Nós brasileiros não temos costume de viajar de trem, porque em nosso país não temos muitos trens para passageiros nas ferrovias. Por isso, antes de embarcar em uma viagem de trem, leia esse texto que conterá alguns cuidados que precisa ter.
Em diversos lugares do mundo, é comum as pessoas viajarem de trem. Esse meio de transporte é muito utilizado para ligar cidades, regiões e países. Eu já viajei nesse meio de transporte em muitos dos destinos em que viajei, sendo a maioria deles na Europa, mas também utilizei esse transporte no Peru. Então sempre pesquise se há esse meio de transporte em seu destino e se aventure nessa experiência que é diferente para nós, e que muitas vezes apresentam um ótimo custo benefício.
Veja também: Dicas para viajar de Trem na Itália
Confira seu assento e vagão
Assim como as passagens de avião ou de ônibus, a maioria dos trens tem marcação de assento, ou pelo menos, marcação do vagão que devem viajar. Esses vagões mudam de acordo com a classe em que você adquiriu seu ticket. Sim, em alguns trens existem primeira classe, então se não comprou um ticket dessa classe, não poderá viajar nesse local.
Sei que nesse momento você pode ter pensado “Mas Fernanda, eu devo entrar só pelo meu vagão?”, NÃO, se entrar pelo seu vagão melhor, se não, pode entrar por o que estiver mais próximo e ir trocando de vagão por dentro do trem. Isso também acontece quando o trem tem mais vagões do que a extensão da plataforma, às vezes pela plataforma, você não tem acesso ao seu vagão, tendo que entrar por outro e se movimenta por dentro do trem.
Para os espertinhos de plantão, saiba que nos trens existem fiscais que passão de assento em assento conferindo as passagens, então sempre tenha a sua em mão e sente no local correto onde você se acomodará. Dessa forma, evitará transtornos e até multas.
Valide a passagem antes de entrar no trem
Não basta você comprar a passagem e entrar no trem. Em muitos lugares, principalmente em toda a Europa é necessário validar o seu ticket antes de entrar no trem. Isso garantirá seu registro como passageiro. Caso você não faça isso, os fiscais poderão te aplicar uma multa. Mas qual o motivo dessa validação? Ela mostra o momento de embarque, ou seja, o horário que estará embarcando. Isso porque em muitas passagens que você compra, mostra a origem e destino, mas não mostra o horário que irá pegar, sendo assim efetivado com a validação. E é uma forma de controle das companhias de ferrovia de fazer o “check in” dos passageiros.
A validação é feita em máquinas automáticas em que você pode encostar o ticket ou inseri-lo em algum espaço. Caso não ache, pergunte a alguém que trabalhe na estação, que eles irão te mostrar. No Peru não foi necessário dessa efetivação, mas mesmo assim perguntei no mínimo 10 vezes antes de embarcar para ter certeza, então peço para que perguntem para ter certeza, vai que isso resolve mudar.
Veja também: Sites para economizar em passagens aéreas
Não jogue fora sua passagem
Como eu disse anteriormente, há fiscais que passam conferindo sua passagem. Então eles irão até vocês e irão conferir a sua origem, destino, horário, número de assento, número de vagão, categoria de passagem e mais informações pertinentes a eles. Caso você esteja sem a sua passagem, ele entenderá que está ali ilegalmente, podendo te pedir para descer em uma próxima parada e ainda aplicando uma multa. E dependendo de onde desembarca, precisa apresentar sua passagem na saída da estação. Então guarde sua passagem, não a perca!
Muitas malas e bagagens pesadas atrapalham
Normalmente não há limite de malas que possa levar em uma viagem de trem, porém é você quem carrega, é você quem guarda e é você quem descarrega. Sendo assim difícil de controlar tudo para quem está com muitas malas ou com essas pesadas demais. Ao entrar na maioria dos trens, você terá que passar por degraus, esses são altos e as portas são estreitas, fazendo com que fique mais complicado de manusear suas bagagens. Sem contar, que se o seu destino não for o destino final do trem, vai acabar se tornando um caos. Porque no percurso de viagem o trem vai fazendo paradas em que as pessoas podem ir descendo e se você tem que desembarcar em um desses pontos e tiver muitas malas, poderá não dar tempo de descer com tudo, ainda mais porque terão mais pessoas descendo e entrando naquele mesmo momento no local. Com isso, faça malas práticas, pequenas e não muito pesadas, que sejam carregadas facilmente.
Veja também: Qual a melhor época para viajar à Itália?
Tente chegar cedo
O trem não irá partir antes do seu horário e será raro ele atrasar, mas peço para que tentem chegar antes porque a maioria dos trens tem um pequeno espaço em cada vagão para colocar as malas. E se chegarem em cima da hora e seu trem estiver cheio, pode ficar sem lugar para por sua mala. A mala de mão será mais fácil de arrumar, pois normalmente há espaço para colocar em cima ou embaixo do seu assento.
Escolha a estação correta
Muitos destinos tem mais de uma estação de trem e se acabar comprando para qualquer uma, pode acabar descendo muito longe dos lugares turísticos ou do seu hotel. Então decida qual a melhor estação para você descer e compre seu ticket para o local correto. Caso você comprou para um destino, não desça em outro, porque cada uma tem um valor e pode haver complicações se fizer isso. E lembrem que nem todo trem passa por todas as estações da cidade, então fique atento a isso.
Veja também: O que levar na mochila de trekking!
Controle as paradas de seu trem
Não estou dizendo que precisa ficar contando parada por parada que seu trem está fazendo. Na verdade eu sempre dou uma cochilada, mas indico a vocês saberem o nome correto da estação que irá descer e também o nome de mais algumas estações próximas. Isso é muito válido caso o seu destino não seja a última parada do trem. Pois imagina ele fazendo uma paradinha rápida, ser a sua e você não desembarcar, você só descerá na próxima e para voltar terá que achar outro método, acabando por ter mais gastos. Esse controle é possível ser feito por internet, ou até mesmo anotando em um papel os nomes das estações, essas você consegue pesquisando na internet ou no momento que comprar sua passagem, se solicitar o itinerário no guichê, eles te fornecem.
Espero que esse post tenha ajudado vocês a terem certos cuidados em sua viagem, para assim não terem perrengues. Olha que já passei por alguns desses, então indico a sempre cumprirem com o que recomendei acima. Mas lembrem de não ficar com medo e de apreciarem a vista, porque viajar de trem é poder apreciar paisagens e cenários belíssimos.