Passeio pelo Rio Preguiças nos Lençóis Maranhenses

Passeio pelo Rio Preguiças

Uma das principais atrações dos Lençóis Maranhenses é o passeio pelo Rio Preguiças de lancha. Um tour incrível que todos devem fazer enquanto estiverem na região.

Esse passeio parte de Barreirinhas e é um tour nos Lençóis Maranhenses que será inesquecível. Você deve fechar o seu passeio com uma agência que opera na região ou em seu próprio hotel, se ele oferecer esse serviço. Após a agência buscá-los em vosso hotel, eles irão até o porto de Barreirinhas, banhado pelo Rio Preguiças.

Todo o percurso é maravilhoso, com uma vegetação belíssima, mangues e dunas. A lancha em que fizemos o passeio eram para 10 pessoas, nós estavámos em 5 (fiz essa viagem com minha família: mãe, pai, irmão e cunhada), juntamente com nós havia mais o guia e um senhor que viajava sozinho. O passeio que forma uma das principais atrações dos Lençóis Maranhenses, faz três paradas: Vassouras, Mandacaru e Caburé. Ele tem duração do dia todo, saium ás 09h da manhã do hotel e voltamos por volta das 16h30.

Passeio pelo Rio Preguiças

 


 

Veja também: Porto Preguiças Resort

 


 

Vassouras

Nossa primeira parada foi em Vassouras. Ali, na verdade foi nosso primeiro contato com os Lençóis, porque ali se encontram os Pequenos Lençóis (uma prévia do que é os Lençóis Maranhenses). Essa parada é bem estruturada e ao lado há um restaurante com banheiros. Pelo local também há várias barraquinhas de artesanatos com muitos itrns locais incríveis, mas o que chama a atenção de todos são os macaquinhos que dominam o lugar. Eles ficam não só nas árvores, mas na grande barraca do restaurante, pela areia e por tudo mais.

Cuidado: Os macaquinhos roubam coisas de suas bolsas, se tiverem comida dentro dela fique alerta! Na verdade, eles pegam outras coisas, além de comidas, então cuide de seus pertences.

Lençóis Maranhenses

 

 


 

Veja também: Motivos para você viajar para o Maranhão

 


 

 

Mandacaru

A segunda parada foi em Mandacaru, um pequeno povoado em que se encontra o Farol Preguiças. Esse possui 35 metros de altura e para chegar até o topo precisa subir cerca de 160 deraus. A entrada no local é gratuito e com certeza dali se tem uma das vistas mais lindas de toda região. Deste lugar é possível ver o povoado, dunas, lagoas, o rio Preguiças e o mar que está bem pertinho.

Farol Preguiças

O que mais me deixou incrédula, não sei se triste ou feliz, na verdade mais triste é que ao chegarmos na cidade havia uma placa gigantesca dizendo “Não dê esmolas às crianças, não incentive o trabalho infantil” e fomos recepcionados pela cidade por MUITAS crianças cantando músicas típicas e tradicionais do Maranhão. Elas também queriam ser nossas guias, nos vender itens locais, ou seja, elas queriam dinheiro e você fica com muita dó em não ajudar. Mas a placa foi um tapa na nossa cara e disse para não ajudar. Foi um dilema horrível, confesso e triste de ver tanta criança trabalhando.

Dica: No povoado tem algumas sorveterias que contam com alguns sorvetes com sabores de frutas nordestinas, me acabei no de graviola que sou apaixonada!

Farol Preguiças

 


 

Veja também: O que pode e não pode ser levado na bagagem de mão

 


 

Caburé

Nossa terceira e última parada foi em Caburé. Ali é a região onde o Rio Preguiças realmente deságua no mar, ou seja, é possível tomar um banho de mar e de rio, mas já adianto que a água do rio nessa parte não é doce e sim, salobra (mistura da água doce com água salgada).

Curiosidade: Na região onde o rio e o mar se encontram, a água salgado do mar adentra, com isso ela fica misturada, sendo chamada de água salobra. Após alguns quilômetros adentro que ela se torna 100% doce.

Em Caburé há algumas barracas de restaurantes e é tradicional ser parada de almoço nesse passeio. Foi por lá que almoçamos e foi ali que locamos alguns quadríciclos para nos divertir. O mais incrível era de um lado do quadricilo o mar e do outro muitas dunas que formam os lençóis. Depois de curtirmos a praia e o rio, regressamos de volta até Barreirinhas.

principais atrações dos Lençóis Maranhenses

 


 

Veja também: Quando ir para os Lençóis Maranhenses?

 


 

 

Preços

Fomos para os Lençóis em fevereiro de 2016 e pagamos cerca de R$ 80,00 por pessoa para fazer esse passeio. Minha dica é entrarem em contato com vosso hotel ou já escolher uma agência dos lençóis para saber todos os preços e passeios para fazerem na região.

Esse é um passeio que deve estar em sua lista de “O que fazer nos Lençóis Maranhenses”. Pois ele é incrível e um dos melhores passeios da cidade. Indico a todos que vão para a região.

Lençóis Maranhenses

 


 

Veja também: Em quais situações o seguro viagem pode me ajudar?

 


 

 

Salve esse post no Pinterest!

 

Comments

comments

Veja também:

Convento Santa Cruz de La Popa

Convento Santa Cruz de La Popa

O Convento Santa Cruz de La Popa é um dos principais pontos turísticos de Cartagena e vocês precisam conhecer este lugar importante para a história da cidade.

Leia mais
transporte em roma

Transporte em Roma

Antes de ir para algum destino é muito importante saber como funciona o transporte local, porque se for dependendo apenas de uber e táxi podem “gastar um rim”. Então vamos entender como funciona o transporte em Roma?

Leia mais
lago di como

O que preciso saber sobre o Lago di Como

Uma das principais dicas da Itália que eu posso dar à vocês é conhecer o norte da Itália, uma região belíssima e um dos principais pontos que precisam conhecer é o Lago di Como.

Leia mais