Quais os aeroportos de Londres e como chegar até o centro da cidade?

Londres é uma das principais cidades do mundo e também uma das com maiores movimentações de pessoas, então não pensem que ela teria apenas um aeroporto, na verdade a cidade possui seis aeroportor. Para não ficarem perdido na hora de comprar seu voo, irei explicar como fazer para chegar de todos eles até o centro da cidade.

Juro que eu queria esse post quando eu fiz meu intercâmbio para Londres, porque eu não tinha noção de quantos aeroportos tinham na cidade, muito menos sabia como ir até o centro. Então tomei a decisão mais cara, porém mais fácil: fechei um transfer no Brasil. Esse já me esperava quando cheguei lá, com uma plaquinha com meu nome. Dessa maneira saibam que de todos eles é possível ir ao centro com transfer privado, mas que há outras possibilidades de se locomover, que foi como eu fiz nas demais vezes que entrei na cidade.

Antes de começar a lhe dar informações, indico também lerem o post sobre como funciona o Transporte dentro de Londres, que irei te explicar todas as maneiras de se locomover na cidade, basta entrar nesse link aqui!

Sempre que forem comprar sua passagem, peço para olharem atentamente o aeroporto que vai chegar, pois às vezes você vê uma passagem muito barata para um aeroporto, mas o que gastará de traslado de lá até o centro é tão alto que não compensa pegar o voô para lá.

O maior aeroporto de Londres, portanto o que recebe mais voôs é o Heathrow. Se estiver indo do Brasil para Londres, bem provável que descerá nele. Todavia há também como chegar na cidade pelos outros aeroportos que são: Gatwick, Stansted, Luton, City e Southend.


Veja também: Dicas para sua primeira viagem à Inglaterra.


1) AEROPORTO HEATHROW (LHR)

O principal aeroporto de Londres, chamado de Heathrow possui a sigla LHR. Ele é considerado um dos maiores aeroportos do mundo, conta com 5 terminais e mais de 200 mil passageiros transitam diariamente por esse aeroporto (a não ser em tempos de pandemia). Ele é o único aeroporto de Londres que é possível acessar de metrô. Fica na região oeste da cidade e está localizado a 24km do centro.

As maneiras de ir dele até o centro são:

* Metrô (Tube/Underground)

A linha de metrô que chega no aeroporto é a Piccadilly e o trajeto até o centro é bem fácil, não é necessário ficar trocando de metrôs, isso só dependerá de onde se hospedar. O percurso demora em torno de 50 minutos. Na estação do metrô do aeroporto você pode comprar um bilhete único ou já adquirir seu “Oyster”, com esse cartão você irá pagar mais barato no seu bilhete, sem contar que utilizará ele mais vezes durante sua estadia. Novamente indico a lerem sobre o Transporte em Londres, que explica bem certinho como ele funciona. Todavia o valor do metrô sairá com o “oyster”, aproximadamente £ 3,1. Ou seja, é uma das maneiras mais econômicas de chegar ao centro de Londres. Qual a desvantagem? Ter que carregar suas malas sozinho, ter pouco lugar para colocar suas malas e ter o risco de pegar o metrô lotado.

 

* Trem Heathrow Express

Esse é um trem que vai direto ao centro de Londres e parte a cada 15 minutos. Definitivamente essa é a forma mais rápida de chegar ao centro de Londres, em aproximadamente 15 minutos você chega na estação de Paddington. Todavia o valor é mais alto, custam em torno de £ 22 o trecho, ou se comprar a ida e a volta o valor é de £ 37. Super indico comprarem ida e volta, porque não há data fixa para usarem na volta, só tem que utilizá-la dentro do prazo de 30 dias. Você pode adquirir seu ticket no aeroporto ou por site.

Para mais informações, acesse o site Heathrow Express.

 

* TFL Rail (antigo Tem Heathrow Connect)

Muitos ainda a chamam de Trem Heathrow Connect, mas seu nome mufou para TFL Rail. Não é um trem expresso, ele vai fazendo paradas. Sai a cada 30 minutos do aeroporto e tamvém te levam até a estação de Paddington em um percurso de aproximadamente 30 minutos. Eles partem dos terminais 2 e 3, mas se estiver nos terminais 4 e 5, saibam que há shuttle gratuito que te leva até os terminais 2 e 3 para pegá-lo. O valor do bilhete custa a partir de £ 10,1 e pode ser comprado no próprio aeroporto.

 

* Ônibus 

A National Express tem ônibus que vão do Heathrow até o centro de Londres, na Victoria Coach Station. O percurso demora de acordo com o trânsito que estiver no momento em que chegar, podendo levar de 40 minutos até 01h30. O bom de pegar essa opção é que não tem um limite de malas para levar, então pode levar tudo com facilidade, diferente do trem e do metrô que você mesmo irá carregar. O valor sai a partir de £ 5 e você pode comprar seu ticket no aeropoto ou antecipadamente pelo site, confesso que sai mais barato se comprar antecipado.

Para mais informações, acesse o site da National Express.

