O que fazer na quarentena: dicas para viajar sem sair de casa

Muitos não sabem e acham que só terão filmes e séries para ver nesses dias, mas na verdade tem uma infinidade de coisas a se fazer para passar o tempo em casa, ainda mais relacionado a viagens. E lembrem-se de ficarem em casa, pois assim você protege não só você, mas também quem você ama!

 

Assista filmes, séries e documentários

Em dias normais, às vezes não dá tempo de parar e assistir TV, então indico muito a fazerem isso nessa época de quarentena. Então vou começar a lista com o clássico: assistir filmes, séries e documentários. Sabia que existem muito deles com o tema viagem? Vou deixar abaixo algumas sugestões para assistir em casa, todas podem encontrar no Netflix ou na Prime Videos.

Filmes:

* Comer, Rezar e Amar – Um filme estrelado por Julia Robert, em que relata a vida de uma mulher bem sucedida que se divorcia e sai em uma jornada de auto conhecimento, que a leva à Itália (comer), à Índia (rezar) e a Bali (amar). Um filme ótimo, que precisam assistir.

* Meia Noite em Paris – Um jovem escritor vai à Paris com sua noiva e à noite ele sai sozinho explorar a cidade. Ele encontra um grupo de estranhos, que na verdade são grandes nomes da literatura. Uma comédia romântica agradável e ótima para conhecerem um pouco mais de Paris.

 

Séries:

* Turismo Macabro – A série te leva a conhecer pontos turísticos inusitados e na maioria das vezes, lugares sombrios. Em que você não acharia possível alguém querer conhecer, mas se tornaram pontos turísticos, como: rituais fúnebres bizarros na Indonésia. Uma série com certeza muito interessante e que te levará a visitar lugares que nunca pensarão explorar.

* Sense 8 – A história de 8 desconhecidos se entrelaçam, devido eles estarem ligados mentalmente. Eles são de diversas partes do mundo, mais precisamente 9 cidades e 8 países diferentes: Chicago, San Francisco, Londres, Berlim, Seul, Rekjavík, Cidade do México, Nairobi e Mumbai. Com isso, acabam conhecendo um pouco desses lugares  e de outras partes do mundo. Essa é uma série diferente e que te encantará com principalmente a diversidade de culturas do mundo.

 

Documentários:

* A Magia dos Andes: Um documentário que segue a viagem de cinco pessoas que vão explorar as montanhas da América do Sul. Pode ser considerado uma série, mas como tem 5 episódios pequenos e é gravado como um documentário, o categorizo assim. Vale muito à pena assistir e ver as belezas do nosso continente.

* Léa e Eu – A história de duas melhores amigas (Léa e Camille) que partem em uma jornada pela América Latina. Nessa elas se auto sintonizam e utilizam da medicina natural na esperança de curar a doença terminal de Léa. Um documentário autobiográfico emocionante para assistirem e percorrerem um pouco mais por nosso continente.

 

Assista Programas de TV

Primeiro englobei aquelas programações, que encontrarão no Netfliz e Amazon Prime Videos, em lugares do tipo. Agora continuo na TV, mas em canais de TV a cabo. Na verdade, nem precisa ser TV a cabo, dou como exemplo o programa PLUG da Globo (RPC), que passa no Paraná todo sábado de manhã, mostrando as belezas do estado. Tenho certeza que no seu estado tenha algo do tipo. Existem MUITOS programas ótimos para assistirem, relacionados a viagem.  Vou deixar alguns exemplos abaixo, mas explorem muitos esses canais e programas:

* Anota aí – Titi Müller apresenta esse programa, mostrando várias cidades do mundo, como Londres, Kingston, Amsterdã e Macau. Ela mostra lugares inusitados e é um programa divertido e ótimo para assistirem. O programa é exibido no Multishow.

* Mundo Visto de Cima – Um programa que oferece um ponto de vista diferente do nosso planeta. Em cada episódio eles passam um lugar diferente, trazem muitas curiosidades e paisagens encantadoras. Eu sou apaixonada por esse programa. Ele é transmitido na GloboSat.

