Pukará de Quitor

Um dos pontos turísticos de San Pedro do Atacam são as ruínas de Pukara de Quitor. Um passeio que deve fazer, seja a pé, de carro ou de bike.

Muitos turistas escolhem a bicileta como meio de transporte para ir até Pukara de Quitor, isso porque ela não fica tão perto do centro da cidade, então levaria um bom tempo caminhando e de bike você pode ir aproveitando as paisagens e parando em alguns pontos que te achar interessante, diferente de ir de táxi ou com passeio. Aliás não indico pegarem passeio só para ir até esse local. Eu fui a pé, porque o hotel em que me hospedei na cidade ficava próximo ao local, então sendo fácil o acesso a pé.

O jeito então que mais indico seria irem de bicicleta, aliás andar de bike pelos arredores da cidade é algo muito tranqulo de ser feito, só escolha uma bicicleta confortável, porque serão algumas horas de pedal pela região. Sem contar que você irá se conectar com o deserto de uma forma inexplicável.

E antes de ficarem com medo da distância, saibam que é bem pertinho da cidade. O local fica cerca de 4km do centro de San Pedro de Atacama, ou seja, uns 25 minutinhos de bike, para os mais bem preparados, nem isso. Só que não pensem que as estradas serão todas asfaltadas, elas não são pavimentadas. Pelo trajeto você passa por um riacho, que fica bem baixinho ou quase seco, depende da época em que for. Se não quiser arriscar passar por ele, caso esteja um pouquinho cheio, saiba que mais a frente tem uma pontezinha, mas talvez dará uma voltinha a mais.

 

As Ruínas

As ruínas de Pukara de Quitor estão localizadas em uma reserva arqueológica e para entrar é necessário pagar 3.000 pesos chilenos. Fica atento ao horário de funcionamento do local, pois com a pandemia ele se manteve fechado sem previsão de volta, mas quando fomos funcionava das 09h às 17h. Outro ponto interessante é que em dias de muito vento, eles fecham, pois dizem ser perigoso, então se estiver ventando muito, não perca seu tempo indo até o local, porque provavelmente não poderá entrar.

Pukara de Quitor está relacionado com a história do povo local. Ali era uma contrução militar, que agia como defesa do povo que vivia na região.

Na língua Aymara:

PUKARA = Fortaleza

QUITOR = Nome do morro onde o forte foi construído

 

O forte foi construído nesse local, pois tem vista estratégica para toda a região de San Pedro do Atacama e para o rio San Pedro, sendo assim um lugar favorável para defesa da região. Primeiramente as defesas eram apenas de ataques indígenas, depois foram dos espanhóis que começaram a querer desbravar a região. Em 1540 os espanhóis derrubaram as muralhas e conquitaram o forte. Eles decapitaram todos os guerreiros atacamenhos e incas, com isso o local também é conhecido como “el pueblo de las cabezas”. Após isso o local foi totalmente saqueado e destruído, ficando hoje somente suas ruínas. Essas são na verdade as bases e paredes do forte, feitas de pedra.

Logo na entrada da trilha, conta toda a história em murais. Vale a pena dar uma lida para conhecerem um pouco melhor sobre o ponto turístico em que está visitando.

 

Trilhas

Dentro da reserva arqueológica há três trilhas: 1) Sendero Cavernas (caminho para as cavernas), Sendero Pukara (caminho Pukara) e o Sendero Mirador (caminho para o mirante).

Os dois primeiros citados, você leva cerca de 45 minutos para chegar no topo, ou seja, 1h30min cada um para subir e descer. Na verdade não chega dar tudo isso de tempo. Já a Sendero Mirador, você leva pouco mais de 02h para fazer a trilha completa.

Não esqueçam de apreciar muito a vista do local que é belíssima!

 

Dicas

* Leve bastante água

* Passe protetor solar, MUITO!

* Se possível vá de boné.

* Vá com calçados confortáveis

* Leve dinheiro, pois não aceitam cartão de crédito

* Leve um lanche, porque não tem nada para vender no local

* Tranque sua bicicleta, pois como tem muitas pessoas visitando o local de bike, é possível pegar a sua trocada e também para evitar que a mesma seja roubada.

* Não leve muito peso em sua mochila!

 

Depois de tudo isso, aproveite seu passeio e me conta o que achou…


Dica para viagem internacional: SEGURO VIAGEM É IMPORTANTE. Então adquira o Seguros Promo com meu código de 5% de desconto (CHAPINHANAMALA5) e não passe apuros se algo acontecer. Além do mais, nunca esperamos o pior, mas é sempre bom estarmos preparados, não é mesmo? E para entenderem qual a necessidade de ter um seguro viagem, entrem aqui.

 

 Salve esse post no Pinterest!

Comments

comments

Veja também:

Convento Santa Cruz de La Popa

Convento Santa Cruz de La Popa

O Convento Santa Cruz de La Popa é um dos principais pontos turísticos de Cartagena e vocês precisam conhecer este lugar importante para a história da cidade.

Leia mais
transporte em roma

Transporte em Roma

Antes de ir para algum destino é muito importante saber como funciona o transporte local, porque se for dependendo apenas de uber e táxi podem “gastar um rim”. Então vamos entender como funciona o transporte em Roma?

Leia mais
lago di como

O que preciso saber sobre o Lago di Como

Uma das principais dicas da Itália que eu posso dar à vocês é conhecer o norte da Itália, uma região belíssima e um dos principais pontos que precisam conhecer é o Lago di Como.

Leia mais