Transporte em Londres

Quer saber os preços do transporte em Londres? Não sabe se é melhor usar transporte público ou privado? Há disponibilidade em todos os horários? Essas e muitas outras dúvidas sobre como funciona o transporte na cidade, esclarecerei aqui.

Antes de qualquer coisa, já adianto que a capital inglesa tem um transporte público ótimo, mas com um preço alto. Se for compará-la com outras capitais da Europa, seu preço é bastante elevado. Agora sei que está perguntando “Fernanda, então compensa usar o transporte público?”, SIMMMMM, compensa muito. Pois o transporte privado é ainda mais caro.

Para entenderem melhor sobre todos os tipos de transporte na capital inglesa, vou explicar as 4 opções mais comuns para transitar na cidade, são elas: metrô, ônibus, táxi e bicicleta. E já aviso que esse post será extenso, mas ABSURDAMENTE útil.

 

1. METRÔ

O metrô de Londres é um dos mais extensos e organizados do mundo. Todos seus percursos podem ser feitos em 11 linhas na qual ele é composto. Esses trajetos percorrem por 9 zonas que dividem a cidade de Londres e o preço para adentrar cada uma delas varia. E vou deixar uma dica, na Inglaterra eles utilizam a palavra “tube” ou “underground” para se referir ao metrô, diferente dos Estados Unidos que usam “subway”.

*Informação engraçada e nada importante: quando me mudei para Londres, não sabia falar inglês direito e pedi por um “subway”, eles me mandaram na rede de restaurante. Então anota essa dica, ok?

 

Zonas

Como disse anteriormente, Londres é dividida em 9 zonas radiais. Elas se iniciam no centro histórico e vai se projetando até fora da cidade. A maioria das atrações turísticas estão nas zonas 01 e 02, mas pode ser que você precise ir em outra zona, dependendo de onde queira ir. Um exemplo é o aeroporto de Heathrow que se encontra na zona 06. Portanto no momento em que for comprar uma passagem de metrô, saiba que precisará saber em que zona está a parada de origem e destino.

 

Linhas do metrô

Ao chegarem em qualquer estação de metrô em Londres, peçam um mapa do metrô. Tenha certeza que ele será um dos seus melhores amigos em sua viagem. Ele é muito fácil de entender e para ficar mais simples, eles também diferenciam as linhas por cores. Então se não conseguir decorar o nome das linhas, decore a cor da linha que precisará pegar.

* Bakerloo Line – Marrom

* Central Line – Vermelha

* Circle Line – Amarela

* District Line – Verde

* Hammersmith & City Line – Lilás

* Jubilee Line – Cinza

* Metropolitan Line – Roxo escuro

* Northern Line – Preta

* Picadilly Line – Azul escuro

* Victoria Line – Azul claro

* Waterloo & City Line – Verde água

 

London Overground e DLR (Docklands Light Railway)

Essas são duas linhas adicionais a rede de metrô, totalizando portanto a rede com 13 linhas. Elas não entram na rede tradicional devido elas serem acima da terra, porém totalmente integradas com o metrô subterrâneo.

 

Horários e Frequência

O metrô de Londres funciona das 05h às 00h. Esse horário é baseado na partida dos trens, portanto em algumas linhas eles continuam circulando até quase 01h. Mas a entrada é proibida após às 00h. Algumas linhas durante sextas e sábados funcionam durante 24 horas por dia. Já com relação a frequência, ela varia de acordo a linha em que estará utilizando, porém eles passam em média a cada 3 minutos.

 

Preço

Há muitas maneiras  de comprar o bilhete em Londres e eles se dividem em quais as zonas que desejará transitar. No caso de querer comprar um bilhete único, ou seja, comprar um bilhete que te leva de um ponto a outro, os preços são os seguintes:

* Zona 1-3: £ 4,90 

* Zona 1-6: £ 5,90

* Zona 1-9: £ 6

Como podem ver o preço das passagens compradas individualmente é muito alto, por isso indico a comprarem o Travelcard ou o Oyster Card. Só indico comprarem os bilhetes de forma individual ao chegarem e saírem da cidade, isso se for necessário comprar o trajeto ao aeroporto.

 

Travelcard

Você pode comprar o Travelcard para: 24h, uma semana, um mês e um ano. Portanto os turistas acabam comprando equivalente ao número de dias que irão permanecer na cidade.

Só que se for ficar três dias na cidade, não dá para comprar 3 de 24h no mesmo momento. Terá que vencer as primeiras 24h, para comprar o próximo e depois vencer as 48h para comprar novamente. Além disso, se optarem por comprarem o Travelcard de 24h, saiba que tem duas maneiras de comprá-lo: Peak e Off Peak. O Peak permite você viajar nos horários de pico, ou seja, antes das 09h30. Já o Off Peak só é válido fora do horário de pico, ou seja, após às 09h30.