 

Assista a Canais de Viagem no Youtube

Meus sábados e domingos eu estou dedicando a assistir canais de viagens no Youtube. Tem muitos canais com ótimo conteúdo, outros com imagens lindíssimas. Enquanto eu, só enrolo para abrir o meu e colocar vídeos das minhas viagens, me delicio com a viagem dos outros. Prometo, que vou abrir o meu e tentar colocar muitos vídeos incríveis para vocês, enquanto isso acompanhem alguns ótimos canais:

* Prefiro Viajar – Acompanhe nesse canal as viagens da Amandinha e suas AmanDicas. Ela posta vídeos em forma de séries ou também únicos, esses de várias partes do mundo. Um dos melhores canais de viagem em relação a conteúdo.

* Vaz Aonde – Esse é o canal do Vaz, um engenheiro aposentado, que se dedica a viajar o mundo. Ele faz seus vídeos com as melhores imagens que já vi. Ótimos vídeos, que deixarão você encantado por vários lugares do nosso planeta.

* We Love – O casal Manu e Matheus sobem vídeos de vários destinos onde estiveram, de uma forma encantadora e que deixaram vocês apaixonados e desejando ir aos lugares em questão. Uma edição impecável que te levará a viajar com eles.

 

 

Faça tour virtuais por diversos pontos do mundo!

Você sabia que muitos lugares do mundo estão possibilitando visitá-los via internet. Nos próximos dias aqui no blog vou dar várias sugestões para explorarem pelo mundo. Mas para matar a curiosidade, claro que já vou trazer aqui alguns exemplos. E sei que estão se perguntando “mas que tipo de lugares”. É possível fazer tour virtual por jardins, museus, castelos, entre outros. Abaixo vou deixar o link de alguns museus para visitarem de casa. Esse foi um projesto do Google Arts & Culture com mais de 500 galerias e museus do mundo:

* British Museum (Londres) – para visitá-lo, acesse aqui!

* Field Musem (Estados Unidos) – para visitá-lo, acesse aqui!

* Museo Sorolla (Espanha) – para visitá-lo, acesse aqui!

* La Galleria Nazionale (Itália) – para visitá-lo, acesse aqui!

* Deutsches Museum (Alemanha) – para visitá-lo, acesse aqui!

 

Cozinhe um prato típico de outro país

Acho essa ideia MARAVILHOSA para quem quer conhecer outras culturas e se auto desafiar. Já que estarão em casa, dedique seu tempo a cozinha e descubra novos sabores, pelos quais não estão acostumados. Será uma viagem, sem sair de casa e pode compartilhar com sua família. Abaixo vou dar exemplo de alguns pratos que podem fazer em casa, mas não fiquem presos somente a esses, saibam que tem inúmeros pratos deliciosos que podem preparar.

* Noite Italiana – Prepare algumas massas e/ou riosotos.

* Jantar Mexicano – Prepare um jantar mexicano, com nachos, enchiladas, burritos e muito chilli.

* Noite Japonesa – Prepare uramakis, hossomakis, sushis, sashimis e etc.

* Jantar Árabe – Prepare quibes crus e assados, esfirra, charutos e muito mais.

Deixe sua criatividade fluir e explore destinos que sempre teve vontade de ir ou com vontade de voltar.

 

Assista a apresentações online

Várias programações que você teria que ir a um teatro ou a algum lugar específico, podem ser vistas agora de casa. Isso é o caso de óperas e apresentações circenses. Se nunca foi a nenhuma delas, agora terá a oportunidade e ainda adquirirá mais cultura, não é mesmo?

* Ópera – O MET está transmitindo gratuitamente durante todas as noites às 19h30, concertos de ópera que podem assistir de casa. Para assistir essa incrível apresentação, clique aqui!

* Cique du Soleil – Várias apresentações do circo mais famoso do mundo foram disponibilizadas a todos para assistirem de casa. Para acompanhar as apresentações, clique aqui!

 

Leia um livro de viagem

Não precisa ler um livro explicando detalhes específicos de certos lugares pelo mundo. Claro que esses também são incríveis, mas há vários que te levam a viajar, contando história de viajantes. Aqui no blog tem um post sugerindo 10 livros com tema viagem para vocês. Todos eles são incríveis e te fará dar uma volta pelo mundo.

