Quando eu viajo para algum destino pela primeira vez, busco comer os pratos típicos da região, para entender um pouco mais da cultura e hábitos locais.
Dessa maneira, em minha viagem para a Chapada Diamantina na Bahia tentei experimentar algumas dessas opções. E se você é como eu e quer saborear pratos diferentes e deliciosos, confere essa lista que vou deixar para vocês:
1. Palma
Com certeza o Cortado de Palma é o principal prato típico da região. Você verá em muitas paisagens, plantações de Palma. Ela é um tipo de cacto que originalmente alimentava apenas animais, mas os baianos a aperfeiçoaram com vários temperos e hoje ela está na mesa de quase toda a população.
2. Godó de Banana
O Godó de Banana é um prato delicioso que foi inventado pelos garimpeiros. Ele é um ensopado de banana verde com um pouco de carne de sol. Tem a possibilidade de encontrarem sem a carne, mas continuará com sabor muito bom. Fica ótimo combinado com arroz, feijão, farofa e salada.
3. Farofa de Garimpeiro
Semelhante a uma paçoca na textura vem a Farofa de Garimpeiro. Ela é feita com carne de sol frita e muito bem temperada. A farofa é servida bem sequinha e é um ótimo acompanhamento, sem contar que é ótimo para dar energia. Os garimpeiros sempre a levavam pelas matas para dar força no percurso.
4. Palmito de Jaca
O prato que ganhou o coração dos vegetarianos e veganos que passam pela Chapada Diamantina. Isso porque utiliza do broto da jaca, esse lembra o palmito, ou seja, possível colocá-lo em diversos pratos. Você encontrará muitas opções que substituem as proteínas pelo palmito de jaca, como, coxinhas, moquecas, pastéis, entre outros.
5. Café
A região da Chapada Diamantina é famosa por seu café gourmet ou especial. Muitas marcas das cidades aos arredores já ganharam diversos prêmios, devido suas qualidades. Um dos fatores que fazem com que seja muito bom é a altitude, ou seja, são cultivados a mais de dois mil metros de altura. Dessa forma, o grão vem ganhando o coração dos turistas e de todos que o experimenta. O mais renomado é o Café Piatã, vale à pena experimentar.
Salve esse post no Pinterest!