 

Tarifas do Travelcard 24h
ValidadeEm horário de pico (Peak)Fora de horário de pico (Off Peak)
Zonas 1-2£12,70£12,70
Zonas 1-4£12,70£12,70
Zonas 1-6£18,80£12,70
Tarifas do Travelcard – 7 dias
ZonasAdultosCrianças de 11 a 15 anos
1-2£35,10£17,10
1-3£41,20£20
1-4£50,50£24,50
1-5£60£29,10
1-6£64,20£31,20

 

Você pode comprar o Travelcard em qualquer estação de metrô de Londres, nos pontos de informação turísticas, nas estações de National Rail e em algumas bancas da cidade. O seu formato pode mudar, dependendo do local onde comprou o mesmo, porém normalmente ele é um bilhete impresso com os dados adquiridos. E se você comprar o Travelcard de 7 dias em uma estação de metrô, você irá recebê-lo carregado em um Oyster Card.

 

Oyster Card

Esse é um cartão magnético recarregável, que simplifica os pagamentos nos meios de transporte público e deixa-o mais ágil. Os preços também podem alterar, quando você compra um bilhete individual utilizando o Oyster, os preços são mais baixos.

Há duas maneiras de utilizá-lo: Pay as you go (pagamento por uso) ou com abono de transporte (Travelcard). Você pode usar ele das duas maneiras de forma simultânea. Exemplo: você compra o Travelcard das zonas 1-2 e compra uma passagem individual das zonas 1-6 para ir até o aeroporto de Heathrow.

Assim como o Travelcard você pode comprar para usá-lo em horário de pico (Peak) e fora do horário de pico (Off Peak). Todavia, aqui é um pouco diferente e eles categorizam horário de pico: dias de semana das 06h30 às 09h30 e das 16h às 19h.

 

OYSTER – Bilhetes individuais no metrô, DLR e London Overground
ValidadePeakOff PeakPagamento s/ cartão
Zona 1£2,40£2,40£4,90
Zonas 1-2£2,90£2,40£4,90
Zonas 1-3£3,30£2,80£4,90
Zonas 1-4£3,90£2,80£5,90
Zonas 1-5£4,70£3,10£5,90
Zonas 1-6£5,10£3,10£6

* Informação Importante: Com cada adulto podem viajar até 4 crianças de 5 a 10 anos de forma gratuita. E crianças menores de 5 anos, não há um número máximo determinado. Isso para adultos que tiverem Travelcard ou Oyster Card. Já crianças de 11 a 15 anos com Oyster pagarão apenas £ 0,70 (Peak) ou £ 0,65 (Off Peak) por trajetos nas zonas 1-6.

Você pode adquirir seu Oyster nas bilheterias das estações de metrô e nas máquinas emissoras de Oyster (quando as encontrar, não são todas as estações que as têm). O valor do cartão é £ 5. Mas fique tranquilo, pois no final da viagem você pode devolvê-lo e pegar de volta o seu dinheiro. E se tiver saldo sem ser consumido, eles também devolvem o valor integral. 

 

2. ÔNIBUS

Quem nunca sonhou em andar em um dos famosos ônibus vermelho de dois andares em Londres? Além de ser uma atração turística, saiba que esse meio de transporte é muito útil e facilita muito a sua vida enquanto estiver na cidade. Além disso, você pode ir vendo toda cidade pelas janelas, diferente das linhas de metrô.

 

Linhas

A rede de ônibus de Londres é composta por quase 400 linhas e mais de 15.000 paradas, então a primeiro momento você achará muito complicado andar de ônibus pela cidade. Mas quando aprender, verá que é muito simples. A minha dica é sempre olhar na própria parada que está, quais são as linhas que param e se o seu destino está naquelas linhas. Na maioria dos pontos de ônibus há o mapa com as linhas, mas caso queira vê-lo bastá clicar no link abaixo:

* MAPA ÔNIBUS LONDRES

Há também a opção de ver mapas por zonas, o que deixa mais claro. Para vê-lo, entre no site oficial que deixarei abaixo:

* MAPA ÔNIBUS LONDRES POR ZONAS

 

Horário e Frequência

O horário e a frequência dos ônibus dependem da linha e do dia da semana, mas na maioria das vezes eles operam como o metrô, das 05h às 24. Mas fiquem tranquilos que existem alguns Ônibus Noturnos que ajudam no transporte público durante 24h por dia.

Seria impossível uma metrópole, como Londres, não ter transporte à noite. E sim, ela possui algumas linhas que ficam ativas 24h por dia. Para identificá-las, basta ver se elas possuem a letra “N” em seu nome. Exemplo: a linha 15, o ônibus noturno dela é o N15. Vale lembrar que as linhas 24 horas podem ter algumas modificações de rota em relação às diurnas, então fiquem atento. Em relação a frequência dos ônibus noturnos, dependerá do dia de semana. Mas eles levam uma média de 12 minutos de espera.

