Voo cancelado, e agora?

voo cancelado

Quando viajamos não queremos que nada de errado aconteça, mas infelizmente nem tudo estará em nosso controle. Quando o voo cancelado acontece, na hora não sabemos como proceder, então vem entender o que fazer quando cancelam o voo.

Eu sou sincera e já digo, EU ODEIO quando o cancelamento de voo acontece. Tá, acredito que ninguém gosta, mas acho muito estressante. O pior que isso não é algo que acontece raramente, infelizmente acontece facilmente e já perdi as vezes de que cancelaram meu voo ou de que ele atrasou muito, muito mesmo.

Há muitos motivos que podem fazer com que cancelem seu voo, mas lembre-se que na maioria das vezes, o imprevisto acaba gerando danos morais e materiais aos clientes. Isso devido, o transtorno que estará passando ser péssimo e poder perder algum compromisso ou ser lesionado financeiramente. Então independente do motivo do cancelamento do voo, procure  seus direitos!

voo cancelado

 


 

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A legislação brasileira abrange esses direitos para os voos domésticos e internacionais que saiam ou cheguem no Brasil, seja em casos de cancelamento, overbooking, atrasos, problemas com bagagens, etc. Você terá 3 maneiras para resolver essa situação:

* Entrar em contato com a companhia aérea e tentar solucionar o problema (primeiro passo a ser feito, mas nem sempre é eficaz);

* Entrar com um processo judicial exigindo seus direitos (o que pode ser feito um acordo rapidamente ou demorar anos para ter uma solução);

* Contratar uma empresa privada e especializada em solucionamento de conflitos em voos, que se encarregam de solucionar seus problemas.

cancelamento de voo

 

Alguns nunca ouviram falar sobre empresas que são especializadas nesse ramo, como mencionei anteriormente. Só que no mercado vem aparecendo várias empresas com esse serviço. Eu acho super interessante, visto que fazer valer nossos direitos não é muito fácil. Então elas vem com uma proposta fácil e rápida, que você não precisa nem sair de casa. Um exemplo de empresa que faz esse serviço é a LiberFly, normalmente eles solucionam o seu conflito em poucas semanas ou dias e você só paga pelo serviço deles, no êxito.

 


 

Veja também: Em quais situações o seguro viagem pode me ajudar?

 


 

Quais os direitos do passageiro?

Para deixar esse post completo, preciso explicar quais são os seus direitos, para assim você saber se portar quando seu voo for cancelado ou estiver atrasado, ter overbooking ou atrasarem entrega de bagagem. Saiba que a partir do momento que seu voo atrasa, a companhia aérea é OBRIGADA POR LEI a oferecer apoio material aos seus passageiros, independente do motivo do atraso, isso inclui até mudanças climáticas. Com isso, os seus direitos serão diferentes dependendo do tempo em que ele atrasou, são eles:

* Atraso de voo em mais de uma hora: a companhia aérea deve fornecer aos passageiros acesso à comunicação, como telefone e internet;

* Atraso de voo em mais de três horas: a companhia deve fornecer alimentação, que pode ser a entrega de um lanche ou um voucher para restaurante (já ganhei até voucher de sala VIP);

* Atraso de voo em mais de cinco horas, cancelamento ou overbooking: o passageiro tem direito a hospedagem, transporte, a receber o reembolso completo do voo ou a reacomodação em outro voo;

* Atraso na entrega de bagagem: a companhia aérea deve fornecer um valor para comprar artigos de primeira necessidade (caso a mala for extraviada, pode ser uma indenização maior).

 


 

Veja também: O que pode e não pode ser levado na bagagem de mão

 


 

Informação Importante

Não precisam estar no aeroporto e acontecer algo que atrase seu voo, se o cancelamento do voo aconteceu dentro de 30 dias de viagem e não tenha sido por mudanças climáticas, você tem direito.

Vou tentar explicar o que aconteceu comigo até em meu último voo para entenderem melhor. Eu tinha um voo de Maringá com destino final Salvador, minha conexão seria em São Paulo. A companhia aérea uma semana antes da viagem, mandou mensagem de alteração de voo, pois cancelaram meu voo para São Paulo. Eles remanejaram meu voo fazendo conexão em Curitiba, mas com isso atrasaram mais de 04 horas meu voo, assim me disponibilizando um voucher alimentação.

Não foi necessário contratar nenhuma empresa, nem entrar na justiça, apenas conversei com a companhia aérea e foi tudo solucionado rapidamente.

dicas de viagem

 

Espero que esse post tenha te ajudado a entender seus direitos, para assim se estressarem menos quando cancelarem seu voo. E para mais dicas de viagens, continue aqui no blog que tem muita informação que te ajudará em suas viagens.

 


 

Veja também: Sites para economizar em passagens aéreas

 


 

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