 

* Transfer/Traslado

Como eu disse anteriormente essa foi a primeira forma que eu utilizei, paguei em torno de £ 50. Todavia é possível achar opções a partir de £ 35. Indico a fecharem com o seu próprio hotel ou com uma empresa confiável, como a Get your guide. Indico essa forma para aquelas pessoas que não falam inglês muito bem e tem medo de não conseguir comprar seus bilhetes ou de achar de onde sai seu meio de transporte no aeroporto, opção mais cômoda de todas.

 

* Táxi

Com certeza pegar um táxi até o centro de Londres será a forma mais confortável. Basta sair do aeroporto, entrar no táxi e ele te levará ao seu destino. Porém andar de táxi em Londres é absurdamente caro, você pagará mais de £ 75 nesse trajeto e pode levar de 40 minutos a 01h, dependendo do trânsito.


Veja também: 10 Museus gratuitos em Londres!


2. AEROPORTO GATWICK (LGW)

O segundo maior aeroporto de Londres é o Gatwick, ele possui vários terminais que é possível ter acesso de um a outro por trem. O mesmo está localizado a 48 km ao sul de Londres. Muitos voôs dentro da própria Europa acabam pousando nesse aeroporto. Ele é um pouco mais afastado do centro da cidade e o metrô de Londres não chega até o local.

As maneiras de ir até o centro são:

* Trem Gatwick Express

A forma mais rápida de chegar a Londres é com o Trem Gatwick Express. Seu percurso tem duração de 30 minutos e seu destino é a estação Victoria, no centro da capital inglesa. O bilhete pode ser comprado online ou no próprio aeroporto, mas deixo a dica de comprarem pelo site que sai mais barato. Pelo site você achará o trecho a partir de £ 19,90.

Para mais informações, acesse o site Gatwick Express.

 

* Trem Southern

Outra opção para chegar ao centro de Londres é utilizar o Trem Southern. Ele é um pouco mais lento que o Gatwick Express, mas também é mais barato. Seu bilhete sai a partir de £ 11,50 se comprados antecipadamente pelo site. Há também como comprar no próprio aeroporto, mas pode pagar um pouco mais caro.

Para mais informações, acesse o site Souhtern Railway.

 

* Trem Thameslink 

Uma ótima opção é o Trem Thameslink, ainda mais para quem vai se hospedar perto das estações de metrô London Bridge e London Blackfriars. Isso porque o mesmo te leva até próximo a essas. O percurso tem duração de 40 minutos e custa a partir de £ 11,90 pelo site, comprados com antecedência. Todavia há a possibilidade de comprar no aeroporto.

Para mais informações, acesse o site Thameslink.

 

* Ônibus

Há duas empresas de ônibus que partem do Aeroporto Gatwick ao centro de Londres, são elas a National Express e a Easybus (ônibus da companhia aérea Easyjet). Não é necessário voar de Easyjet para utilizar o serviço de ônibus da empresa. Cada uma delas tem um destino final, então fique atento para onde quer ir. A Easybus te leva até Earl’s Court e a National Express te leva até Victoria. A suração do percurso de ambas dependerá do trânsito, mas em média de 01h30 e o valor sai em torno de £ 3 tanto uma quanto a outra.

Para mais informações, acesse o site da National Express e da Easybus.

 

* Transfer/Traslado

Transfer é a opção perfeita para as pessoas mais inseguras, pois já terá alguém te esperando e que te levará diretamente até o seu hotel. E também uma boa opção para quem está com muitas malas. O valor dele pode variar, mas é possível contratar um a partir de £ 40.

 

* Táxi

O táxi é uma opção para quem busca conforto e praticidade, não precisa marcar nada antes, basta entrar e ir ao seu destino. Todavia é a opção mais cara, o valor pode ultrapassar de £ 100.


Veja também: Roteiro de 05 dias na capital inglesa!


3) AEROPORTO STANSTED (STN)

A 65km de Londres, para a região nordeste do país está o Aeroporto Stansted. Muitas companhias Lowcost da Europa o utilizam, principalmente a preferidinha dos caçadores de passagens, a Ryanair.

As maneiras de ir até o centro são:

 

* Trem Stansted Express

A maneira mais rápida de chegar ao centro de Londres é com o Trem Stansted Express. Ele te leva até a estação de Liverpool Street e tem duração de 45 minutos. Seus bilhetes podem ser comprados no aeroporto ou pelo site e custam a partir de £ 21,50 se comprados antecipadamente.

Para mais informações, acesse o site da Stansted Express.

 

* Ônibus

As três principais empresas que atendem desse aeroporto ao centro de Londres, são a Easybus, a National Express e a Terravision. Como dito anteriormente o trajeto, pode demorar um pouco mais devido o trânsito, mas a média de duração é de 02h. O valor é de aproximadamente £ 16.

 

* Transfer/Traslado

Transfer é a opção perfeita para as pessoas mais inseguras, pois já terá alguém te esperando e que te levará diretamente até o seu hotel. E também uma boa opção para quem está com muitas malas. O valor dele pode variar, mas é possível contratar um a partir de £ 40.

