O ID Jovem é a Identidade Jovem, um documento que oferece muitos benefícios aos jovens de baixa renda do nosso país. Um programa criado pelo Governo Federal e integrado ao Estatuto da Juventude para beneficiar a vida destes jovens.
O nome do programa na verdade se chama “Jovem Carente 100”, mas o benefício e a forma que ele é conhecido é o ID Jovem.
Quem pode ter o ID Jovem?
Jovens de 15 a 29 anos, não precisam ser estudantes. Porém eles devem estar inscritos no CadÚnico com NIS ativo e informações atualizadas há pelo menos dois anos. A renda familiar destes jovens não podem ser superior a 2 salários mínimos.
Quais os benefícios do ID Jovem?
* 50% de desconto em cinemas, eventos culturais (teatro, museu, entre outros), jogos de futebol, shows e concertos. Os festivais e shows é interessante comprar com alguns dias de antecedência.
* 100% gratuito em viagens estaduais de ônibus, só deverá ser pago a taxa de embarque e os pedágios que estarão pelo trajeto. Todavia o valor não ultrapassa de R$ 30,00. Compre antecipadamente.
Como tirar essa identidade?
Você primeiramente deve juntar os documentos obrigatórios que são:
* CPF
* RG
* Comprovante de residência
* Titulo Eleitoral
* Dispensa do exército (no caso de homens)
* Foto 3×4
* Carteira de Trabalho
Depois de juntar esses documentos solicite o número do NIS e vá ao CRAS (Centro de Referência e Assistência Social), lá um agente pedirá para você baixar um app que irá gerar sua carteirinha para descontos. Quem deve ir ao CRAS é o responsável da família.
Dicas sobre a utilização:
* Iphones não conseguem baixar o app, somente Androids.
* Imprima sua carteirinha e leve-a no ato da compra
* A ID Jovem não serve para passagens de avião
* Quando for em um guichê comprar algo, não chegue falando que é ID Jovem, se não eles irão só te enrolar. Faça como se estivesse comprando normal e na hora do pagamento você entrega para ele sua carteirinha.
* Em relação às passagens de ônibus, digo para comprarem antecipadamente, pois há apenas duas vagas por ônibus destinadas a utilizarem o ID Jovem.
* As viagens de ônibus não podem ser feitas dentro do mesmo estado, deve ser de um estado a outro.
* A passagem de ônibus comprada com o ID Jovem é intransferível.
Espero que eu tenha ajudado vocês a entenderem mais sobre os direitos dos jovens brasileiros e você já tem a sua?
Salve esse post no Pinterest!