Comidas turcas que você precisa provar!

Precisava escrever um post sobre as comidas turcas que você precisa provar, isso porque o país possui muitos pratos típicos incríveis e saborosos.

Acho impossível visitar a Turquia e não experimentar os maravilhosos pratos da gastronomia turca. Aliás é possível encontrá-los não só na Turquia, mas em diferentes partes do mundo, principalmente em todo oriente médio e pela Europa. E mesmo se não tiver indo viajar, só tem curiosidades sobre os pratos típicos da Turquia e quer se arriscar na cozinha, dê uma olhada neles que vou deixar aqui abaixo.

Antes de saber quais os pratos típicos da Turquia, acho interessante explicar sobre alguns lugares que servem as melhores comidas turcas, são eles:

* Locais que vendem o café da manhã turco – esse é considerado uma das refeições mais importantes do dia, com isso é bem servido. Nele é servido: tomate, azeitona, ovos mexidos estilo turco (Menemen), frios, geleias e pão. Ele vem acompanhado de um café ou chá turco;

* Padarias – um dos principais alimentos que se encontra na Turquia é o pão, então você verá muitas padarias com diversos tipos de pães e folhados;

* Lokantasi – esse é o tradicional self service turco. Nele é servido as clássicas comidas turcas;

* Fast Foods – você encontrará muitos tipos de comidas rápidas, como sanduíches, wraps, pizzas, etc;

* Restaurantes Turcos – diferentes do Lokantasi, esses normalmente servem de forma à la carte. Servem delícias da gastronomia turca e muitas iguarias.

turquia

 


 

Veja também: Banho turco, tudo o que você precisa saber!

 


 

 

Quais as comidas turcas que você precisa provar ?

1) Kebab

Impossível não começar com Kebab. Ele é um dos principais pratos típicos da Turquia e você o encontrará facilmente por todo o país. Mas já aviso que na Turquia o Kebab não é aquele sanduíche que logo pensamos, mas sim a carne assada no espeto. Ele também é chamado de churrasco turco. Seus ingredientes são: carne moída que pode ser de cordeiro ou boi, misturado com condimentos (cominho, sumagre, sal e pimenta turca). O nome dado para esse tipo de apresentação do prato é Adana Kebab.

O Kebab pode ser servido com salada e arroz, ou envolvido por um pão pita (esse prato é chamado de Durum). Outra variação de Kebab é o Shish Kebab, que são espetos de carne ou frango cortados em cubos, assados na brasa juntos com vegetais. Outras variações que podem encontrar são:

Urfa Kebab – uma versão do Adana Kebab com pimenta e a cor da carne não é tão vermelha, pois eles não utilizam condimentos para temperar a carne;

Iskender Kebab – um prato com pão, kebab, molho de tomate, manteiga derretida e iogurte;

Testi Kebab –  carne e vegetais cozidos dentro de um pote de barro. No momento de servir, o garçom quebra o pote, bem diferente e interessante de experimentarem a comida turca.

Comidas turcas que você precisa provar

 

2) Durum

Como mencionei o Durum anteriormente, vou tentar explicar sobre ele. O durum é uma carne ou vegetal enrolado no pão pita, normalmente colocam o Kebab dentro do pão, assim formando o Durum.

pratos típicos da turquia

 


 

Veja também: O que fazer em Istambul

 


 

3) Döner

Sabe aquela carne que fica em um espeto vertical giratório em que eles servem fazendo várias fatias finas? Esse é o döner. Ele poder ser de boi, cordeiro ou grango. Normalmente essas fatias de carne são servidas dentro do pão pita, junto com tomate, alface, cebola, algum molho e batata frita.

Curiosidade: é bem parecido com o Gyros (churrasco grego) e com o Shawarma (lanche árabe), mas é diferente.

o que comer na turquia

 

4) Pide (Pizza Turca)

A pizza turca é conhecida como Pide. Ela possui um formato diferenciado, oval. Pode ser encontrada com diversos recheios, com: carnes, qnueijos, vegetais e ovos. Só que não possuem o molho de tomate que usamos nas tradicionais pizzas. A forma que é servida também é diferente, pois depois de assar, eles a cortam em vários quadradinhos.

