A terceira maior cachoeira do Brasil: a Cachoeira do Tabuleiro!

Você tem vontade de conhecer as cachoeiras mais altas do Brasil? Que tal a terceira maior? Essa é a Cachoeira do Tabuleiro localizada próxima de Conceição do Mato Dentro em Minas Gerais.

Muitas pessoas acabam a visitando quando vão conhecer a Serra do Cipó (como o meu caso), outros se hospedam especificamente na cidade em que ela está inserida. Ou no distrito da mesma que é o distrito de Tabuleiro. A opção será sua, mas não deixem de conhecê-la.

A Cachoeira do Tabuleiro tem 273 metros de queda e é a maior queda de Minas Gerais. Como disse anteriormente, a terceira maior do Brasil. Para conhecê-la há diversas formas, todas partem do mesmo local: a sede do Parque Natural Municipal do Tabuleiro. A partir disso deve escolher quais trilhas querem fazer ou se todas. Irei explicar a baixo sobre essas trilhas.

Só que antes de começar a falar sobre elas, vale lembrar que para conhecer a Trilha do Poço da Cachoeira e do Alto da Cachoeira deve pagar uma taxa de R$ 10,00 por pessoa. Agora se você optar por ir apenas no mirante, a entrada é gratuita. Outra informação importante é que o parque tem um limite diário de pessoas, que são apenas 200. Então se você estiver indo em alta temporada, final de semana e feriado vá cedo. Pois não tem como fazer reserva, então tem que chegar bem cedinho por lá. Outra dúvida que sei que paira nossas mentes é se precisaram de guias. Não vi necessidade, mas claro que sempre é bom estar acompanhada com alguém. O local possui sinalização que te levará até seu destino.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Trilha do Mirante

Com certeza é a trilha mais fácil do local e que indico começarem por ela. Uma trilha de 700 metros que te leva a um espaço de onde é possível ver a cachoeira de frente. Ali é possível ver o paredão de aproximadamente 300 metros de altura como um todo e reparem bem no paredão, pois dá para ver um coração se formando. Quando eu fui, por mais que estava chovendo (sim, eu tomei chuva lá), a cachoeira não estava cheia. Estava apenas um filete de água, mas mesmo assim já dava para ver ela linda caindo.

 

Trilha do Poço da Cachoeira

Para realizar essa trilha, você precisa chegar até às 14h no parque. Ela tem cerca de 6km. Quando busquei informações sobre ela, eu li que ela era de nível fácil. Pessoal, não acredite nisso, ela não é tão fácil assim. Eu a considero nível moderado. A ida é tranquila porque é só descida, mas a volta (senhor amado, só de lembrar chego a chorar) é complicadinha. Quando falo isso é porque na volta você tem que subir uma longa escadaria formada por 720 degraus. Eu vi muitas pessoas de chinelo, mas recomendo irem de tênis, porque muitas pedras estão soltas. Então melhor estar com o pé firme. Só que não quero desanimar vocês e falar só desvantagens, porque vocês tem que SIM fazer essa trilha. Ver a cachoeira de baixo é algo inexplicável e que precisam ter essa experiência. Além dela também passa-se por vários poços pequenos, então tomar um banho no lugar é algo que com certeza irá fazer.

 

Trilha do Alto da Cachoeira

Essa trilha te levará ao topo da cachoeira, só que para concretizá-la precisará um pouco mais de preparo físico. Leva-se em torno de 03h30 para realizá-la, são aproximadamente 16km de caminhada. Só que a trilha é bem deliciosa de ser feita, pois em certo momento você faz ela, beirando o rio. Então é possível entrar e tomar um banho para se refrescar. A trilha continua até realmente bem o topo da cachoeira. Mas POR FAVOR tenham cuidado ao querer olhar a queda d’água. É possível vê-la, mas é perigoso, então cuidado com o precipício. Vale lembrar que se você quer fazer essa trilha, deve chegar no parque até as 11h.

 

Como chegar

A Cachoeira do Tabuleiro na verdade está localizada na Serra do Espinhaço e para chegar lá não é tão simples. Acredito que não há nenhum transporte público que te leve ao local, mas com seu veículo é possível chegar. Só que já aviso que ela fica bem distante, cerca de 15km. Saindo de Conceição de Mato Dentro, você deve seguir até o distrito de Tabuleiro. Depois de mais 2km você deve entrar no Parque Natural Municipal do Tabuleiro, mas com isso já passou por muita estrada pavimentada e também de terra. Vá pelas placas e não acredite muito no Google Maps, ele te leva para uns lugares estranhos e se tiver dúvidas, PERGUNTE. Em alguns momentos confesso que não tinham placas, mas a estrada meio que te direciona ao lado certo.

Com certeza conhecer essa cachoeira é algo incrível e que precisam fazer. Então separem um dia de vocês pela região para conhecê-la. É possível fazer tudo em um dia, sei que sairão cansados de lá, mas com a energia renovada.

 

Salve esse post no Pinterest!

Comments

comments

Deixe um comentário