Ao marcarmos uma viagem nós queremos tranquilidade, não queremos perrengues e momentos inoportunos, porém eles acontecem. Com isso, resolvi dar algumas dicas para não se estressar em uma viagem, elas com certeza te ajudarão muito!
Já começarei dizendo que NEM TUDO SAI COMO PLANEJADO, sei que queremos ter o controle de tudo, o tempo todo, mas isso é impossível e são inúmeras situações que podem acontecer, que te farão ficar tristes, bravos, com sentimentos a flor da pele.
Alguns exemplos são:
* Trânsito;
* Atrasos e cancelamentos de voos;
* Mudanças climáticas;
* Reservas que pareciam estar certas, mas na hora algo estava errado;
* Cartão de crédito que não passou;
* Algum item que esqueceu;
* Mala que quebrou e muito mais.
Então vamos a nossa lista de dicas? Mas lembre-se da dica master que darei aqui, lembre-se que está de férias e RESPIRE FUNDO, pratique a PACIÊNCIA!
Veja também: Em quais situações o seguro viagem pode me ajudar?
1) Caneta na bolsa
Pode parecer besta, mas eu SEMPRE levo comigo uma caneta azul e indico a todos fazerem isso. E ela já me salvou diversas vezes, principalmente em algumas alfândegas, que precisam preencher formulários. Então ter uma caneta contigo te agiliza no processo, de ter que procurar uma ou pedir emprestado.
2) Identificador de mala
Essa dica é principalmente para aqueles que viajam de avião, o sistema aéreo no mundo é muito falho e não confere a mala com o comprovante do viajante, antes deles deixarem o aeroporto. Com isso, alguém pode pegar sua mala e ir embora com ela, ou você pode pegar a de outra pessoa achando que é a sua. Então identifique sua mala, coloque uma capa colorida, personalizada, coloque uma fita ao redor da mala, amare um lenço, faça algo para que saiba que aquela é a sua mala. Adesivos também são uma solução e deixa elas bem descontraídas. Essa dica é principalmente para pessoas que tem malas tradicionais, pretas, cinzas e pratas, que são as mais fáceis de confundir.
Veja também: O que pode e não pode ser levado na bagagem de mão
3) Leve impresso todos os seus documentos
No mundo tecnológico de hoje, muitos não imprimem as passagens, reservas e outros documentos. Mas eu sempre levo comigo tudo impresso, porque vai que seu celular fica sem internet, acaba a bateria ou dá um “tchutchu” e apaga! Então por garantia leve todos os documentos impressos.
Leve também uma cópia dos seus próprios documentos impressas, porque imagina você perder seu passaporte durante um passeio. Será muito mais fácil se tiver o número dele e dados dele para conseguir resolver essa situação.
4) Roupas extras na mala de mão
Todos que vão viajar com mala despachada, indico SEMPRE levarem uma troca de roupa e pelo menos um chinelo na mala de mão. Infelizmente acontece de muitas malas extraviarem, algumas chegam com pouco tempo para você, mas ficará sem nada nesse pequeno ou grande tempo, então para evitar um estresse maior, leve consigo uma troca de roupa extra. Isso também para aqueles estabanados, que sempre se sujam e derramam coisas, fica mais fácil se precisar trocar.
Veja também: Perdi o passaporte no exterior e agora?!
5) Viaje com roupas práticas e confortáveis
Parece besteira esse item, mas alguns querem viajar todo estiloso. Saiba que podem manter o estilo sendo mais prático. Então evitem peças metálicas, como cintos e relógios. Isso porque na hora de passar pela segurança, pode ser que o detector de metais fique apitando bastante, por causa desses itens. Outro item que muitos não prestam atenção, são em sapatos com algum detalhezinho em metal, então fica a dica!
E claro, não se esqueçam de ir com roupas bem confortáveis, porque em alguns momentos terão que andar de um lado para o outro, então imaginem fazer isso de salto alto?! Sem condições!
6) Arrume sua necessaire com cuidado
Toda a mala deve ser arrumada com atenção, mas a necessaire em minha opinião tem que ser feita com calma para não esquecerem nada. E ela tem que estar bem fechada, principalmente itens liquidos, como shampoos. Se possível, indico para revestirem com um plástico em volta, porque é muito ruim esses itens vazarem e melecarem as roupas que estavam pertos da necessaire.
Veja também: Erros para evitar quando fizer o câmbio
7) Procure as pessoas corretas
Toda vez que te bater alguma dúvida, sobre qualquer coisa, procure alguém para saber sobre. Não sinta vergonha, mas tente também não perguntar a qualquer um. Chame alguém credenciado ou funcionário do local. Porque receber informação errada, te fará perder tempo e pode te deixar ainda mais estressado.
8) SORRIA E APROVEITE
Como disse no começo, lembre-se que você está viajando. Então sorria sempre que puder, o sorriso contagia e deixa você ainda mais leve, sem contar que todos tratam melhor alguém sorrindo, do que alguém ranzinza. Aproveite esse momento e lembre que com alguns acontecimentos vem experiênica e muitas memórias inesquecíveis.
Agora me conta, gostaram das dicas de viagem? Algumas parecem bobas, mas tente praricá-las, porque mudará muito seu nível de estress durante uma viagem.
Veja também: Como escolher um país para fazer mochilão?