Dica: parecerá estranho, mas se pedir o sabor de carne, esprema um pouco de limão, fica delicioso!

turquia

 


 

Veja também: Torre de Galata

 


 

5) Içli Köfte Tarifi (quibe)

Esse é o nome do quibe turco, que na verdade é igual ao nosso. Porém lá ele pode vir recheado com outros ingredientes, como queijo, ovos, vegetais, etc. Você pode encontrar esse prato de forma única ou em porções.

Comidas turcas que você precisa provar

 

6) Çiğ Köfte

Acho importante trazer esse prato porque ele é uma opção vegetariana. Ele é composto por uma massa de triguilho misturada com salsa, pimenta vermelha, pasta de tomate, sal, limão e extrato de romã. Eu o comi enrolado no pão pita, junto com alface e tomate. Mas é possível encontrar esse alimento sendo vendido por quilo.

gastronomia turca

 


 

Veja também: As melhores vistas de Istambul

 


 

7) Gozleme

Este é preparado em uma panela típica bem grande. Ele é formado por uma massa fininha e recheada com diversos ingredientes, como: espinafre, carne, batata, queijo, etc. O interessante é ver o manuseio da massa na panela, que nada mais é do que uma grande chapa de aço côncava. A massa é manuseada com um pedaço de pau bem rústico.

pratos típicos da turquia

 

8) Balik Ekmek (Sanduíche de Peixe)

Parece estranho, mas na verdade é bem gostoso. Em várias partes de Istambul encontrei esse prato que é um sanduíche recheado com peixe grelhado temperado com pimenta do reino e sal, cebola, alface e tomate.

o que comer na turquia

 


 

Veja também: Como ir do aeroporto de Istambul ao centro da cidade

 


 

9) Menemen (Omelete Turco)

Você verá o Menemen muitas vezes no café da manhã, ele é servido misturado com cebola, pimentão verde, tomate e cebolinha. Eles refogam todos os ingredientes mencionados, de forma que forme um creme. Fazem buracos nesse creme e colocam ovos no meio , de forma que a gema ficque bm mole ao meio. Outra maneira, que podem encontrar é com todos os ingredientes misturados, parecendo ovos mexidos. E normalmente ele é acompanhado de pães.

Comidas turcas que você precisa provar

 

10) Simit

Este é um pão em formato de donuts, coberto com gergelim. Impossível você não o ver pela Turquia, porque há vários carrinhos vendendo essa delícia. O tradicional não possui recheio, mas há variações recheados com alguns ingredientes, como: requeijão e nutella.

Comidas turcas que você precisa provar

 

Espero que tenham gostado de algumas delícias da gastronomia turca que compartilhei com vocês e assim acredito que ajudei vocês com a dúvida crucial que sei que muitos tem, que é o que comer na Turquia. Se tem mais algum prato que você acredita que não podem deixar de experimentar no país, deixa aqui nos comentários.

 


 

Dica para viagem internacional: SEGURO VIAGEM É IMPORTANTE. Então adquira o Seguros Promo com meu código de 5% de desconto (CHAPINHANAMALA5) e não passe apuros se algo acontecer. Além do mais, nunca esperamos o pior, mas é sempre bom estarmos preparados, não é mesmo? E para entenderem qual a necessidade de ter um seguro viagem, entrem aqui.

 


 

Comments

comments

Veja também:

Como ir do aeroporto de Edimburgo ao centro da cidade

Como ir do aeroporto de Edimburgo ao centro da cidade

Quando vamos a um novo destino, sempre vem algumas dúvidas, principalmente em locomoção. Então nesse post vou te explicar como ir do aeroporto de Edimburgo ao centro da cidade, assim deixando sua viagem mais fácil e organizada. 

Leia mais
Passeio volta à Ilha

Passeio volta à Ilha

Para mim, o principal passeio de Morro de São Paulo é o Passeio Volta à Ilha e todos precisam fazê-lo, pois é simplesmente maravilhoso.

Leia mais