Dicas para sua primeira viagem à Colômbia

Está indo pela primeira vez para a Colômbia? Aqui irei escrever várias dicas que irão te ajudar no planejamento de sua viagem.

Sei que ao planejar uma viagem ao exterior, surgem algumas dúvidas. Então nesse post vou esclarecer sobre: moeda, língua, documento, transporte, cidades a ser visitadas, melhor época para ir e mais algumas dicas do país.

 

MOEDA

A moeda oficial da Colômbia é o Peso Colombiano (COP). Você pode trocar seu Real (R$) por peso colombiano no Brasil, ou em seu destino. Todavia sempre indico a irem com um pouquinho trocado, pois se acontecer alguma emergência, você tem um pouco de dinheiro aceito no país com você, isso também vale para momentos que não aceitam cartão de crédito.

Você também pode fazer pagamentos na Colômbia com seus cartões de crédito e débito INTERNACIONAIS, porém eles cobram taxa de IOF a cada compra ou saque que fizer. No país em quase todos os estabelecimentos aceitam cartões, mas pode se deparar com alguma situação contrária.

Dica: Lembre-se de desbloquear seus cartões antes de viajar, precisa informar a data de viagem e o país de destino.


Veja também: O que fazer em Cartagena!


IDIOMA

O idioma oficial do país é o espanhol. Como a língua espanhola é parecida com a nossa, se falarmos pausadamente conseguimos que eles nos entendam e o mesmo se pedir para eles falarem pausadamente, conseguimos entender.  Dica: aprenda algumas frases em espanhol, que irão te ajudar em sua viagem.

 

DOCUMENTOS NECESSÁRIOS

Brasileiros podem permanecer na Colômbia por até 90 dias sem visto, somente com seu passaporte, todavia esse tem que ter validade de no mínimo três meses após a data da viagem. Se não possuem passaporte, sem problemas, o RG é aceito para a entrada no país, se esse estiver atualizado (emitido dentro de 10 anos). Caso queira saber mais sobre recomendações referentes a documentos, entre no site do portal consular.

Além do passaporte e/ou RG é importante levar contigo:

* A reserva dos hotéis ou airbnb que garantem sua hospedagem;

* Comprovantes de passagens aéreas de ida e volta para o Brasil;

* Carteira Internacional de Vacinação (comprovando ter se vacinado contra a Febre Amarela).

 

Como puderam ver, eles não exigem o seguro saúde, porém é imprescindível emití-lo. Isso porque se precisar de qualquer atendimento, terá que arcar com custos em hospitais particulares e a conta poderá ficar alta. Então deixo a dica abaixo:

 

Dica para viagem internacional: SEGURO VIAGEM É IMPORTANTE. Então adquira o Seguros Promo com meu código de 5% de desconto (CHAPINHANAMALA5) e não passe apuros se algo acontecer. Além do mais, nunca esperamos o pior, mas é sempre bom estarmos preparados, não é mesmo? E para entenderem qual a necessidade de ter um seguro viagem, entrem aqui.

 

 

COVID-19

Como estamos em meio a pandemia é complicado dizer o que precisa no geral. Eu fui em janeiro de 2021 e me pediram o RT-PCR negativo na entrada do país. Esse tinha que ter sido emitido dentro do prazo de 72h. Todavia, na época ainda não estava circulando a vacina, com isso não se exigiam a mesma. Mas isso pode mudar de acordo o período em que for.


Veja também: Restaurante Andres Carne de Res Cartagena


TRANSPORTE

Uma das opções de transporte para viajar dentro da Colômbia é de carro. Ainda mais se estiverem viajando com mais pessoas, essa opção acaba se tornando mais econômica. Porém, não são todas as estradas do país que são estruturadas e como o país é grande acaba ficando mais demorado a sua viagem para ir de um percurso ao outro. Leia aqui, motivos para alugar um carro em sua viagem!

Agora se não quer pegar um carro em outro país, fique tranquilo pois há outras opções de transporte na Colômbia. Os ônibus rodoviários circulam todo o país, são chamados de autocarros. As principais empresas de ônibus do país são: Bolivariano, CopetranLa Flota Madaglena e Expreso Brasilia.

Não preciso nem dizer que o avião é um transporte muito utilizado e circula as principais cidades do país. As principais companhias aéreas que operam dentro da Colômbia são a Avianca e a Viva Air.

 


Dica para Aluguel de Carro: Eu gosto muito de comprar na Rentcars, isso pois nesse site eles selecionam praticamente todas as locadoras em um local só e você pode compará-las. São mais de 140 locadoras de veículos em um só lugar. Além disso os valores são mostrados em reais, mesmo se eu alugar um carro no exterior. Outro benefício é que eles parcelam em até 12x (sim sou adepta aos parcelamentos hahaha). Os pagamentos online na Rentcars isentam você de pagar IOF e se optar pagar em boleto tem desconto. E qualquer dúvida que tiver, você pode ligar em seu call center que atende 07 dias por semana e fala em português


DICA DE CIDADES PARA VISITAR NA COLÔMBIA

Existem muitas cidades que valem à pena visitar na Colômbia, porém reuni aqui algumas das mais procuradas para o turismo, são essas:

* Bogotá

* Medellín

* Cartagena das Índias

* Barranquilla

* San Andrés

* Guatapé

* Santa Marta

* Ciudad Perdida

* Cali

* Caños Cristales

* Salento

* Santuario de las Lajas

* Isla Rosario

* Isla Tierra Bomba

 

 

Obs: No blog tem algumas dicas sobre Bogotá, Cartagena, Isla Rosario e Isla Tierra Bomba, clique aqui que você acessa as informações!


 

 

Veja também: Kartaxa Hotel Cartagena

 

MELHOR ÉPOCA PARA IR À COLÔMBIA

Você pegará calor durante o ano todo na Colômbia, isso porque ele está situado próximo a linha do equador. Sendo então difícil ter um período frio. O que difere na verdade é que no verão, o tempo é extremamente seco e no inverno é bem úmido, sendo então mais fácil pegar chuvas durante o inverno. Claro que em algumas cidades mais altas durante o inverno a temperatura irá cair, mas chegará próximo a 13ºC, muito difícil, ser mais baixo do que isso. Ou seja é um país para visitar o ano todo.

 

 

Depois de todas essas dicas e informações, vamos começar a planejar sua viagem para a Colômbia? Defina o roteiro, organize suas passagens, hospedagem, documentos, aplique essas dicas e BOA VIAGEM.

 


Veja também: Catedral de Sal em Bogotá

 


 

Salve esse post no Pinterest!

Comments

comments

Veja também: