O que fazer no Porto

Porto é uma das principais cidades portuguesas e com muito que conhecer. A cidade é cheia de charme e une diversas paisagens incríveis, como rio, praia, parques, vinícolas, centro histórico e muitas casinhas lindas portuguesas.

Lugares interessantes para visitar na cidade é o que não falta. Com isso montei uma listinha de lugares que devem ir na cidade, que deixarão sua visita ao país ainda mais completa e com muito charme.

 

Centro Histórico do Porto

Com certeza a primeira coisa que se deve fazer no Porto é andar pelas ruas do centro histórico. Ele é incrível, cheio de casas antigas, umas em cima das outras, com roupas penduradas nas janelas e até cordões de varal para fora. Sei que ao falar isso, achamos feio e estranho, mas faz parte da cidade, algo tradicional e que é a cara de Porto. Perto da Ribeira há pontes que cruzam o rio e barquinhos às margens desse que completam ainda mais o cenário. Um local ótimo para passearem tanto de dia, quanto de noite.

 

Rio Douro

Como mencionei o rio acima, já vou colocar ele na nossa listinha. Visto que ele banha a cidade do Porto e logo desemboca ao mar. A região do Douro é considerada Patrimônio da Humanidade pela UNESCO, como paisagem natural é é importante para cidade. Na ribeira há várias empresas que fornecem passeios de barco pelo rio, essas são áudio guiadas e explicativas, bem interessantes.

Curiosidade: O Rio Douro é o terceiro rio mais extenso da Península Ibérica, ele nasce na Espanha e acaba em Portugal.


Veja também: Quando ir a Portugal


Ponte D. Luís

Essa é a principal ponte que liga as duas margens do Rio Douro. Ela é feita em estrutura metálica e foi construída em 1881. Ela liga a cidade do Porto com Vila Nova de Gaia. Ela tem dois andares em que é possível transitar, sendo o superior para metrô e o inferior para carros e pedestres.

 

Livraria Lello

A Livraria Lello é a mais conhecida do país e também já foi nomeada como a melhor do mundo. Ela está inserida em um edifício neogótico português, que conta com um arco em sua entrada central e duas vitrines laterais. Ela também se tornou mais conhecida devido ter servido de inspiração para os livros do Harry Potter, escritos pela autora J.K. Rowling.

 

Torre dos Clérigos

O monumento mais alto do Porto é a Torre dos Clérigos, ela faz parte da Igreja dos Clérigos. A torre é um Patrimônio tombado pela UNESCO e um dos símbolos mais importantes da cidade. Ela mistura dois fatores de extrema importância para a cidade, que são religião e cultura.


Veja também: Dicas para sua primeira viagem a Portugal


Parque da Cidade

O maior parque urbano de Portugal fica em Porto. Esse é o Parque da Cidade que possui mais de 80 hectares. Os caminhos formados dentro dele chegam a ter 10 quilômetros de distância, esses passam por lagos, área verde com muita flora e também grande fauna. O melhor de tudo é que ele fica no meio da cidade e é super fácil chegar ao mesmo.

 

Palácio de Cristal

Atualmente o local serve como um pavilhão de esportes, porém entre 1865 e 1951 ele agia como um palácio da realeza. O lugar foi inspirado no Crystal Palace de Londres e possui jardins românticos, belíssimos, com muitas esculturas e flores.

 

Palácio da Bolsa

Um luxuoso edifício do século XIX é o Palácio da Bolsa. Ele é o símbolo comercial da cidade e sede da Viniportugal (local que podem fazer degustações de vinhos de várias regiões do país). Você pode transitar pelo palácio e conhecer: a sala tribunal, a sala das assembleias, a sala dos retratos, a galeria dos antigos presidentes e o salão árabe.


Veja também: A Francesinha (prato típico do Porto)


Estação São Bento

Essa é a estação ferroviária da cidade e podem achar estranho eu incluí-la nessa lista, mas é que na verdade ela é uma das mais lindas de Portugal. Ela foi inaugurada em 1916 e fica no centro da cidade. O que mais chama a atenção na mesma, são seus mais de 20 mil azulejos portugueses que contam a história do país.

 

Catedral da Sé

Na parte mais alta da cidade fica a Catedral da Sé, uma construção iniciada no século XII e que já passou por várias reformas. Devido a isso, ela não possui um estilo específico, mas sim uma junção de muitos estilos arquitetônicos. Ela é uma das mais importantes igrejas do Porto e pode visitá-la gratuitamente

Dica: No último andar há um painel de azulejos portugueses lindo!

 

Museus

No Porto há vários museus que podem visitar, a cidade é muito cultural e rica em conhecimento. Há diferentes tipos de museus que devem ser explorados, que abrangem desde exposições artísticas, como também explicando sobre vinhos (Museu do Vinho do Porto – um dos melhores da cidade). Então se gosta de museu, não deixe de incluir alguns em seu roteiro. Aliás dê uma olhada no post Museus para conhecer na cidade do Porto.

 

Gostaram da nossa listinha? Agora só conhecer todos esses lugares incríveis do Porto, tenho certeza que irão amar a cidade.


Dica para viagem internacional: SEGURO VIAGEM É IMPORTANTE. Então adquira o Seguros Promo com meu código de 5% de desconto (CHAPINHANAMALA5) e não passe apuros se algo acontecer. Além do mais, nunca esperamos o pior, mas é sempre bom estarmos preparados, não é mesmo? E para entenderem qual a necessidade de ter um seguro viagem, entrem aqui.

 

Salve esse post no Pinterest!

Comments

comments

Veja também:

transporte em roma

Transporte em Roma

Antes de ir para algum destino é muito importante saber como funciona o transporte local, porque se for dependendo apenas de uber e táxi podem “gastar um rim”. Então vamos entender como funciona o transporte em Roma?

Leia mais
lago di como

O que preciso saber sobre o Lago di Como

Uma das principais dicas da Itália que eu posso dar à vocês é conhecer o norte da Itália, uma região belíssima e um dos principais pontos que precisam conhecer é o Lago di Como.

Leia mais