Um dos principais pontos turísticos de Manaus é o Teatro Amazonas e com certeza ele é um local que vocês precisam conhecer na cidade.
O Teatro é lindo por fora e por dentro. O mais legal é que você pode conhecê-lo por dentro também, sem precisar ir em uma apresentação. Nele acontecem visitas guiadas que são espetaculares, contam a história não só do teatro, mas da cidade como um todo também.
A visita dura em torno de uma hora e começa pela plateia. Ao chegar você adentra a plateia e se tiver a sorte (como eu tive) assistirá algum ensaio acontecendo no local. A plateia é linda, grandiosa e te leva a viajar no tempo e parecer que está indo assistir um espetáculo anos atrás.
Durante o Ciclo da Borracha, a região de Manaus foi a mais rica do país, a elite manauara viu a necessidade de construir um local em que pudesse buscar algo cultural e assim se assimilando a grandes elites europeias, resolveram construir o Teatro Amazonas. Uma das maiores influências na construção do local foi da população francesa, tanto que em muitos locais verão itens importados do país e inspirados em elementos franceses. A obra começou no ano de 1882 e foi concretizada em 1896.
Em todo o local vê-se muita riqueza, eles esbanjaram na construção e colocaram itens valiosíssimos, se tornando atualmente um maravilhoso acervo e de grande valor. O teatro possui não só a plateia, palco e a coxia. Ele possui diversas áreas a serem exploradas. Na lateral você vê vários camarotes, em muitos andares. Vale lembrar que as pessoas mais ricas ficavam nos mais altos, de forma que todos o vissem. Porque o que importava era ser visto.
No decorrer da visita paramos em algumas salas que podemos admirar os vestuários da época e ver como era o camarim que eles utilizavam. Também paramos em uma parte destinada a homenagear artistas que por ali passaram e grandes artistas manauaras, como Marcelo Mourão. Passamos por mais lugares, como áreas comuns e no salão nobre. Esse no segundo andar e com uma vista da praça em que o teatro está inserido. O salão é majestoso e belo, servia como local para grandes recepções. Não acho interessante eu contar para vocês toda a história e sim vocês descobrirem com um profissional que irá te explicar detalhadamente dentro do próprio teatro. Mas claro que vou trazer algumas curiosidades do local.
Uma curiosidade é que o chão do teatro tem duas cores, levam dois tons de madeira. Isso representam os rios Negro e Solimões. Outra curiosidade é sobre a cúpula do local que leva as cores da bandeira do brasil, verde, amarelo e azul. Realmente ela foi feita para homenagear à bandeira e ela foi feita com mais de 36 mil peças de escamas de cerâmica e telhas, todas vindas da França.
Para mim a maior curiosidade foi saber que durante a ditadura militar o nosso querido teatro rosa, mudou de cor. Todo prédio público brasileiro levava tons de verde e cinza, e esse não foi diferente. Então durante esse período trocaram sua cor, mas quando esses anos se passaram ele voltou a ter sua cor rosa, cheia de beleza e que conquista a todos.
O teatro praticamente se mantem o mesmo desde sua inauguração. Claro que tiveram alguns ajustes, principalmente no mobiliário e na instalação de ar condicionado. Graças a Deus instalaram, imaginem naquele calor de Manaus, aquelas mulheres com aqueles vestidos longos cheio de tecido, era calor na certa! Outra mudança foi deixar o teatro acessível e hoje atende a todos.
Algo bem legal de ser apreciado no teatro e será uma parada em sua visita é na maquete do local feita por peças de Lego. Uma maquete perfeita que a empresa fez de monumentos de cidades onde haviam suas fábricas. Essa maquete na verdade fora encontrada anos depois do fechamento da fábrica e doada ao local.
A visita é muito interessante e bem detalhada. Eu me senti uma nobre manauara andando pelo teatro. Claro que deve ser outra emoção assistir um espetáculo ali. E fiquem de olho na programação porque sempre tem apresentações belíssimas.
Só que acho fundamental fazerem essa visita guiada e ela pode ser feita em outro idiomas, porém tem que marcar com eles. As visitas acontecem de terça a sábado das 09h às 17h e de domingo das 09h às 14h. Infelizmente ela não é gratuita e tem o valor de R$ 20,00. Mas amazonenses e crianças até 10 anos não pagam para entrar. Estudantes, idosos, militares, professores e doadores de sangue pagam meia entrada.
Mais Informações
Teatro Amazonas
Endereço: Av. Eduardo Ribeiro, 659 (Praça São Sebastião). Manaus – AM
Telefones: (92) 3622-1768 / 3622-1880
E-mail: direcao_ta@culturaamazonas.am.gov.br