse poço é exuberante e o poço é grande que te convida a mergulhar. Você retornará somente no final do dia para Lençóis.

 

Dia 05:

Nesse dia convido vocês a arrumarem as malas e irem embora de Lençóis. Agora vocês irão rumo ao sul da Chapada Diamantina na cidade de Mucugê, mas no caminho irão fazendo algumas paradas lindas e obrigatórias para quem vai a chapada. Você começará parando na Poço Encantado, um lugar de contemplação da água que tem uma das águas mais azuis da região. A próxima parada é o Poço Azul, esse você pode além de contemplar, entrar e flutuar. Dois passeios imperdíveis, que precisam fazer. De lá vocês seguirão para Mucugê e ao chegarem, aproveitem a nova cidade que estarão.

 

Dia 06:

Partindo de Mucugê você estará perto de uma das cachoeiras mais bonitas do Brasil. Muitos a colocam entre as cinco primeiras do país, agora será a vez de vocês, de ir e me dizer se concordam. OK? Qual é essa cachoeira? Essa é a Cachoeira do Buracão. Uma cachoeira com uma queda de 85 metros que você pode se deliciar em suas águas e em seu poço. Depois de conhecer essa cachoeira maravilhosa, vá até uma cachoeira que fica pertinho da cidade e ótima para banho: a Cachoeira do Cardoso.

 

Dia 07:

Será seu último dia na Chapada Diamantina, então o que melhor do que conhecer melhor a história da chapada. Então nesse dia vá ao Projeto Sempre Viva, lugar que protege essa espécie de planta. Depois vá ao Museu Vivo do Garimpo que mostra como era feito a técnica no local para a extração de diamantes. Após esses lugares conheça o Cemitério Bizantino, o único do Brasil. Por fim arrume as malas e se despeça desse destino incrível do Brasil.

 

Se tiverem mais dias, há muitos outros lugares para conhecer na Chapada Diamantina. Sem contar que também podem fazer a linda Travessia do Pati. Mas aqui está uma prévia de atividades que devem ser feitas e que irão amar.

 

Salve esse post no Pinterest!

 

Comments

comments

Deixe um comentário