Muitas pessoas sonham em fazer intercâmbio e você sabia que há muitas maneiras de se ter essa experiência internacional? Independente da maneira que escolher, todas serão inesquecíveis. Afinal, quais os tipos de intercâmbio?
Nesse post vou tentar facilitar a vida de quem sonha em fazer essa troca cultural, mostrar algumas características dos diferentes tipos de intercâmbio, as vantagens e desvantagens de cada uma delas.
Primeira coisa que precisa saber é que para cada tipo de intercâmbio há um certo público, mas ele engloba desde adolescentes, até os mais velhos. Não pense que está velho para um intercâmbio, ESSE PENSAMENTO ESTÁ ERRADO. Isso mesmo, não há limite de idade para fazer intercâmbio, o que pode ser que seja diferente é a maneira que ele será feito.
Tenho que dar o exemplo de quando eu fiz meu primeiro intercâmbio: Em minha escola em Londres, havia um senhor de 72 anos. Ele estava lá para aprender a língua e ter uma imersão cultural na Inglaterra. Tenho certeza que foi uma experiência incrível.
Abaixo irei apresentar as maneiras mais comuns e que recomendo a todos. Veja qual se encaixa em seu bolso e público e caia de cabeça nessa experiência MÁGICA!
Veja também: Saiba como ficar na Europa legalmente por mais de 90 dias
QUAIS OS TIPOS DE INTERCÂMBIO?
1) High School (Intercâmbio de estudo)
Este é voltado para estudantes do ensino médio, o intercâmbio queridinho pelos adolescentes. Não só porque poderão morar longe dos pais, mas viver uma cultura diferente, fazer novos amigos, aprender outra língua, amadurecerem, até criarem uma certa independência.
A maioria das pessoas buscam os Estados Unidos para fazer o High School, mas é possível fazer em diferentes países do mundo. Eu tenho amigos que foram, tanto para os EUA, quanto para o México, Suíça, Paris, Nova Zelânida, Austrália, Canadá, etc.
Uma fundação que faz um trabalho interessante aqui no Brasil é a Fundação Rotary, ela manda os adolescentes para vários destinos, com o objetivo de promover a integração entre culturas. Normalmente esse tipo de intercâmbio dura 1 ano, mas há alguns que são menores.
Em relação a hospedagem, o adolescente ficará em uma casa de família, ou host family. Nesta há adultos que ficam responsáveis pelos menores. A idade para participar desse tipo de programa é dos 14 aos 18 anos e é necessário ter um pouco do conhecimento prévio da língua local e em algumas instituições também solicitam, boas notas.
Algo que devem se atentar é o programa escolar para onde o adolescente vai. Isso, porque ele deve atender as disciplinas exigidas pelo MEC. Dessa maneira, conseguem compensar com o ano escolar brasileiro. Se não fizerem isso, o adolescente repetirá um ano na volta ao Brasil e acredito que essa não é a ideia.
Já em questão de valores é complucado dizer, pois dependerá muito do país em que escolher, da instituição que escolher e de muitos outros fatores. Todavia para terem uma base, ele provavelmente sairá mais de R$ 20.000,00 por semestre.
Veja também: Sites para economizar em passagens aéreas
2) Universidade: graduação, pós-graduação e especialização (Intercâmbio de estudo)
Outro intercâmbio de estudo é cursar em uma universidade fora do país. Normalmente esse tipo de intercâmbio tem duração de no minímo 3 meses, mas pode variar em 6 meses, 1 ano ou mais. Isso dependerá do tipo de curso que escolherá para se fazer.
Geralmente, esses tipos de intercâmbio são negociados com as universidades, seja por meio de bolsas de estudo (como era o Ciência Sem Fronteiras) ou se inscrevendo diretamente no site da instituição que vai te receber. Para que esse tipo de intercâmbio aconteça, você precisa primeiro ser aceito na Universidade em que deseja ir. Podem ou não existir critérios acadêmicos específicos exigidos. Todavia, algo que eles solicitam é ter um pouco do domínio do idioma, para que consigam entender as aulas.
Os valores também variam de acordo com o país em que escolher e se cursará nessa instituição de forma privada. Pois, nesse caso deverão pagar pelo curso e muitas instituições possuem preços altíssimos. Sem contar moradia e alimentação. Já se for com uma bolsa de estudos, o valor será bem menor.
A maior vantagem desse tipo de intercâmbio é que podem conseguir uma bolsa de estudos, assim não precisando pagar pelo curso. Tenho muitos amigos que foram para Portugal, Espanha, Argentina e EUA, dessa maneira e todos aproveitaram muito, mesmo em países que falam nossa própria língua.
Informação Importante: Normalmente o domínio de idioma exigido é de pelo menos classificação B2 da língua nos parâmetros europeus, que seria um intermediário, subindo ao avançado.
Veja também: Check List para Viagem Internacional
3) Aprendizado ou aprimoração de idiomas
Eu amo esse tipo de intercâmbio, aliás meus dois intercâmbios foram dessa maneira!
