Muitas pessoas sonham em fazer mochilão, em pegar a estrada com uma mochila nas costas e desbravar diversos cantos do mundo, mas como esolher um país para fazer mochilão?
Antes de qualquer coisa, vale lembrar que esse tipo de viagem pode ser feita no nosso país ou em outros países, você pode estar literalmente com um mochilão nas costas, mas pode também estar puxando uma mala de rodinhas para cima e para baixo. O modelo da sua mala não irá descaracterizar seu mochilão, mas sim a maneira que você viaja, é o que te levará a uma grande aventura.
Escolher seu destino para fazer seu mochilão não é fácil, isso porque você envolve muitas culturas, povos, paisagens, etc. Hoje em dia a diversidade é muito grande, ficando muito difícil de concluir essa escolha, pairando assim muitas dúvidas. Com isso, vou dar algumas dicas para se decidirem em onde fazer seu mochilão.
Veja também: Road trip de motorhome nos EUA.
1. Analise o tamanho do país que quer explorar e quantas cidades quer visitar
Esse tópico não parece ser importante, mas é muito válido você reparar na dimensão do país em que quer explorar, pois se tem 3 semanas de viagem, você não consegue explorar os Estados Unidos inteiro, porque é um país muito grande. Agora se tem a intenção de fazer seu mochilão em apenas um país, mas explorá-lo bem, escolha países pequenos, como na América Central, Europa, Sudeste Asiático, etc. E se for seu primeiro mochilão, saiba que um país menor é mais prático e menos cansativo.
Outro fator que devem analisar é a quantidade de cidades que quer conhecer e o tamanho delas, porque não adianta escolher cidades que oferecem muitas atividades e ter pouco tempo nelas. Deve sempre considerar a distância e a forma de deslocamento entre as cidades, pois você pode perder muito tempo indo de uma a outra. Deve também decidir quantas cidades quer ir, isso é fundamental, pois eu sei que é legal falar “fiz um mochilão e passei por 20 cidades”, mas na verdade não ter conhecido nenhuma direito é péssimo.
Sei que está pensando “Fernanda, mas muitas pessoas fazem mochilão na Europa, indo só nas maiores cidades, porque eu não vou conseguir?”. Não estou dizendo que não pode fazer, mas que será mais cansativo, fazer longas viagens de ônibus, trem, ou outro meio de transporte. E você poderia conhecer pequenas cidades que te farão viver da melhor forma possível sua viagem.
2. Preze pelo conforto
Todo mundo acaba tendo um perrengue em sua viagem, mas dizer que é gostoso, é mentira. Então invista em seu conforto. Antes mesmo de viajar prepare sua mala para que essa viagem seja menos cansativa, não precisa estar carregando uma mochila gigantesca e pesada se ficará poucos dias, pode escolher um sapato confortável, para que ajude a não ter dor nos pés, visto que irá andar bastante nessa trip.
Veja também: 8 motivos para viajar à Europa!
3. Moeda do destino
É possível fazer um mochilão e gastar muito pouco e é possível gastar muito. Tem quem ache que fazer mochilão é uma forma econômica de viajar, mas dependerá muito do valor da moeda do destino. Se essa for muito mais cara do que o real, preparem o bolso, pois pode ser que gaste bem nessa viagem. Outro fator é levar em conta o tempo do mochilão, porque quanto maior for, mais gastará, então considere isso.
Dessa maneira, dá para escolherem destinos com custos de vida baixo, pois neles vocês terão experiências que saiam mais em conta. E façam um planejamento da viagem, antes de embarcarem. Nele monte uma relação com os principais gastos, tanto em Real quanto na moeda do destino, pois dessa forma você terá uma base no quanto irá gastar na viagem.
4. Quais são seus interesses?
Essa é uma pergunta que você deve se fazer logo de começo, porque imagina você querer explorar um turimo enólogo, ou seja, quer explorar vinícolas e ir para uma região que não tem uma parreira de uva? Então busque destinos que se enquadre com seus interesses. Liste aquilo que quer explorar, seria: cultura, história, culinária, natureza, praia, ecoturismo, etc. Isso irá facilitar na hora de escolher seu destino, pois há países que são mais interessantes para os seus gostos.
Veja também: 10 vinícolas para conhecer ao redor do mundo!
5. Clima
Sempre leve em consideração a época do ano em que vai viajar, qual estação do ano irá embarcar nessa aventura. Isso porque imagina você querer uma viagem por várias praias da Europa e ir no final do ano que está um frio absurdo? Ou ir para um destino que está em época de chuva? Então veja qual a sua disponibilidade para essa trip e procure os destinos que melhor se enquadram.
6. Exigências de saúde e documentação
Você decide sair semana que vem para uma viagem e não possui carteira internacional de vacinação, e no destino que quer ir é obrigatório, infelizmente não poderá entrar. Então veja as exigências de saúde para entrar no país, ainda mais em dias como hoje que alguns destinos precisam que você tenha tomado a vacina contra o COVID-19, ou precise que apresente o RT-PCR negativo. Isso também vale para separar documentos, porque imagina você decidir ir para um país que precisa de visto e que tenha que ir emitir no consulado com data marcada, então é sempre bom ver quais os documentos necessários para cada destino.
Todas essas dicas irão te ajudar no momento de decidir o país que explorará em seu mochilão. Elas irão facilitar sua experiência, então siga-as e boa viagem. Depois me conta para onde fizeram seu mochilão e se gostaram?