Dicas para sua primeira viagem à Escócia

Dicas para sua primeira viagem à Escócia

Nesse post estarei dando dicas para sua primeira viagem à Escócia, tirando as principais dúvidas para quem quer desbravar o país e facilitando seu planejamento de viagem.

Sei que ao planejar uma viagem ao exterior, surgem algumas dúvidas. Então nesse post vou esclarecer sobre: moeda, língua, documento, transporte, cidades a ser visitadas, melhor época para ir e mais algumas dicas do país.

 

MOEDA

A moeda oficial da Escócia é a Libra Esterlina Britânica (£). Você pode trocar seu Real (R$) por libra no Brasil, ou em seu destino. Todavia sempre indico a irem com um pouquinho trocado, pois se acontecer alguma emergência, você tem um pouco de dinheiro aceito no país com você, isso também vale para momentos que não aceitam cartão de crédito.

Você também pode fazer pagamentos em toda a Escócia com seus cartões de crédito e débito INTERNACIONAIS, porém eles cobram taxa de IOF a cada compra ou saque que fizer. No país em quase todos os estabelecimentos aceitam cartões, mas pode se deparar com alguma situação contrária.

Dica: Lembre-se de desbloquear seus cartões antes de viajar, precisa informar a data de viagem e o país de destino.

 

IDIOMA

O idioma oficial do país é o inglês. Caso não fale a língua, não se preocupe, leve contigo tradutores e/ou dicionários. E lembrem-se sempre que a mímica é a língua universal. Vale lembrar, que se sabem falar inglês, mas não praticam sempre, podem ter um pouco de dificuldade no começo, porque o sotaque deles é bem forte. Pelo menos para mim, foi um pouquinho complicado no início, depois você se acostuma.

 


 

Veja também: O que fazer em Aberdeen

 


 

DOCUMENTOS NECESSÁRIOS

Brasileiros podem permanecer na Escócia por até 90 dias sem visto, somente com seu passaporte, todavia esse tem que ter validade de no mínimo três meses após a data da viagem. Caso queira saber mais sobre recomendações referentes a documentos, entre no site do portal consular.

Também já postei aqui no blog, um post falando sobre todos documentos obrigatórios em uma viagem à Europa, então entre e dê uma conferida, mais detalhada.

Além do passaporte é importante levar contigo:

* A reserva dos hotéis ou airbnb que garantem sua hospedagem;

* Comprovantes de passagens aéreas de ida e volta para o Brasil;

* Seguro Viagem com cobertura mínima de 30.000 euros;

* Recursos financeiros que possam garantir sua estadia na Escócia.

 


 

Dica para viagem internacional: SEGURO VIAGEM É IMPORTANTE. Então adquira o Seguros Promo com meu código de 5% de desconto (CHAPINHANAMALA5) e não passe apuros se algo acontecer. Além do mais, nunca esperamos o pior, mas é sempre bom estarmos preparados, não é mesmo? E para entenderem qual a necessidade de ter um seguro viagem, entrem aqui.

 


 

TRANSPORTE

Uma das opções de transporte para viajar dentro da Escócia é de carro. Ainda mais se estiverem viajando com mais pessoas, essa opção acaba se tornando mais econômica. As estradas do país são ótimas e bem sinalizadas e de carro você tem uma flexibilidade de ir e vir a qualquer lugar, no momento que decidir. Só que saibam que existem algumas taxas para transitar nas rodovias britânicas. Leia aqui, motivos para alugar um carro em sua viagem! Outro motivo que devem se atentar é que o lado em que se dirige na Inglaterra é o oposto do Brasil, eles utilizam a “mão inglesa”, sendo necessário ter a PID (Permissão Internacional para Dirigir).

Agora se não quer pegar um carro em outro país, fique tranquilo pois há outras opções de transporte na Escócia. Entre as principais cidades há vários trens, e para mim são a MELHOR opção de transporte dentro do país, a companhia com mais trechos dentro do país é a National Rail ,  a ScotRail também possui vários trens pelo país e vale a pena dar uma conferida . Etambém há opção de viajar de ônibus, uma opção mais barata, mas também mais lenta. As duas maiores companhias de ônibus que operam entre várias cidades da Escócia são a National Express e a Scottish City Link. Já para se locomover dentro das cidades, opte pelo transporte público de ônibus e metrôs, são muito eficientes. Sem contar que andar no famoso ônibus de dois andares do Reino Unido é um passeio e tanto.

