10 Coisas para fazer em Guadalajara

Guadalajara foi uma das paradas que eu fiz em minha road trip pelo México e não me arrependi nadica de nada, adorei a cidade e indico muito conhecerem.

Nós brasileiros focamos no litoral mexicano e na capital do país, venho dizer que estamos erradíssimos de fazer isso. Em minha road trip pelo país inclui Guadalajara, uma cidade fascinante e cheia de atrações culturais. Aliás ela é conhecida como “a cidade com a alma mais mexicana”, isso porque abriga duas das maiores tradições do país: os mariachis e a tequila!

Ela é a segunda maior cidade mexicana e está situado no estado de Jalisco. Portanto saibam que a cidade merece sim uma visita e eu indico deixar pelo menos três dias nela, se puder ficar cinco, melhor ainda, porque aí vocês conseguem incluir pequenas cidades que ficam próximas e que tem muito o que oferecer. Mas afinal, o que conhecer e fazer em Guadalajara?

 

1) Visite o centro histórico de Guadalajara

O centro histórico da cidade é lindo e existem ruas com movimentação de carros e outras apenas para pedestres. Nesse você deve conhecer: a Plaza de Armas, a Catedral de Guadalajara, o Palácio do Governo, Praça da Libertação, o Museu Regional de Guadalajara, muitas lojas, cafés e restaurantes.

Uma dica para conhecer melhor o centro histórico é fazer um walking tour. Claro que pode conhecer por conta, mas ter alguém te explicando sobre a história local é maravilhoso, sem contar que enriquecedor. Todas as manhãs, às 10h, na Plaza de Armas se inicia o walking tour, que para quem não sabe é um passeio a pé pelo centro da cidade. Esse passeio dura cerca de duas horas e é ótimo para aprenderem mais e também conhecer novas pessoas.


Veja também: 6 Dicas para sua viagem internacional.


2) Ouça e admire os mariachis

Um dos Patrimônios Culturais Imateriais da UNESCO são as músicas tocadas por mariachis e com certeza são as que mais conhecemos. Quando já se aproxima um mariachi, já começamos a nos mexer. No México todo terá mariachis perto de você, mas em Guadalajara você os verá em MUITOS lugares.

Os mariachis são originários de Jalisco, então para vê-los de uma forma maravilhosa, indico irem até à Plaza de los Mariachis, principalmente à noite. Muitas pessoas pagam por serenatas para pessoas amadas, caso não queira contratar, dá para ouvir a banda tocando.

 

3) Vá à Lucha Libre

Sem brincadeiras, foi uma das melhores coisas que eu fiz. Quando meu ex-namorado falou que queria muito assistir uma “luta livre”, fiquei com uma cara de “sério mesmo?”, fomos e achei muito divertido. Como viram eu não era fã de wrestling, mas eu fui contagiada com os gritos e torcidas das pessoas que estavam no local, que quando vi eu estava dando gargalhadas. O melhor de tudo é que você vê como os mexicanos realmente gostam disso e como eles levam a sério, a lucha libre. Até trouxe de lembrancinha para meu irmão uma máscara, deixo a dica, porque achei bem legais.


Veja também: Museu de Antropologia na Cidade do México!


4) Conheça o Mercado Libertad (San Juan de Dios)

San Juan de Dios é o maior mercado coberto da América Latina. Então vocês devem passear por suas ruas e aproveitar suas barracas. O mercado vende de tudo, você achará muitas opções de comida, mas também artigos como, produtos de couro, de antiquário, roupas, etc. Sugiro irem próximo ao horário do almoço, pois aí já aproveitam para comer no local e claro experimente alguma delícia típica.

 

5) Coma uma Torta Ahogada

Como falei de comida no tópico anterior, já vou sugerir o que comer e claro que o prato típico da cidade, uma Torta Ahogada. Na tradução fica estranho, seria sanduíche afogado, mas ele é bem gosto. Esse sanduíche é feito em pão baguete e recheado com carne de porco frita, cebola, rabanete ralado, molho de tomate e molho de pimenta. Caso não goste de pimenta, assim como em todas as comidas no México, lembre-se de avisar para não colocarem. Porque em tudo vai pimenta e já aviso, ela é FORTE.


