Trilhas: como agendar e quais são elas

Em Fernando de Noronha há diversas trilhas a serem feitas. Algumas delas precisam ser agendadas, não podem apenas ir, precisam de cadastro e mais algumas coisinhas. Vou contar nesse post quais são essas trilhas e como faz o agendamento.

Antes de mais nada, eu fui apenas uma vez para Noronha e tive pouco tempo no arquipélago, com isso não tive tempo de fazer nenhuma dessas trilhas. Como minha mãe diz “Motivo para voltar”, mas não é por isso que não irei compartilhar com vocês sobre elas.

Em algumas praias há um controle de visitantes que é permitido entrar por dia, isso acontece para preservar a vida marinha desses locais, o ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade) monitora as piscinas naturais e controla o acesso diariamente.

 

COMO AGENDAR

Infelizmente, esse agendamento só pode ser feito presencialmente. Portanto, em seu primeiro dia na ilha já vá agendar as trilhas que quer fazer. Eu acho ruim dessa forma, acharia mais simples ser por internet, todavia, muitas pessoas reservavam e não apareciam. Então para fazer seu agendamento o próprio vistitante deve ir ao Centro de Visitantes ICMBio – Vila Boldró e se cadastrar em um dos totens de autoatendimento que funcionam das 17h às 20h. Para realizar seu agendamento, você já deve ter o ingresso do PARNAMAR já emitido, melhor dizendo, já tem que ter pago todas as taxas cobradas pela ilha, que não são poucas.

Dica importante: não é porque abre às 17h que chegará nesse horário. Chegue o quanto antes, pois a distribuição de senhas se inicia às 15h30. Enquanto ficar esperando há vários vídeos sobre Fernando de Noronha e o Projeto Tamar que ficam passando e você pode assistir. Às 16h30, acontece uma palestra que fala de todos os atrativos da ilha, essa é ministrada por um guarda florestal e é bem interessante de ser vista. Quando der 17h o autoatendimento começa nos totens, seguindo as senhas que foram distribuídas.

Você pode agendar com no máximo 6 dias de antecedência. Então já administrem o tempo de vocês para saber qual o melhor dia para ir no ICMBio fazer o agendamento.

 

TRILHAS QUE PRECISAM DE AGENDAMENTO

Dentro do Parque Nacional existem 5 trilhas que o agendamento é obrigatório, em algumas delas é necessário da presença de um guia. Confira quais são essas trilhas:

  • Morro São José (16 vagas por dia) – A saída para essa trilha acontece a partir do mirante Air France, na parte norte da ilha e só é possível de acessá-la na maré baixa. Em muitos momentos da trilha você terá que atravessar nadando, ou seja, levem snorkel, pois ela é ótima para a prática. E o destino final é a ilha secundária de Morro São José. A presença de um guia é OBRIGATÓRIO!
  • Abreu (24 vagas por dia) – Essa é uma piscina natural que se forma na maré baixa. O acesso até a mesma é difícil, indicado estar acompanhada de um guia, mesmo não sendo obrigatório nesse trajeto. A trilha possui muitas pedras de níveis diferentes e tem corda em alguns momentos para auxiliar no trajeto.
  • Capim-Açu (40 vagas por dia) – É a trilha mais longa do Parque Nacional, ela se inicia na Baía do Sancho e termina na Praia do Leão. Em seu trajeto você passa por diversos mirantes que te proporcionarão vistas incríveis. Nessa trilha a presença de um guia é OBRIGATÓRIO!
  • Pontinha-Caieira (40 vagas por dia) – Essa trilha contorna o mar de fora. Ela sai da Vila do Trinta e te leva a duas piscinas naturais que ficam no nordeste da ilha, essas são, a Pontinha e a Caieiras. No caminho você passa pelo mirante da Pedra Alta. A contratação de um guia é OBRIGATÓRIO!
  • Praia da Atalaia (6 grupos de 16 pessoas, ou seja, 96 vagas por dia) – Essa é a trilha mais famosa e mais disputada da ilha. Ela tem como destino a piscina natural do Atalaia, um local lindo que você pode fazer flutuação por 30 minutos. Nessa só é possível entrar com colete salva vidas e snorkel.

 

INFORMAÇÃO IMPORTANTE

Nas piscinas naturais não é permitido entrar com nenhum tipo de produto químico na pela, portanto não passe protetor solar nesse dia. E para se proteger do sol, minha dica é para colocarem blusa de manga longa e um boné.

 

 

Comments

comments

Deixe um comentário