Não posso deixar de recomendar as companhias aéreas que transitam pela Escócia, muitas vezes essas tem o preço mais em conta do que outros meios de transporte, vale a pena ficar de olho. As principais companhias aéreas são: Flybe, British Aiways e a Easter Airways.

Dicas para sua primeira viagem à Escócia

 

 


 

Dica para Aluguel de Carro: Eu gosto muito de comprar na Rentcars, isso pois nesse site eles selecionam praticamente todas as locadoras em um local só e você pode compará-las. São mais de 140 locadoras de veículos em um só lugar. Além disso os valores são mostrados em reais, mesmo se eu alugar um carro no exterior. Outro benefício é que eles parcelam em até 12x (sim sou adepta aos parcelamentos hahaha). Os pagamentos online na Rentcars isentam você de pagar IOF e se optar pagar em boleto tem desconto. E qualquer dúvida que tiver, você pode ligar em seu call center que atende 07 dias por semana e fala em português.

 


 

DICAS DE CIDADES DA ESCÓCIA PARA VISITAR

Existem muitas cidades que valem à pena visitar na Escócia, porém reuni aqui algumas das mais procuradas para o turismo, são essas:

* Edimburgo;

* Glasgow;

* Aberdeen;

* Perth;

* Dundee;

* Stirling;

* Inverness;

* Portree;

* Fort Augustus;

* Dumfries;

* Plocktom.

 

Obs: No blog tem algumas dicas sobre a Escócia, principalmente das duas cidades em que visitei enquanto estive no país, que foram Edimburgo e Aberdeen, vem dar uma conferida!

escócia

 


 

Veja também: 5 Castelos na Escócia que você precisa conhecer!

 


 

MELHOR ÉPOCA PARA IR À ESCÓCIA

Antes de eu dizer qual a melhor época para ir a Escócia, saibam que o país é ótimo para ir em qualquer época do ano. Tudo dependerá de o que você quer em sua viagem, se dias mais frios e mais quentes. Vale lembrar que na Escócia você nunca pegará um verão como o nosso, nessa época é difícil o termômetro passar de 20°C. Durante o inverno , as atrações costumam estar mais vazias, porém próximo ao natal e ano novo, o movimento de turistas aumenta.

Eu sempre recomendo irem para a Escócia entre maio a setembro (meados da primavera, verão e início do outono), pois nessa época as temperaturas são agradáveis e os locais não estão cheios, com exceção do verão que é a alta temporada. Mas tudo depende da sua disponibilidade não é mesmo? Mas uma coisa é certa, leve sempre com você um guarda chuva, pois a probabilidade de chover enquanto estiver por lá é grande. O país é muito chuvoso, principalmente no outono e inverno e nesse período as temperaturas são bem baixas. Todavia isso não deixará sua viagem menos especial. Quando eu fui era final de março, peguei dias bem frios e com restinho de neve e a viagem foi inesquecível.

Dicas para sua primeira viagem à Escócia

 

Depois de todas essas dicas e informações, vamos começar a montar um planejamento de viagem incrível para a Escócia? Defina o roteiro, organize suas passagens, hospedagem, documentos, aplique essas dicas e BOA VIAGEM. Ah, e espero que tenham gostado dessas dicas da Escócia e se ficaram com alguma dúvida, deixe aqui nos comentários!

 


 

Veja também: Pratos típicos da Escócia

 


 

Comments

comments

Veja também:

Como ir do aeroporto de Edimburgo ao centro da cidade

Como ir do aeroporto de Edimburgo ao centro da cidade

Quando vamos a um novo destino, sempre vem algumas dúvidas, principalmente em locomoção. Então nesse post vou te explicar como ir do aeroporto de Edimburgo ao centro da cidade, assim deixando sua viagem mais fácil e organizada. 

Leia mais
Passeio volta à Ilha

Passeio volta à Ilha

Para mim, o principal passeio de Morro de São Paulo é o Passeio Volta à Ilha e todos precisam fazê-lo, pois é simplesmente maravilhoso.

Leia mais