Trilha do Sol

Um dos locais a ser visitados em Capitólio é a Trilha do Sol. Espaço de lazer para se passar o dia que conta com 3 cachoeiras, poços d’água para banho e pequenos cânions.

A trilha completa tem aproximadamente 4km de extensão. Sendo fácil de ser feita e possível fazê-la de chinelo, não precisa estar com tênis, mas claro que facilita já que grande parte da mesma você anda em pedras. Para vocês entenderem melhor o percurso, irei explicá-lo.

Ao chegarem no local, vocês já verão que ele conta com uma ótima infraestrutura. Tem quiosques, restaurante, pousada, piscina, redes para descanso e muito mais. Ao se dirigirem à recepção, eles darão algumas informações sobre o local e ali é o local onde será necessário pagar a entrada. O valor é R$ 45,00 por pessoa, com exceção aos hóspedes da pousada que não precisam pagar nada para visitar o lugar. O horário de funcionamento do parque para visitação é das 09h às 17h.

Não é necessário guia para realizar a trilha, mas siga a sinalização que há pelo caminho. Não dê um de desbravador e saia entrando no meio da mata. Vou ressaltar para ficar atento às placas, pois a trilha se ramifica em diversas partes, mas se seguir certinho não tem erro. O percurso todo leva cerca de 3h30m, então é possível fazer em uma tarde ou em uma manhã. Só que se preferirem passar o dia todo, também pode. Aliás se decidirem almoçar no restaurante, reservem o almoço ao chegarem. Pois sei que há casos de muita demora, então se reservar, não terá esse problema.

Há três pontos importantes a serem visitados na Trilha do Sol, esses são: a Cachoeira no Limite, a Cachoeira do Grito e o Poço Dourado. Eu realizei a trilha nessa ordem mesmo e no caminho da Cachoeira no Limite há um mirante que vale a pena a passagem. Você desviará do percurso apenas 100m, mas pode ter certeza que a vista é linda. Esse mirante se chama: Mirante do Cânion.

Para chegar na Cachoeira no Limite você faz uma caminhada de 1km. Já aviso que você não verá uma gigantesca queda d’água, mas saiba que o lugar é bem bonito. São diversos paredões e pedras com formatos retilíneos em tons amarelados em que a água vai percorrendo e caindo em diferentes níveis. E se você quer tomar um banho, há um poço na parte mais alta que você pode entrar.

Depois de ficarmos um tempo curtindo o local, continuamos a trilha até a Cachoeira do Grito. Para chegar nela é necessário caminhar mais 1,5km que te levará ao topo dela. Claro que você será um turista bobo igual eu e dará um grito lá no alto, já que estarão na Cachoeira do Grito, não é mesmo? .Antes que pensem que só ficarão no topo da cachoeira, saiba que podem descer e tomar um maravilhoso banho em um grande poço.

Por fim, prosseguimos por mais 500 metros, só que nesse momento preparem as panturrilhas e perninhas. Porque saibam que para acessar a Cachoeira do Grito vocês descem uma longa escadaria de pedras, então se desceu, precisa subir. Para mim, definitivamente o momento mais cansativo, mas nada impossível.

O Poço Dourado é simplesmente magnifico, para entrar nele você atravessa um riacho e caminha por parte molhada em uma pequena trilha cercada por dois grandes paredões. Nessas rochas que te rodeiam há diversas Bromélias, Samambaias, Musgos e muitos outros tipos de vegetação que encantam mais ainda o local. Por todo o caminho você verá pequenas pedras empilhadas, que de acordo o instrutor que fica no local “Para cada pedra empilhada, um desejo deve ser feito. Não pode destruir nenhum outro, pois se não o da outra pessoa não se concretizará, nem o seu.”. Após conhecer o Poço Dourado retornamos a recepção. Foram mais 1km de caminhada para chegar.

 

 

Como chegar

O acesso à Trilha do Sol é muito simples, você a encontrará facilmente no km 304 da rodovia MG 050 em Capitólio no estado de Minas Gerais. Você verá placas sinalizando a entrada. Após adentrarem nessa área, precisarão percorrer em estrada de terra cerca de 1km até chegarem no local.

Dicas importantes para fazer a Trilha do Sol!

* Leve uma mochila de ataque

* Leve somente o essencial na mochila, como: água, lanche, protetor solar, repelente e celular ou máquina fotográfica para registrar esses momentos lindos.

* Vá com roupa de banho por baixo.

* Se for de tênis, leve um chinelo.

* Leve uma sacolinha para trazer contigo o lixo que produzir.

 

Mais Informações

Trilha do Sol

Telefone: (35) 3522-8681

Endereço: Rodovia MG 050, KM 304. Capitólio – MG

Site: Trilha do Sol

 

 

Curtir isso:

Comments

comments


%d blogueiros gostam disto:

EMBARQUE NESSA VIAGEM!

EMBARQUE NESSA VIAGEM!

Receba os conteúdos e as novidades do blog em primeira mão no seu email e participe de promoções exclusivas!