Bóra lá, que vou explicar. Nele você fará um curso do idioma falado no país para aprender ou aprimorá-lo. Tenha certeza que será a melhor maneira de aprender uma nova língua. O melhor é que não precisa ter domínio nenhum do idioma, pois lá você fará aulas desde o básico até a proficiência.
Algo interessante desse tipo de intercâmbio é que você pode ficar apenas 2 semanas ou mais de 1 ano. E aqui, a sua idade não importará, pode ser desde adolescente até idoso. Nesse programa, você terá aulas diárias na instituição de ensino por um período de tempo. Normalmente as aulas acontecem em um único período e no outro você pode conhecer mais sobre o local novo em que está vivendo.
Nessas escolas, geralmente eles montam atividades para socialização e para aprender mais sobre a cultura daquele destino. Sendo mais facil de fazer amizades e de visitar vários pontos da cidade em que estará. Por favor, não deixem de fazer as atividades, pois elas são bem legais. Exemplos de experiências que tive em meus intercâmbios: conheci mercados de ruas maravilhosos em Londres através disso e tive aulas de tango em Buenos Aires.
Dessa maneira, será difícil dizer o preço, porque uma pessoa que fica 2 semanas gasta menos do que uma que fica 8 meses. O país e escola em que escolhe também influência bastante nesse quesito. E não se esqueçam que alem do curso de idiomas, também precisará fechar sua moradia, que pode ser em casas de família, residência estudantil, airbnb, alugar uma casa, etc.
Informação importante: Em alguns países que forem fazer esse tipo de intercâmbio não pode trabalhar ao mesmo tempo, mas em alguns você consegue permissão para trabalho.
Exemplo: Inglaterra não pode trabalhar e na Austrália pode!
Claro que vou ter que contar brevemente minhas experiências de intercâmbio aqui nessa parte. Isso porque amei muito cada uma delas. E se quiser ler meu diário de intercâmbio em Londres, basta entrar aqui.
* 1º Intercâmbio: aprendizado de idiomas em Londres na Inglaterra. Fiquei de fevereiro a agosto de 2022 para aprender inglês no país, estudando na Kaplan. Enquanto estive em Londres, morei em residências estudantis e em uma república.
* 2º Intercâmbio: aprimoração de idioma em Buenos Aires na Argentina. Fiquei um mês estudando na COINED, com intuito de melhorar meu espanhol. Sou formada na língua, mas vou esquecendo com o tempo. Isso foi em julho de 2019 e enquanto estive nessa experiência, morei em Airbnb e em Hotel.
Veja também: Em quais situações o seguro viagem pode me ajudar?
4) Work Exchange (Intercâmbio de trabalho)
Esse tipo de intercâmbio ficou conhecido com os mochileiros que queriam deixar suas viagens mais baratas e arrumavam empregos em determinado destino, porém atualmente é muito mais do que isso. Com certeza, ainda é uma das maneiras mais baratas de se fazer intercâmbio, pois arranjará um emprego que te ajudará a pagar os seus gastos enquanto estiver em determinado lugar. Sem contar que também aprenderá ou aprimorará o idioma local, conhecerá uma cultura totalmente diferente e terá uma troca incrível.
Nos dias de hoje, está mais fácil conseguir empregos em diferentes áreas. Os mais comuns são trabalhar em hostels, hotéis, fotógrado, vídeo maker, ensinar idiomas, ensinar alguma habilidade (exemplo: instrutor de yoga), com projetos sociais, etc.
Normalmente o anfitrião te fornece a hospedagem e em alguns casos as refeições, mas você ganhará muito mais do que dinheiro estando lá. Ganhará uma das melhores experiências de sua vida. Nesse tipo de intercâmbio, também não há um limite de idade e você pode viajar para qualquer lugar do mundo. Tenho uma amiga que fez no Sudeste Asiático e amou!
Se gostou desse tipo de intercâmbio, entre no site da Worldpackers. Eles te ajudam achar um local e uma atividade a ser feita em outro local, basta se filiar.
Veja também: 6 Dicas para sua viagem internacional
5) Au Pair
Já vou começar dizendo que para ser AuPair tem limite de idade e é necessário ter entre 18 e 30 anos. Outro elemento exigido é carteira de motorista e muitas vezes também pedem a comprovação de experiência com crianças. Afinal o que é ser AuPair? É um tipo de intercâmbio em que você morará em uma casa de família, para qual você trabalharará. Ali você irá cuidar das crianças e fazer pequenas atividades domésticas.
Normalmente os contratos são de um ano e podem ser renováveis por mais um. As agências que você fechar o programa te ajudará a encontrar uma família e caso você não goste da família, essas agências te ajudarão a se remanejar e ir para outra família.
Dependendo do país que escolher o tempo que trabalharará será diferente, nos EUA por exemplo são 45 horas semanais, já na Europa pode encontrar vagas de 36 a 40 horas. Nas horas vagas você pode conhecer o local que está vivendo, fazer cursos e muito mais. Algumas famílias até te ajudam com algum curso, principalmente se for de idiomas.
