Contemplação das Araras

Um dos melhores passeios a ser feito em Nobres é a contemplação das araras. Vem entender como funciona esse passeio e o melhor horário para fazê-lo.

Esse passeio acontece às margens da Lagoa das Araras, que fica na Vila de Bom Jardim em Nobres, no Mato Grosso. Chegar até ele é fácil, fica bem na entrada da cidade. Só que sugiro já irem com o voucher comprado em uma agência da cidade. Eu adquiri o meu com a Pousada Bom Jardim.

Na agência eles me deram as instruções de como chegar, mas não tem erro. Todavia é preciso estar com veículo na cidade, ou se não terá que andar bastante em rodovia e estrada de terra. O valor do voucher por pessoa sai R$ 20,00 e o passeio é “auto-guiável”. Não precisa estar acompanhado de guia para realizá-lo.

Ao ir para a Lagoa das Araras, você passa por um Depósito de Material de Construções. É obrigatório parar no local e entregar o voucher de visitação. Após isso, algum funcionário do estabelecimento descerá a estrada de terra para abrir uma porteira. Você irá segui-lo até essa porteira, depois é só seguir a estrada de terra por um tempo. Ela tem apenas um caminho e placas, então não irá se perder.

Chegando próximo a Lagoa há uma área de estacionamento. Deixe seu carro, sem custo algum e entre na trilha. A trilha tem aproximadamente 300 metros e é muito fácil e rápida de ser feita. A trilha se bifurca e não havia lido isso em nenhum lugar: FAÇA OS DOIS LADOS DA TRILHA. Pois fomos apenas para o lado em que vimos a lagoa, estávamos quase indo embora quando vimos pessoas saindo do outro lado e é uma experiência incrível também.

Só que vamos começar com o lado esquerdo da bifurcação. Desde ela você já consegue avistar a lagoa, então vá em direção a mesma e aprecie a maravilha do local. A vegetação em meio a lagoa e que a rodeia, refletida é algo inexplicável e lindo. Sem contar que o local tem uma infraestrutura para receber turistas, então fizeram uma trilha em volta da lagoa (parte dela) com bancos para que os turistas parem e apreciem o momento. Também há um deck de madeira que te leva um pouco a dentro da lagoa e mais próximo das árvores.

Pare, pense e reflita durante aquele momento, pois é realmente mágico. Você verá diversos pássaros voando livremente no céu e repousando nessas árvores. Dentre eles há uma grande variedade de araras, sendo possível ver araras de diversas as cores. Confesso que desse ponto é bem difícil avistá-las. Então se tiver um binóculos , leve. Mas dá para ver a olho nu, tranquilamente.

Mas lembram-se da bifurcação da trilha? Então se vocês seguirem para o lado direito da mesma. Ela te levará até outro deck de madeira. E esse está alojado em meio as árvores, ou seja, você verá as araras de pertinho. Então não fique se matando para ver perto da lagoa, vá do outro lado também, que as verá de perto.

O melhor horário para ir ao local é no pôr do sol, primeiro porque o visual é incrível e as cores no céu sendo refletidas na lagoa, ficarão marcados para sempre em sua memória. Mas é nesse momento que os pássaros se refugiam, buscando lugares para pararem. E ali é um ponto que eles sempre fazem essa parada. Dizem que assistir o nascer do sol também é bonito no local, mas entre em contato com a Pousada Bom Jardim para ver como funcionaria, pois o depósito que devemos entregar o voucher estará fechado. Então talvez terão que agendar, caso queiram assistir durante esse horário. Lembrem-se que o pôr do sol em Nobres acontece um pouco mais cedo que para nós, então é recomendado estar entrando na Lagoa entre às 16h e 16h30, para aproveitarem bem o local.

Sei que terá pessoas querendo saber se podem entrar na lagoa e como diz o nome do passeio, é apenas CONTEMPLAÇÃO. Então infelizmente não podem. Mas deixo uma dica valiosíssima: passem REPELENTE. Porque os bichinhos ali atacam com gosto.

Mais Informações:

Contemplação das Araras

Telefone: (65) 3102-2018 / (65) 99989-7968

E-mail: contato@pousadabomjardim.com

Site: Pousada Bom Jardim

 

Salve esse post no Pinterest!

Comments

comments

Veja também:

transporte em roma

Transporte em Roma

Antes de ir para algum destino é muito importante saber como funciona o transporte local, porque se for dependendo apenas de uber e táxi podem “gastar um rim”. Então vamos entender como funciona o transporte em Roma?

Leia mais
lago di como

O que preciso saber sobre o Lago di Como

Uma das principais dicas da Itália que eu posso dar à vocês é conhecer o norte da Itália, uma região belíssima e um dos principais pontos que precisam conhecer é o Lago di Como.

Leia mais