Comidas gregas que você precisa provar!

A Grécia não é composta só de praias bonitas e paisagens incríveis, ela tem uma cultura encantadora e uma culinária absurdamente saborosa.

Com isso, tinha que trazer aqui algumas sugestões de pratos para você experimentar enquanto estiverem pelo país. São pratos que encontrarão facilmente e tenho certeza que vão gostar. E caso você não vá para o país, mas quer montar um jantar grego em casa, já se baseia nessas opções abaixo:

 

1) Gyros

Quem me acompanha nos stories do instagram sabe que eu amo gyros. Aliás tenho um amigo grego em minha cidade que tem um food truck de gyros que vou SEMPRE. E acredito que seja a comida que meu marido mais come, porque é MUITO BOA. O gyros pode lembrar um kebab, mas é diferente. Única coisa parecida é a maneira que a carne é feita, que é em espeto giratório vertical. Essa carne é servida dentro de um pão tipo pita, com salada, batata frita e molho tzatzki (esse molho é maravilhoso). Normalmente há vários tipos de carne, como boi, frango, carneiro, porco e tem a versão vegetariana com cogumelos (que é a que eu pego).


Veja também: Sightseeing Corfu Train


2) Moussaka

Outro prato delicioso é o Moussaka. Lembra uma lasanha, todavia sua base é feita com batata ou beringela. Ela normalmente é rechada com carne, mas há opções vegetarianas também. Em seu recheio também vai um molho à base de leite muito bom. Ela é preparada no forno, ou seja, é assada e servida quente.

 

3) Souvlaki

Acredito que vai ser a comida que irão provar, totalmente sem erro. Isso porque o Souvlaki lembra um espetinho de carne. Só que ele se difere na maneira em que se come, pois é servido com pão, molho e batata frita. Ou seja, uma delícia de prato.

 

4) Lula Frita

É muito tradicional comer lula frita na Grécia, você encontrará essa opção em muitos cardápios de restaurantes. Elas variam sua maneira de preparo, mas em suma é a mesma coisa, pois é a lula frita em óleo. Porém ela é bem sequinha, não escorre óleo não. Há possibilidade de pedir somente ela, ou com acompanhamentos como massas e saladas.


Veja também: 6 Dicas para sua viagem internacional!


5) Dolmadakia

Tem quem diga que ela parece com um charuto da comida árabe, mas eu acho bem diferente em relação ao sabor. Isso porque mudam os ingredientes. O prato são folhas secas de videira, recheadas com carne. Sendo essas cozidas. Na versão vegetariana, que recheia com vegetais, vi servirem quente e frio (frio parece mais com uma saladinha). Quando vi as folhas de videira, achei que poderiam ser ruins, mas achei elas bem gostosas.

 

6) Carneiro Assado

Um prato bem tradicional grego é o carneiro assado, principalmente no período da Páscoa ortodoxa grega. No sábado as famílias se juntam e preparam o carneiro para assarem no outro dia e ser servido como prato principal. O carneiro é preparado com suco de limão, ervas, sal e especiarias. Normalmente está acompanhado de arroz de canela.


Veja também: Pratos típicos da Escócia


7) Fava

A fava grega é um purê cozido feito com ervilha (só que ela é amarela), essa temperada com cebola e servida com azeite. Servem ela de aperitivo ou como acompanhamento. Será difícil achá-la como prato principal, mas é bem típico e precisam experimentar. Antes que pensem que o gosto lembra o da nossa ervilha, achei a ervilha amarela com um gosto totalmente diferente, mas muito boa.

 

8) Massa com frutos do mar

Você verá muitos restaurantes vendendo massas e muitos vendendo frutos do mar. E claro que quase todos eles juntam essa duas iguarias deliciosas. Portanto não deixe de comer uma pasta com frutos do mar, escolha o da sua preferência, seja camarão, lagostim, lagosta, lula, mexilhões, etc.

 


Veja também: Doces portugueses que você precisa experimentar!


9) Loukoumades

Claro que vou trazer sobremesas para vocês, e a primeira são as Loukoumades. São bolinhas de massa, parecidas com o doughnut, servidas com mel. Você encontra em casas de doces e cafés, mas eu comi mesmo em uma barraquinha de rua em uma feirinha. Lembra um bolinho de chuva com mel.

 

10) Bougatsa

Outro doce que precisam experimentar é a Bougatsa. Ela é feita com uma massa filo, uma massa fina e delicada e recheada com creme de confeiteiro. Sob ela vai açúcar e canela, deixando-a mais saborosa.

 

Gostaram das dicas? Tem muitas outras delicias que você deve experimentar. Então não exite provar as comidas gregas, porque eles tem uma culinária riquíssima.

 

 

 

 

 

Comments

comments

Veja também:

transporte em roma

Transporte em Roma

Antes de ir para algum destino é muito importante saber como funciona o transporte local, porque se for dependendo apenas de uber e táxi podem “gastar um rim”. Então vamos entender como funciona o transporte em Roma?

Leia mais
lago di como

O que preciso saber sobre o Lago di Como

Uma das principais dicas da Itália que eu posso dar à vocês é conhecer o norte da Itália, uma região belíssima e um dos principais pontos que precisam conhecer é o Lago di Como.

Leia mais