 

* Táxi

O táxi é uma opção para quem busca conforto e praticidade, não precisa marcar nada antes, basta entrar e ir ao seu destino. Todavia é a opção mais cara, o valor pode ultrapassar de £ 100.


Veja também: 06 Musicais para você assistir em Londres!


4) AEROPORTO LUTON (LTN)

Um pouco mais distante que os outros aeroportos apresentados até agora está o Luton. Ele fica a 51 km a noroeste de Londres. Um aeroporto pequeno, mas que companhias de baixa custo utilizam e também muitos voôs fretados.

As maneiras de ir até o centro são:

 

* Trem

O trem que pode te levar ao centro de Londres não fica dentro do aeroporto, mas há um shuttle que te leva até a estação. Esse está incluso para quem comprar o bilhete de trem. Na estação existem duas empresas que te levam a Londres, a Thameslink e a East Midlands Trains. Elas te levam até St. Pancras/ King’s Cross, uma das principais estações de metrô de Londres. Os bilhetes podem ser comprados no site ou no aeroporto e custam a partir de £ 13.

Para mais informações acesse os sites da Thameslink e da East Midlands Trains.

 

* Ônibus

Também há a possibilidade de ir para Londres com ônibus e as empesas que fazem esse trajeto são: a National Express, a Easybus e a Terravision. A duração é de quase duas horas de viagem e o valor sai a partir de £ 10.

 

* Transfer/Traslado

Transfer é a opção perfeita para as pessoas mais inseguras, pois já terá alguém te esperando e que te levará diretamente até o seu hotel. E também uma boa opção para quem está com muitas malas. O valor dele pode variar, mas é possível contratar um a partir de £ 40.

 

* Táxi

O táxi é uma opção para quem busca conforto e praticidade, não precisa marcar nada antes, basta entrar e ir ao seu destino. Todavia é a opção mais cara, o valor pode ultrapassar de £ 100.


Veja também: Madame Tussauds: o Museu de Cera de Londres!


5) AEROPORTO LONDON CITY (LCY)

Esse aeroporto fica dentro de Londres, com certeza é o mais central, com isso também chegam os voôs mais caros. Os voos que chegam até ele normalmente são de executivos, ou jatinhos de grandes empresas. O aeroporto está localizado a 9,5km a oeste do centro, em Canary Wharf.

As maneiras de ir até o centro são:

 

* DLR

O metrô não chega até o aeroporto, mas a DLR (Docklands Light Railway) chega até o local. A DLR faz conexão com o metrô, ficando assim fácil acesso ao centro. Uma maneira rápida e barata. O bilhete no Oyster sairá a partir de £ 3,30. Para entender como funciona o DLR, leia mais sobre os transportes dentro de Londres nesse post.

 

* Transfer/Traslado

Transfer é a opção perfeita para as pessoas mais inseguras, pois já terá alguém te esperando e que te levará diretamente até o seu hotel. E também uma boa opção para quem está com muitas malas. O valor dele pode variar, mas é possível contratar um a partir de £ 25.

 

* Táxi

O táxi é uma opção para quem busca conforto e praticidade, não precisa marcar nada antes, basta entrar e ir ao seu destino. Todavia é a opção mais cara, o valor pode ultrapassar de £ 40.


Veja também: 07 Parques em Londres para você visitar!


6) AEROPORTO SOUTHEND (SEN)

O mais novo aeroporto de Londres é o Southend, ele fica a 65km ao leste da capital inglesa. Ele é o mais longe de todos os aeroportes.

As maneiras de ir até o centro são:

 

* Trem

Existe o trem da Greater Anglia, que conecta o Aeroporto Southend até Liverpool Street. O percurso tem duração de 50 minutos e os bilhetes saem a partir de £ 13. Pode adquirir seu ticket pelo site ou no próprio aeroporto.

Para mais informações, acesse o site da Greater Anglia.

 

São muitas opções que você pode pegar desde o aeroporto até a zona central de Londres, existem opções para todos os bolsos e para todos os estilos de viagem. Basta decidir entre elas e se aventurar nessa cidade que tem meu coração.


Dica para viagem internacional: SEGURO VIAGEM É IMPORTANTE. Então adquira o Seguros Promo com meu código de 5% de desconto (CHAPINHANAMALA5) e não passe apuros se algo acontecer. Além do mais, nunca esperamos o pior, mas é sempre bom estarmos preparados, não é mesmo? E para entenderem qual a necessidade de ter um seguro viagem, entrem aqui.

 

 Salve esse post no Pinterest!

 

Comments

comments

Veja também:

transporte em roma

Transporte em Roma

Antes de ir para algum destino é muito importante saber como funciona o transporte local, porque se for dependendo apenas de uber e táxi podem “gastar um rim”. Então vamos entender como funciona o transporte em Roma?

Leia mais
lago di como

O que preciso saber sobre o Lago di Como

Uma das principais dicas da Itália que eu posso dar à vocês é conhecer o norte da Itália, uma região belíssima e um dos principais pontos que precisam conhecer é o Lago di Como.

Leia mais