Dicas para dirigir na mão inglesa

Dicas para dirigir na mão inglesa

No Brasil dirigimos com o fluxo de tráfego na pista da direita, mas não é assim que acontece em todas as partes do mundo. Alguns países seguem o fluxo pela pista da esquerda, o que é bastante diferente. Por isso vim dar dicas para dirigir na mão inglesa e evitar perrengues futuros.

Para começar, temos que explicar a diferença entre a mão inglesa e mão francesa.

A mão francesa é a maneira em que dirigimos aqui no Brasil, com o tráfego pela direita. O nome conhecido mundialmente dessa forma de condução é Right Hand Traffic (RHT), em português tráfego da mão direita.

A mão inglesa é quando o tráfego segue pela pista da esquerda, chamada de Left-Hand Traffic (LHT). Esse sistema de condução é adotado por 76 países, na sua maioria ex-colônias britânicas (com grandes exceções como EUA e Canadá) e muitos países da Ásia, como Japão, Tailândia e China.

Normalmente os carros de um modo e de outro não são iguais, na mão francesa os volantes ficam do lado esquerdo de dentro do carro, já na mão inglesa o volante fica do lado direito. Para sempre o volante ficar ao lado oposto da circulação e que o motorista fique sempre próximo à linha da pista que divide com a mão oposta da rua. Todavia isso não é uma regra, pois em alguns países do mundo isso não acontece e eles acabam importando carros da mão francesa para dirigir em mão inglesa. Pode ser perigoso? Pode, os reflexos serão menores, mas isso acontece devido a facilidade na importacção de veículos de mão francesa. Um exemplo de países que percebi que isso acontece é nas Bahamas, já na Inglaterra o carro era de mão inglesa para andar na mão inglesa. Mas vale lembrar que isso é minoria.

Algo curioso é que dirigir com o volante na posição “errada” é permitido em vários países. Um exemplo é alugar um veículo na Inglaterra (mão inglesa) e depois prosseguir de carro a viagem para outros países da Europa que dirigem na mão francesa. Isso é permitido, só precisam tomar MUITO CUIDADO e redobrar a atenção.

Dicas para dirigir na mão inglesa

 


 

Veja também: O que preciso saber antes de viajar de trem!

 


 

 

Depois dessa introdução, vamos agora às dicas para dirigir na mão inglesa ?

 

1) Opte por câmbio automático, ao menos na primeira vez que estiver dirigindo de maneira contrária

Quando você muda algo que está acostumado, você precisa ter mais atenção. Imaginem ficarem atentos com tudo do lado contrário, ai pensam em ainda mudar marcha com a mão esquerda? Totalmente diferente, não é mesmo? Então é mais prático optarem por um carro que não precisam ficar trocando de marchas.

Dica: Para treinarem a troca de marchas é possível treinar antes de chegar ao país, basta aqui você sentar no banco do passageiro. E saiba que a ordem da marcha não muda, segue a mesma que a daqui.

Informação Importante: Definitivamente será a melhor informação desse post e aproveitei para colocar aqui, pois acabei de dizer que a ordem de marchas manuais não mudam em nenhuma das mãos, seja na inglesa e francesa isso é igual. Mas melhor do que isso é saber que os PEDAIS também foram padronizados. Permanecendo da mesma forma nas duas formas de condução. Da esquerda para direita, seguem a seguinte ordem: embreagem, freio e acelerador.

mão inglesa

 


 

Veja também: Experiências para se sentir como um nativo em viagens

 


 

 

2) Dirija do lado esquerdo da via

Parece óbvio, mas é tão automático irmos para a mão direita, que pode ser complicado. Quando eu dirigi um carro na Inglaterra foi agoniante a primeira vez, porque eu não percebia e me via na “contra-mão”. E não preciso nem dizer que isso é muito perigoso. Mas esse erro se sucede com mais facilidade quando você está em uma pista de mão única que depois se tornava uma pista de mão dupla (o famoso vai e volta).

