A Espanha é um país maravilhoso, formado por paisagens incríveis, um povo carismático, praias deliciosas e comidas sensacionais!
Há muitos pratos espanhóis que devem experimentar enquanto estiverem no país, ou se quiserem se conectar com a cultura espanhola. Aliás, para os cozinheiros de plantão, deixo a sugestão de fazerem alguns deles em casa e se apaixonarem ainda mais pela Espanha. Com isso separei alguns pratos para que conheçam melhor essa culinária:
1. Paella
Com certeza começarei pela maravilhosa Paella. Seus principais ingredientes são o arroz e o açafrão, esse misturado com ingredientes vindo do campo. Todavia há várias outras variações, mas a tradicional, que originou-se em Valência entre os séculos XV e XVI unia carnes de caça como lebres e patos com arroz. Mas atualmente verá muito a paella sendo feita com frutos do mar, bacalhau, carne de porco, versões vegetarianas, entre outras. A cor amarelada que ela tem é devido o uso do açafrão, ingrediente imprescindível para realizar esse prato.
2. Gazpacho
Esse prato é típico da região de Andaluzia. Foi originado para utilizar os restos de comida, como o pão amanhecido. Todavia com o tempo ele foi se aprimorando e se tornando um prato tradicional. Ele é uma sopa fria à base de legumes e pão. Uma ótima opção para dias quentes de verão, pois ela é refrescante. Os legumes são temperados e batidos no liquidificador com pão adormecido, e o principal legume/fruta utilizado na sopa é o tomate.
Veja também: Passeios bate e volta saindo de Barcelona!
3. Tapas
As tapas são um prato que encontrará em quase todos os restaurantes da Espanha. Elas na verdade são aperitivos de entrada e podem ser encontradas de diversos tipos. Na Espanha é muito comum as comerem durante o happy hour, acompanhadas de vinho ou cerveja. Em alguns restaurantes você as encontrará acompanhando as bebidas alcoólicas, tanto que dizem que elas surgiram para evitar a embriaguez. Há também quem diga que elas surgiram para evitar mosquitos nas bebidas. Agora qual a história é verdadeira? Consideramos as duas e comemos as tapas de qualquer maneira, pois são deliciosas. Alguns exemplos de tapas: batatas bravas, batatas fritas, croquetes, empadas, tortillas de batatas, pão com presunto e queijo, entre outras.
4. Tortilla de Patata
Os espanhóis amam batata e vocês sempre verão esse ingrediente em diversos cardápios pelo país. E um dos casos que usam a batata como ingrediente principal é a tortilla de patata, que além dela, leva ovos e temperos. Ela lembra muito um omelete de batatas e pode ser encontrada de diversas formas de preparação, dependerá da região do país que estiver. Pode encontrá-la com linguiça, pimentão, ervilhas, cogumelos, etc. Mas lembrem que a tradicional é sem recheio.
5. Jamón
Além das batatas, outro ingrediente muito visto e saboreado na culinária espanhola é o Jamón. Existem dois tipos: o jamón ibérico e o jamón serrano. A diferença entre os dois é que um é feito do porco pata negra e o outro do porco branco, respectivamente. Você encontrará só o ingrediente para se servir, ou na composição de algum prato, como em sanduíches.
Veja também: Melhor época para visitar a Espanha!
6. Pisto
O pisto é um prato muito requisitado durante o verão espanhol. Ele foi originado na região de Castilla la Mancha e é um prato feito com legumes refogados. Ele sofre variações de acordo com a estação, mas o mais tradicional é um mix de tomate, berinjela, pimentão, cebola, alho e abobrinha. Uma opção saudável, leve e saborosa.
7. Chorizo
Por toda a Espanha você encontrará o chorizo espanhol, mas ele sofre alterações de acordo a região que estiver. Porém a base dele não muda, ele é um enchido de carne e gordura de porco, temperado com páprica defumada e sal. Em algumas receitas ele será misturado com alho e outros condimentos.
8. Cocido madrileño
Um prato bem popular em Madri é o Cocido Madrileño. Um prato farto que mistura os seguintes ingredientes; linguiça, batata, frango, acelga, repolho, vagem, temperos e o principal ingrediente, grão de bico. Um prato muito saboroso que todos devem experimentar, você o encontrará por diversos restaurantes da capital espanhola.
Veja também: 15 atrações grátis em Madri!
9. Turrón
Você verá esse doce principalmente nas épocas das festas. Ele é um doce típico natalino, feito com amêndoas. Também pode encontrá-lo com outros ingredientes, como chocolate, mel e nozes. O turrón pode ser comprado em supermercado e/ou lojas artesanais, e indico comprarem nessas, pois os artesanais são deliciosos. Curiosidade: no Brasil nós o chamamos de “torrone” e achamos em vários mercados.
10. Crema Catalana
Já vou logo avisando que esse creme não é original da Catalunha. Ele leva esse nome devido no século XVIII, algumas freiras terem feito uma sobremesa a um bispo que as visitavam no convento, todavia o doce ficou aguado. Para arrumarem o doce elas colocaram açúcar queimado por cima. Ao provar o doce ainda quente, o bispo gritou “Crema!”, ou “queima” em catalão. E assim ficou. Esse doce é feito de leite, ovos, amido e açúcar queimado por cima. Um doce bem tradicional no país, que devem experimentar.
11. Churros
Os churros espanhóis são diferentes dos churros que comemos no Brasil. Eles são parecidos, a massa é a mesma, mas lá eles não são recheados. Na Espanha você verá que eles podem ser mais compridos, ou servidos em pequenos pedaços, ou até em forma de caracol. A massa vem acompanhada de uma porção de chocolate, doce de leite ou algum outro doce. Dessa maneira, você mergulhará a massa frita dentro do doce.
12. Horchata
Essa é uma bebida típica valenciana sem álcool. Ela é composta de ingredientes nada tradicionais, mas te garanto que é deliciosa, os ingredientes são: arroz, nozes, leite e canela. Ela normalmente é adoçada com açúcar e é servida fria.
Veja também: Dicas para sua primeira viagem à Espanha!
13. Sangría
Eu acho essa bebida deliciosa e digo para todos experimentarem. Ela é muito típica na Espanha e é formada por vinho gelado e frutas. Uma bebida refrescante e ótimo para tomarem durante os dias quentes e ensolarados que faz no país.
14. Tinto de Verano
Outra bebida que os espanhóis amam é o Tinto de Verano. Ela foi inventada em Córdoba por um comerciante que queria espantar o calor que ele e seus clientes enfrentavam. Fazer essa bebida é super fácil, basta misturar vinho tinto com refrigerante e servir com gelo e limão à vontade.
Gostaram da lista que montei da gastronomia espanhola, coloquei pratos salgados, doces e bebidas. Agora quem aí vai querer experimentar tudo quando estiver no país?
Dica para viagem internacional: SEGURO VIAGEM É IMPORTANTE. Então adquira o Seguros Promo com meu código de 5% de desconto (CHAPINHANAMALA5) e não passe apuros se algo acontecer. Além do mais, nunca esperamos o pior, mas é sempre bom estarmos preparados, não é mesmo? E para entenderem qual a necessidade de ter um seguro viagem, entrem aqui.
Salve esse post no Pinterest!