Pratos típicos da Croácia que você precisa experimentar

pratos típicos da croácia

Está pensando em ir para esse destino incrível e não sabe o que comer na Croácia. Nesse post vou te listar algumas delícias alguns Pratos Típicos da Croácia que você precisa experimetar!

E claro se não está indo e quer se arriscar na cozinha, segue essa lista de pratos para fazer uma deliciosa refeição croata. Aqui te direi quais são eles e explicar brevemente como são, mas para se for prepará-los em casa, indico procurarem a receita completa em algum blog de culinária, ok?

Agora para aqueles que estão com medo do que irão comer pela Croácia, saiba que vocês vão comer muitíssimo bem por lá. A gastronomia do país é bem diversificada, devivo muitas civilizações terem passado pelo país. Então há toques de muitas outras nacionalidades em seus pratos.

Vamos então, conferir essa lista com as melhores comidas da Croácia?

 

1) Peka

Em praticamente todos os restaurantes do país há esse prato como opção. Ele é considerado um dos principais pratos croatas e é bem simples, por mais que demore um pouco para ficar pronto. Ele é composto por carne, vegetais ou frutos do mar com batatas, especiarias, sal e óleo. O seu preparo é é feito abaixo de uma tampa em forma de cúpula de barro e ao redor fica coberto com brasas em uma lareira.

 dicas Croáciadicas Croácia


 

Veja também: Passeios bate e volta saindo de Roma!

 


2) Buzara

Na língua croata, a palavra Buzaro significa ensopado e é um prato típico do país. Você pode encontrá-lo preparado com diversos ingredientes, mas com certeza nas praias beira mar, terá muitas opções que são feitas utilizando frutos do mar, como camarões, mexilhoes, etc. O tradicional prato é composto por mexilhões em calda de vinho com alho e pão ralado ou em pedacinhos, para acompanhar.

Pratos típicos da Croácia que você precisa experimentar

 

3) Gregada 

Você pode encontrar esse prato em diversas partes da Croácia, mas com certeza nas cidades do litoral encontrará com maior facilidade, principalmente em Hvar, uma ilha que tem esse como principal prato. Ele é uma caldeirada feita com batatas, vinho branco, alcaparras, alho, anchovas salgadas e peixe branco. Normalmente é utilizado o garoupa ou peixe-escorpião.

Pratos típicos da Croácia que você precisa experimentar


 

Veja também: Curiosidades da Holanda

 


4) Salada de Polvo

Quase todo restaurante que eu fui havia esse prato, ainda mais, porque eu fui somente em cidades litorâneas. Mas um dos queridinhos do povo croata é a salada de polvo e a que eu comi era deliciosa, porque simplesmente amo frutos do mar (na época ainda comia, não era vegetariana). O polvo é picado em pedaços pequenos com cebola, alcaparras e salsa, tudo é temperado com vinagre e azeite de oliva. O prato é servido frio.

Pratos típicos da Croácia

 

5) Presunto de Ístria

Não é bem um prato, mas um produto que é muito presente na vida croata. Em alguns pratos eles vem como acompanhamento, é o Presunto de Ístria. Ele é feito de coxa de porco sem pele, salgada a seco com sal marinho e temperado com especiarias naturais, como pimenta, alho, folhas de louro e alecrim. A carne fica sendo curtida por um grande período de tempo, que varia entre 12 a 18 meses. Ele fica perfeito para comer com queijos e vamos então para nosso próximo prato.

Pratos típicos da Croácia

 

6) Pag queijo

Para complementar o prato anterior, claro que trouxe o principal queijo do país. E como sou uma amante de queijo, simplesmente fiquei encantada com o Pag.  Ele na verdade é feito com leite de ovelhas da ilha de Pag, no Mar Adriático. Dizem que o território que elas moram, possuem nutrientes que elas adquirem na alimentação, fazendo com que seu leite tenha um sabor e aroma diferenciado. O queijo é deixado amadurecer por 18 meses para depois chegar ao consumidor.

 

Dica: Uma tábua de frios com Pag e Presunto de Ístria é a melhor coisa que pode comer na Croácia!

o que comer na Croácia


 

Veja também: Roteiro de 1 dia em Verona

 


7) Fuzi

O fuzi é um prato bem requisitado na Croácia. Ele não é nada elaborado, na verdade é uma massa em forma de pena, cortada em quadrados de 5 x 5 cm, servido com molho de creme de trufas ou com molho vermelho e inclui cane, frango ou ricota (esse na versão vegetariana).

o que comer na Croácia

 

8) Soparnik

Essa é uma tradicional torta feita no forno com massa crocante e recheada com acelga. Lembra uma pizza fechadinha, um prato bem gostosa. Você encontra ela em muitos lugares e principalmente em barraquinhas de mercados de rua.

Curiosidade: Há um festival que acontece no fim de julho na região de Split, onde famílias tentam ganhar o prêmio de melhor Soparnik.

o que comer na Croácia


 

Veja também: Dicas para viajar de trem na Itália

 


9) Fritule

Esse foi o prato que mais me intrigou enquanto estive no país, porque em toda padaria, lojas de doces e em muitas barraquinhas de rua, vendiam esse doce! Eu olhava de longe e via um bolinho de chuva, algumas vezes servidos com uma espécie de cobertura e ficava pensando, será que é bom? Até que eu provei e me apaixonei. Ele tem a massa semelhante a donuts e também são fritos em óleo, só que podem ser vendidos os tradicionais ou misturados com algum sabor, como gemas de ovo, passas, casca de limão, chocolate, rum, laranja ralada, etc. E em alguns lugares uma cobertura de chocolate é derramada no doce.

dicas Croácia

 

10)  Azeite de oliva croata

Esse também não é um prato em si, mas algo que com certeza tenho que enaltecer nesse post. Isso porque no país se dá um dos melhores azeites de oliva do mundo. Ele já ganhou vários prêmios e é conhecido internacionalmente por sua qualidade.  Então abuse desse produto quando estiver no país. Minha dica é para comprarem um e trazerem para usarem aqui, ou para presentear alguém.

melhores comidas da croácia

 

Além desses, há outros pratos que podem experimentar por lá e um conselho que dou a vocês é para sempre que chegarem em um restaurante, pedirem o “menu do dia”, muitas vezes são compostos por delícias croatas sazonais. E agora me conta, qual prato você vai querer experimentar?

 


 

Dica para viagem internacional: SEGURO VIAGEM É IMPORTANTE. Então adquira o Seguros Promo com meu código de 5% de desconto (CHAPINHANAMALA5) e não passe apuros se algo acontecer. Além do mais, nunca esperamos o pior, mas é sempre bom estarmos preparados, não é mesmo? E para entenderem qual a necessidade de ter um seguro viagem, entrem aqui.

 


 

Comments

comments

Veja também:

transporte em roma

Transporte em Roma

Antes de ir para algum destino é muito importante saber como funciona o transporte local, porque se for dependendo apenas de uber e táxi podem “gastar um rim”. Então vamos entender como funciona o transporte em Roma?

Leia mais
lago di como

O que preciso saber sobre o Lago di Como

Uma das principais dicas da Itália que eu posso dar à vocês é conhecer o norte da Itália, uma região belíssima e um dos principais pontos que precisam conhecer é o Lago di Como.

Leia mais