 

Organize suas fotos de viagens

Seu celular está com muitas fotos? Mal consegue achar uma daquele destino que te marcou? Ou pior, baixou no celular em várias pastas e estão todas confusas? Se for procurar uma foto em específico, até desiste de tão bagunçado que está? A quarentena é o momento ideal para você organizar esses arquivos. Além da organização, você conseguirá relembrar, momentos mágicos que já viveu.

Dica: transfira tudo para um HD, pois desocupam a memória do seu celular e do seu computador. Lá dentro eu faço pastas por ano e dentro de cada ano, os meses. E coloco as fotos que  foram tiradas em determinadas épocas. Outra dica é ter dois HD, para um servir de backup, ou colocar todos esses arquivos no Google Divre ou Dropbox e guardar na nuvem seus arquivos, assim não correrá risco de perder.

 

Separe e revele fotos de viagens

Já que estará organizando suas fotos em algum lugar, aproveite e já selecione as melhores de cada viagem, para revelar. Antigamente, toda foto era revelada e com as câmeras digitais, isso foi esquecido. Mas não esqueça disso não, pois fotos impressas em casa, são tão lindas. Ótimas para reviverem os momentos. Há também empresas online que montam álbuns e te mandam pronto, não precisam nem do trabalho de ir revelar as fotos. Um site que faz esse serviço e que mantém a qualidade das fotos é o Phooto.

 

Sonhe e Planeje com viagens futuras

Não sei vocês, mas quando essa quarentena acabar, quero pegar o primeiro voo, ou um carro e sair explorando vários destinos. Então, já estou aproveitando para planejar futuras viagens. Então já fico de olho em vários instagrans de viagens e estou atualizadno a minha Bucket List, e indico a fazerem o mesmo. Entre em diversas páginas e salve aqueles lugares que te fascinam. Abaixo vou sugerir alguns perfis, que irão te mostrar lugares incríveis pelo mundo:

* @chapinhanamala

* @maladeviagem

* @melevanamalaamor

* @prefiroviajar

* @viajandocomgabi

Depois que salvou vários lugares incríveis, comece a planejar suas viagens para esses destinos. Sei que não terá data ainda para ir e talvez não terá dinheiro, mas deixe tudo planejado, para quando tiver esses quesitos, estar tudo certo. Pesquise as cidades que quer conhecer, qual a melhor forma de ir, os valores, quais os pontos turísticos, quando ir, onde ficar, quais os melhores restaurantes e o que não pode deixar de comer, já trace a rota para economizar tempo e anote todas informações do local. Tenho certeza que quando chegar a hora da viagem, já estará tudo bem mastigado e bem mais fácil de organizá-la.

Aqui embaixo vou deixar alguns lugares que já fui e que no blog tem MUITA informação, para facilitar ainda mais sua viagem:

* Chapada dos Veadeiros

* Gramado

* Las Vegas

* Londres

 

Aprenda outro idioma

Com esse tempo parado em casa, aproveite para aprender outro idioma e para trocar experiências com pessoas de outros países. Baixe aplicativos que te auxiliem no aprendizado e se cadastre no Cambly. Esse é uma plataforma digital que nos conecta com vários professores de diferentes lugares do mundo. É uma ótima forma de praticar e aprender ainda mais outra língua. Outra forma de aperfeiçoamento é buscar livros e artigos em outra língua.

 

Viu, que não é porque não podemos sair de casa, que não podemos viajar. Claro que viajar de verdade ainda levará um tempo, mas por enquanto, siga essas dicas e já aproveite um pouco mais de outros cantinhos do mundo do seu sofá.

Comments

comments

Veja também:

transporte em roma

Transporte em Roma

Antes de ir para algum destino é muito importante saber como funciona o transporte local, porque se for dependendo apenas de uber e táxi podem “gastar um rim”. Então vamos entender como funciona o transporte em Roma?

Leia mais
lago di como

O que preciso saber sobre o Lago di Como

Uma das principais dicas da Itália que eu posso dar à vocês é conhecer o norte da Itália, uma região belíssima e um dos principais pontos que precisam conhecer é o Lago di Como.

Leia mais