Se quiserem o mapa dos ônibus noturnos, entre no link abaixo:

* MAPA ÔNIBUS NOTURNO LONDRES

 

Preço

O preço da passagem individual de ônibus é £ 1,50 e você pode pagar com o Oyster Card ou Travelcard. NÃO É PERMITIDO pagar em dinheiro ao motorista. Lembre-se que se comprar um “plano” para usar o metrô, ele também é válido para o ônibus. Portanto se comprar um Travelcard de 24h para as zonas 1-3, você poderá andar de ônibus nas zonas 1-3 por 24h com seu Travelcard.

 

3. TÁXI

Os táxis em Londres são famosos no mundo todo e tenho certeza que irá tirar foto de algum pela cidade, pois eles são lindos e elegantes. Mas eu recomendo só tirarem foto mesmo, pois eles são absurdamente caros. Eu mesma em quase um ano que morei na cidade, utilizei táxi duas vezes e me arrependi amargamente das duas vezes em que utilizei. Os Black Cabs de Londres tem capacidade de 5 pessoas, sem contar o motorista. A corrida conta de acordo a distância e tempo que levará o percurso e pode ser diferente de acordo o horário e dia que utilizar o serviço.

Tarifa 1

Válida de segunda a sexta, das 06h às 20h:

* Primeiros 280 metros ou 60 segundos de espera: £ 2,40.

* Cada 140 metros adicionais ou 30 seguros de espera: £ 0,20.

* Se a corrida atingir £ 17,20 aumenta £ 0,20 para cada 98 metros ou 21 segundos de espera.

 

Tarifa 2

Válida de segunda a sexta das 20h às 22h, e sábados e domingos das 06h às 20h:

* Primeiros 227 metros ou 49 segundos de espera: £ 2,40.

* Cada 113 metros adicionais ou 25 segundos de espera: £ 0,20.

* Se a corrida atingir £ 20,80 aumenta £ 0,20 a cada 98 metros ou 21 segundos de espera.

 

Tarifa 3

Válido para todos os dias das 22h às 06h e feriados:

* Primeiros 183 metros ou 39 segundos de espera: £ 2,40.

* Cada 92 metros adicionais ou 20 segundos de espera: £ 0,20.

* Se a corrida atingir £ 25,20 aumenta £ 0,20 a cada 98 metros ou 21 segundos de espera.

 

Exceções

Há preços diferenciados para quem faz reserva telefônica. E o preço para os aeroportos, Natal e Ano Novo são especiais e não se enquadram nas tarifas acima. Vale lembrar que pagamento em cartão tem aumento aproximado de 12,5%.

 

Exemplos

Sei que ao explicar é um pouco confuso, mas vou dar três exemplos para que entendam melhor:

* Trajeto de 1,5 km: entre £ 5,60 e £ 8,80.

* Trajeto de 3 km: entre £ 8,60 e £ 13,80

* Trajeto do aeroporto Heathrow ao Centro de Londres: entre £ 50 e £ 85.

 

 

4. BICICLETA

Sei que muitos turistas não consideram essa opção e andar de bicicleta não é muito convidativo, mas muitos londrinos as utilizam para se locomover pela cidade. O nome do programa público de aluguel de bicicletas é Santander Cycles e é ótimo para deslocamentos pequenos e passeios pelo centro de Londres. Na cidade existe mais de 400 estações e mais de 6.000 bicicletas à disposição dos usuários que podem utilizar esse serviço em qualquer momento do dia, visto que elas funcionam 24 horas por dia, durante todos os dias do ano.

 

Como usar?

Você se filial ao programa Santander Cycles utilizando um cartão de crédito (não precisa ser do Santander). Você deverá pagar uma tarifa de acesso, além das cobranças pelo seu uso. Após isso, no aplicativo conseguirá destravar a bicicleta que estará próxima a você. Basta seguir as informações da tela e utilizar o código enviado no momento. E ao devolvê-la em qualquer estação, você deve travá-la e esperar que a luz verde se acenda.

 

Tarifas

As tarifas de acesso são:

* 24 horas: £ 2.

* 7 dias: £ 10.

* 1 ano: £ 90.

 

As tarifas por uso são:

* Primeira meia hora: Grátis!

* Cada meia hora adicional: £ 1.

* Até 1h30min: £ 4.

* Até 2h: £ 6.

 

Obs.: Se devolver a bicicleta de forma tardia ou quebrada, a multa é de até £ 300.

 

Tentei colocar nesse post tudo que sei sobre os transportes de Londres e deixo a seu critério escolher, mas não se esqueça de caminhar muito pelas ruas e se perder pela cidade. Pois dessa forma que encontrará cantinhos inexplorados que ganharão seu coração.

 


Dica para viagem internacional: SEGURO VIAGEM É IMPORTANTE. Então adquira o Seguros Promo com meu código de 5% de desconto (CHAPINHANAMALA5) e não passe apuros se algo acontecer. Além do mais, nunca esperamos o pior, mas é sempre bom estarmos preparados, não é mesmo? E para entenderem qual a necessidade de ter um seguro viagem, entrem aqui.

Comments

comments

Deixe um comentário