Veja também: Motivos para alugar um carro na sua próxima viagem!


6) Saia pela badalada Avenida Chapultepec

Um dos locais mais badalados de Guadalajara é a Avenida Chapultepec. Ela é cheia de bares, baladas e restaurantes. Lugar perfeito para ir em qualquer noite da semana, mesmo que seja para apenas passearem. Caso vão no final de semana, saibam que tem um mercado movimentado na avenida com vários artigos à venda.

 

7) Assista um Show no Teatro Degollado

Com certeza o Teatro Degollado é um dos prédios mais bonitos da cidade. Ele conta com um estilo neoclássico e está localizado no centro histórico da cidade. O melhor é que pode passear por ele de forma gratuita, porém se estiver no momento de alguma apresentação, tem que pagar para entrar. Mas aí você verá o lugar com outros olhos, pois assistirá de perto alguma apresentação incrível. A programação é bem recheada, e inclui: óperas, orquestras sinfônicas, festivais de dança, festivais de mariachis e muito mais.

Dica: Vá aos domingos, pois acontece uma apresentação de danças e trajes típicos de todos os estados mexicanos, muito legal.


Veja também: Como planejar uma viagem…


8) Se aventure no Guadalajara Zoo

Quando estive na cidade fui ao zoológico da cidade que é espetacular. Ele conta com muitas atrações e poderá ver de perto muitos animais. Para mim foi um lugar marcante, porque eu nunca tinha alimentado uma Girafa antes. E foi ali que pude ter essa experiência. Eles possuem muitos tipos de animais, muitos que nunca tinha visto. Um ótimo passeio para se fazer com crianças!

 

9) Passeie pelos Jardins no Parque Colomos

Guadalajara é uma cidade muito arborizada, mas uma das maiores áreas verdes que ela possui é o Parque Colomos. Ele conta com uma ótima área de lazer ao ar livre, perfeito para fazer piquenique e uma caminhada. O local possui belos jardins, como os jardins japoneses que são incríveis.  Uma opção mais tranquila de passeio é ir ao Parque Colomos e sei que vão gostar de fazer.


Veja também: Chapultepec na Cidade do México!


10) Vá a Tlaquepaque e Zapopan

Tlaquepaque e Zapopan são cidades vizinhas de Guadalajara e vocês devem conhecê-las.

Tlaquepaque é famosa por suas peças de cerâmicas que são pintadas à mão. Portanto conheça o Mercado de Artesanatos da cidade e compre uma lembrancinha de lá, em uma das inúmeras lojas locais. Já Zazopan é famosa por seus bares, restaurantes e cafés, sem contar que possui uma Catedral belíssima.

 

Dica extra: Participe de um festival local

Em Guadalajara, durante o ano todo acontecem vários festivais, de diversos tipos, como: festival literário, de filmes, músicas, danças, comidas, etc. Um dos festivais mais importantes é o Festival Internacional de Mariacho que acontece no final de agosto. Então quando for, procurem saber se está acontecendo algum festival e vá conferí-lo de perto.

Gostaram da nossa listinha? Tentei colocar os pontos que acredito serem importantes e que devem visitar, mas saibam que Guadalajara tem muito mais do que isso para conferirem de perto. Portanto vá até a cidade a aproveite-a ao máximo.

 


Dica para viagem internacional: SEGURO VIAGEM É IMPORTANTE. Então adquira o Seguros Promo com meu código de 5% de desconto (CHAPINHANAMALA5) e não passe apuros se algo acontecer. Além do mais, nunca esperamos o pior, mas é sempre bom estarmos preparados, não é mesmo? E para entenderem qual a necessidade de ter um seguro viagem, entrem aqui.

 

Salve esse post no Pinterest!

Comments

comments

Veja também:

cabanas rio de una

Cabanas Rio de Una

As Cabanas Rio de Una estão localizadas no sul do Brasil e é uma ótima opção de turismo de isolamento no Paraná, sem contar que é um destino romântico e maravilhoso para uma viagem a dois.

Leia mais
passeio do lado oeste

Passeio do Lado Oeste

Um dos principais passeios em Jericoacoara é o Passeio do Lado Oeste. Esse passa por vários pontos maravilhosos da região e recomendo a todos!

Leia mais