Ao ler Meridiano de Greenwich, já pensou nas aulas de geografia não é mesmo? Mas é bem isso, podemos ir até a linha que corta o mundo. Ela fica em Londres e é possível visitá-la.
Antes que pensem que existe realmente uma linha, NÃO, não existe. O Meridiano de Greenwich é uma linha imaginária que divide a Terra em Ocidente e Oriente. A mesma é utilizada como base para cálculos de longitudes e também na divisão de fusos horários. Essa linha passa em cima de Greenwich, uma bela região de Londres que todos devem conhecer. Portanto lá é o lugar perfeito para estar em dois lugares ao mesmo tempo, um pé no ocidente e um pé no oriente do mundo.
No Parque Greenwich há muitas atrações a serem visitadas, como:
* Cutty Sark – Também chamado de navio do chá, um navio usado nas viagens à China pelos ingleses para transportar essa bebida.
* Old Royal Naval College – Antigo Palácio construído pelo rei Henrique VII.
* National Maritime Museum – Museu dedicado à história marítima e possui um grande acervo da navegação da Inglaterra.
* Greenwich Park, Royal Observatory e Meridiano de Greenwich – Por fim, o Observatório do Meridiano de Greenwich que fica em uma colina que te proporciona uma encantadora vista de Londres. Você pode adquirir seu ingresso e visitar o local, ou do lado de fora, bem pertinho tem uma marcação que divide o Oriente do Ocidente e você pode ir até a mesma sem gastar nada.
Veja também: 10 Museus gratuitos em Londres!
Como chegar em Greenwich Park?
Ir até Greenwich Park já é um passeio. Como o lugar não é muito próximo do centro indico a irem de barco. Depois vocês voltam de trem, metrô, ou ônibus. Há muitos passeios de barco pelo Rio Tâmisa, mas eles são caros, então ir até Greenwich de barco, já mata dois coelhos com uma cajadada só. Já vai até o parque e já anda de barco.
Há barcos que agem como se fosse um meio de transporte comum, esses são feitos pela Thames Clipper e normalmente atende mais moradores britânicos, mas você pode pegá-lo sem problemas. Esses barcos partem de frente a estação de metrô Embankment, do lado do rio oposto da London Eye e você pode comprar os bilhetes no próprio local. Caso tenha o “Oyster Card”, o preço fica mais acessível. Se não sabe o que é o Oyster, entre nesse post que explica tudo sobre os transportes de Londres.
Após comprar seu ticket aproveite o percurso até o Greenwich Park.
Como voltar para o centro de Londres?
Você pode voltar de barco se quiser, mas acho que não tem necessidade de pagar o valor para o regresso, caso já tenha ido com esse meio de transporte. Tem quem indique pegarem o Teleférico Emirates Air Line, um teleférico de 90 metros de altura que atravessa o Rio Tâmisa. Caso decida isso, deverá pegar um ônibus das linhas 129 ou 188 com destino a North Greenwich e lá pegar o teleférico. Após o teleférico, pegue o DLR e o metrô.
Agora se não querem gastar com teleférico, tem medo de altura e quer voltar de uma forma mais simples, basta pegar o DLR e o metrô para chegar ao centro da cidade. O caminho é bem fácil, por mais que não usamos sempre o DLR, ele é bem parecido com o metrô londrino, só que é um trem e o bom é que algumas de suas estações cruzam com algumas estações de metrô, podendo assim cambiar entre leas facilmente.
Gostaram da dica de passeio? Eu amo o Greenwich Park e também o mercado de rua próximo a ele. Simplesmente encantador, caso queiram ir ele funciona das 10h às 18h todos os dias, mas no sábado é melhor.
Veja também: Os melhores mercados de rua de Londres!
Dica para viagem internacional: SEGURO VIAGEM É IMPORTANTE. Então adquira o Seguros Promo com meu código de 5% de desconto (CHAPINHANAMALA5) e não passe apuros se algo acontecer. Além do mais, nunca esperamos o pior, mas é sempre bom estarmos preparados, não é mesmo? E para entenderem qual a necessidade de ter um seguro viagem, entrem aqui.