Dica: Lembre-se que o normal é o motorista estar mais próximo da faixa que divide as duas vias da rua ou estrada. Isso se estiver com um veículo adequado na mão que dirige.

mão inglesa

 

3) Entenda como funcionam os cruzamentos

Logo de cara você já encarará essa situação, ao virar em alguma direção, você já precisará passar por isso. Se tiver um carro na sua frente, você segue o fluxo e segue-o, porém se não tem, à primeiro momento você pode ficar com dúvidas. Para facilitar o que deve ser feito, deixarei uma imagem abaixo.

como dirigir na mão inglesa

 

Informação Importante: Nas rotatórias você deve seguir de forma semelhando com o cruzamento.

 


 

Veja também: Dicas para não se estressar em uma viagem

 


 

 

4) Fique atento aos pedestres e tenha noção de espaço

Os pedestres podem surgir de qualquer lugar, ou seja, de alguns lugares que seus reflexos não estão muito aflorados. Então tome cuidado e também melhorem a sua noção de espaço. Lembre que na pista contrária terá que caber ao menos um automóvel do tamanho do seu ou maior.

Curiosidade: Devido as pessoas ficarem com medo de invadir a outra pista é muito comum “comerem” a faixa do meio fio.

como dirigir na mão inglesa

 

5) Seta e limpador do para-brisa

Na mão francesa a seta está posicionada ao lado esquerdo do volante e o limpador do para-brisa está do lado direito do voltante. Na mão inglesa isso é alterado de forma contrário, portanto a seta é movimentada do lado direito do volante e o limpador do para-brisa do lado esquerdo. Isso é o mais comum de acontecer, mas tem quem diga que há lugares no mundo que por mais que o carro seja adaptado, isso continua igual. Então aconselho a antes mesmo de sairem do lugar, já testarem para saber o local correto desses dois comandos essenciais.

dicas para dirigir na mão inglesa

 


 

Veja também: 6 Dicas para sua viagem internacional

 


 

 

* DICA MAIS IMPORTANTE DO POST: 

Faça seguro!

Indico para sempre que locarem um automóvel, fazerem o seguro, seja em destinos nacionais ou internacionais. Isso te livrará a barra se algo de ruim acontecer e lembre que NUNCA queremos que algo de ruim aconteça. Mas como o próprio nome será um ACIDENTE.

Então imaginem vocês dirijindo de uma forma que não está acostumado, as chances de um acidente aumentam. E para garantir que algum erro tenha um grande prejuízo financeiro, feche um seguro, de preferência com cobertura total.

Curiosidade: Em algumas seguradoras tem opção de o seguro cobrir multas devido conduzir na mão errada.

 

Dirigir na mão inglesa parece ser complexo, mas é questão de costume. No começo você estará um pouco travado, mas depois já pegará o jeito. O importante é entender como dirigir na mão inglesa e redobrar a atenção, pois dessa forma evitam multas, buzinadas e acidentes.

dicas para dirigir na mão inglesa

 


 

Dica para viagem internacional: SEGURO VIAGEM É IMPORTANTE. Então adquira o Seguros Promo com meu código de 5% de desconto (CHAPINHANAMALA5) e não passe apuros se algo acontecer. Além do mais, nunca esperamos o pior, mas é sempre bom estarmos preparados, não é mesmo? E para entenderem qual a necessidade de ter um seguro viagem, entrem aqui.

 


 

 

Comments

comments

Veja também:

transporte em roma

Transporte em Roma

Antes de ir para algum destino é muito importante saber como funciona o transporte local, porque se for dependendo apenas de uber e táxi podem “gastar um rim”. Então vamos entender como funciona o transporte em Roma?

Leia mais
lago di como

O que preciso saber sobre o Lago di Como

Uma das principais dicas da Itália que eu posso dar à vocês é conhecer o norte da Itália, uma região belíssima e um dos principais pontos que precisam conhecer é o Lago di Como.

Leia mais