Ser AuPair é uma das maneiras mais baratas de se fazer intercâmbio. Pode ser um pouco cansativo, mas pense que além de você estar cuidando das crianças, receberá um salário por isso e terá uma experiência de troca cultural gigantesca. Sem contar que moradia e alimentação estará inclusa no pacote, e na maioria das vezes quem paga pelas passagens aéreas são as famílias. Com relação a valores é possível encontrar programas a partir de U$ 600.
Veja também: Motivos mais comuns para negarem o visto americano
6) Work and Travel
Eu queria muito ter feito esse programa e não consegui, então se você pode, FAÇA! O Work and Travel é um programa oficial do governo norte-americano, nele é permitido que jovens universitários de 18 a 28 anos passem as férias da faculdade trabalhando nos EUA. Ou seja, você terá aproximadamente três meses (dezembro, janeiro e fevereiro) para trabalhar e se quiser pode estender mais um mês para viajar pelo país.
Para que ele aconteça, você precisa conseguir um Sponsor (uma agência de trabalhos nos EUA). Estas agências que te arrumarão uma vaga de emprego por lá. Normalmente o contato com eles é feito através de uma agência de intercâmbio aqui no Brasil, eles já cuidam de toda a parte burocrática e conseguem o emprego. Você pode também ir e tentar arranjar o emprego, ficará mais barato, mas mais difícil. Esse programa tem valores a partir de U$ 2.000.
7) Intercâmbio Social (Trabalho Voluntário)
Outro tipo de intercâmbio que não tem limite de idade é o Intercâmbio Social. Nele você fará um trabalho comuntário ou de impacto social em determinado destino. Mas já aviso, não pensem que é um tipo de intercâmbio que viajará de graça ou vai ganhar hospedagem e alimento em troca. Você irá trabalhar com projetos sociais.
Existem diferentes tipos de projetos, muitas organizações recebem voluntários e pode ser em projetos de preservação ambiental, preservação animal, ensino e educação de crianças e asolescentes, apoio a idosos, etc. Como são instituições sociais, elas não conseguirão arcar com seus custos, então você pagará pela passagem, documentações e para se manter no local. Só que em algumas há espaços para que possam ficar hospedados e outras tem convênios para reduzir o valor gasto pelos voluntários.
Para realizar esse tipo de intercâmbio, você pode entrar em contato com uma agência de intercâmbio ou pode entrar direto em contato com a organização na qual quer ajudar. O tempo que você permanecerá também dependerá de você, pode ser um mês, como um ano e os valores dependerá do país em que for. Normalmente custam a partir de U$ 500.
Veja também: Como escolho onde me hospedar?
8) Estágio Internacional
Mencionei aqui programas de trabalho em outros países, mas talvez nenhum deles era em sua área de atuação. Agora imaginem trabalhar em sua área de formação em outro país? Incrível né? Para participar desse tipo de intercâmbio, você precisará ser estudande universitário ou recém-graduado e ter até 30 anos.
Você já sairá do Brasil com vaga garantida e com um salário compatível com o custo de vida local. Todavia, terá que pagar suas passagens, documentos e todas as despesas em seu destino. Normalmente esse tipo de intercâmbio é fechado através de agências de intercâmbio e precisam ter domínio do idioma local. Uma instituição que faz esse tipo de serviço é a AIESEC, levando para diversos destinos pelo mundo. Minha amiga Tatá foi morar na Turquia e tinha um emprego em nossa área de Publicidade e Propaganda.
Não é Intercâmbio, mas eu considero um “Intercâmbio”: Cruzeiro
Não quis nem listar como um tipo de intercâmbio, mas uma modalidade que quero mencionar aqui e recomendo muito é o contrato de trabalho com Cruzeiros. Existem muitas empresas de cruzeiros pelo mundo, a grande maioria tem processo seletivo no Brasil ou através dos seus sites. Elas só pedem que tenham um conhecimento básico de inglês, independente se passa por países que tem inglês como língua oficial. Caso não domine muito bem a língua, não terá uma função que lida diretamente com o público, mas precisa entender o básico para ter treinamentos e para receber instruções de trabalhos.
Eu considero um tipo de intercâmbio esse trabalho, porque você viajará o mundo com pessoas totalmente diferentes e conhecerá muitas culturas. Claro que precisam passar por um processo seletivo, ficará enclausurado em um navio por alguns dias, mas saiba que normalmente a jornada são de 10h e tem vários dias livres que pode curtir o cruzeiro ou descer nas diversas paradas que eles fazem. Normalmente os contratos são de 6 meses e você que pagará sua passagem até o destino, que será seu embarque no cruzeiro.
E aí, gostaram de saber quais os tipos de intercâmbio que existem? Me conta nos comentários, você já fez algum? Se sim, qual? Se não, tem vontade de fazer?
Veja também: Sites para auxiliar em sua escolha de hotel
Dica para viagem internacional: SEGURO VIAGEM É IMPORTANTE. Então adquira o Seguros Promo com meu código de 5% de desconto (CHAPINHANAMALA5) e não passe apuros se algo acontecer. Além do mais, nunca esperamos o pior, mas é sempre bom estarmos preparados, não é mesmo? E para entenderem qual a necessidade de ter um seguro viagem, entrem aqui.