Informações essenciais e dicas de Tulum

dicas de tulum

O que preciso saber antes de ir para Tulum? Nesse post vou dar algumas informações essenciais e dicas de Tulum que vão te ajudar em sua viagem, seja no planejamento ou enquanto estiverem na cidade.

Muitas dúvidas vem em nossa mente quando decidimos conhecer esse destino tão elogiado do mundo e para facilitar sua viagem, vou deixar aqui informações importantes, mas não deixe de ler todos os posts de Tulum no blog, porque neles conto mais sobre a cidade de forma mais detalhada.

 

DICAS:

1) Clima maravilhoso

Tulum é praticamente ótima para visitar durante o ano todo, mas lembrem-se que o inverno é ao contrário do nosso, ou seja, os meses de temperaturas mais baixas são de dezembro a março. Todavia é bem agradável ir até lá nessa época. Eu fui em janeiro e a temperatura mais baixa que peguei foi 25ºC. Uma época que indico evitarem é entre setembro a novembro, que há riscos de furacões. É raro acontecer, mas há um pequeno risco.

O que preciso saber antes de ir para Tulum?

 


 

Veja também: Zulum Tulum

 


 

2) Documentos necessários

Para saber certinho os documentos obrigatórios, clique nesse link, que também tem muitas outras dicas para quem nunca foi ao México. Todavia, irei dizer aqui quais os documentos necessários. São eles:

* Passaporte com validade de pelo menos 6 meses;

* Carteira de vacinação contra febre amarela;

* Reserva de hospedagem;

* Passagem de volta.

Referente ao COVID-19, não está sendo exigido comprovante de vacinação, nem exame negativo. Mas fiquem atentos, porque para voltar ao Brasil é necessário o PCR negativo antes de embarcar.

 

3) Destino caro, mas dá para conhecer de forma econômica

Claro que se você optar ficar em um hotel na Zona Hoteleira de Tulum vai gastar uma boa grana, se ficar indo em vários beach clubs também. Uma dica é conhecer as praias públicas de Tulum, se hospedarem na região Pueblo (centro da cidade) e irem na parte dos restaurantes dos hotéis beira-mar, assim só paga o que consumir, não taxas mínimas de consumação. Eu me hospedei em um bairro novo, o La Veleta e amei, peguei um airbnb completo e maravilhoso, dá uma conferida nesse post aqui, que contei a minha experiência no Central Park Lagunas.

onde se hospedar em tulum

 


 

Veja também: La Zebra

 


 

4) Leve dinheiro em espécie

Vários lugares aceitam cartão de crédito, mas ás vezes o valor é bem mais caro do que se pagar em dinheiro. E em muitos estabelecimentos não aceitam essa forma de pagamento e só recebem em dinheiro. Então sempre pergunte antes de entrar se aceitam cartão, caso não tenha dinheiro, mas tente levar um pocuo de dinheiro em espécie.

 

5) Nem sempre o peso mexicano compensa

Tulum inteira aceita pagamentos em peso mexicano ou em dólar americano. Em quase todos os lugares, eles te dão a opção de pagar das duas formas e dependendo da cotação em que comprou o dólar, não compensa fazer outra conversão. Dessa forma tiveram momentos que paguei com peso mexicano e tiveram momentos que paguei em dólar.

Observações:

* Deixe a calculadora preparada para fazer os cálculos;

* Se pagar em dólar e não for o valor exato, o troco voltará em peso mexicano.

 


 

Veja também: O que fazer em Tulum

 


 

6) Como se locomover

Eu indico pegarem um carro em Cancún e irem até Tulum, primeiro que essa é uma das formas mais econômicas, ainda mais se estiver com mais pessoas viajando contigo. Não há pedágios nesse trajeto e estacionar nas ruas de Tulum é fácil. Caso não sinta seguro em fazer isso, há muitos estacionamentos privados pela cidade.

Caso não queira dirigir na estrada e queira um meio apenas para se locomover pela cidade, algo bem utilizado são as scooter. Só que elas são mais caras do que o carro, mas parece ser divertido pegar uma e percorrer as ruas da cidade. Com certeza a maneira que você mais verá as pessoas se locomovendo por Tulum é de bicicleta, algumas hospedagens fornecem aos seus hóspedes esse meio de transporte, caso o seu não faça isso, saiba que há vários lugares que alugam bike.

Para aqueles que pensam em utilizar uber enquanto estiverem na cidade, já aviso que o aplicativo não opera na cidade e a saída será usar os táxis. Esses também tem um valor elevado, mas são a forma mais comôda de transitar por lá.

O que preciso saber antes de ir para Tulum?

 

7) Mercado

Há pequenos mercados pela cidade, mas também há grandes mercados com preços ótimos. Então para aqueles que optarem se hospedar em Airbnb saiba que os preços se equiparam ao nosso país ou até mais em conta. Para aqueles que ficará em hotéis, se quiserem dar uma passada no mercado também é interessante, porque achará algumas coisinhas com melhores preços do que se comprarem no próprio hotel, conveniências, pontos turísticos, etc.

Obs: eles não fornecem sacolas plásticas para carregar suas compras (muitos lugares no Brasil já funciona dessa forma, mas por exemplo a minha cidade Maringá ainda continua entregando gratuitamente aos seus clientes sacolas plásticas).

 


 

Veja também: Quais pratos típicos mexicanos preciso experimentar?

 


 

8) Tulum é quente

Quando digo que Tulum é quente, é porque realmente o calor é grande. Com certeza a dica crucial é passarem protetor solar. E carregarem sempre consigo uma garrafa d’água e evite lugares abertos perto do meio-dia. Exemplo: vá as Ruínas Maias bem cedinho, porque é totalmente aberto e anda bastante.

dicas de tulum

 

9) Temazcal, Yoga e atividades Holísticas

Para aqueles que querem se conectar mais com a cultura local, indico o Temazcal. Esse é um ritual maia que consiste na limpeza do corpo e do espírito, isso através do fogo e da água em um banho a vapor. Existem vários lugares na cidade que realizam essa experiência.

Além disso há muitos lugares que dão aulas de yoga, em diversos lugares e níveis. Sem contar que você verá muitos locais com espaços holísticos, que fornecem vários serviços, como: sound therapy, massagens, terapias alternativas, cerimônia de rapé, de cacau, etc.

 


 

Veja também: Dicas para a sua primeira viagem ao México

 


 

10) Cuidado com os golpes

Assim como em qualquer lugar turístico do mundo há pessoas má intencionadas. Então fique atentos aos golpes, cuidado ao dar dinheiro em espécie, se certifique o tanto que está dando, para depois eles não falarem que deu menos. Cuidado com notas falsas e tirar fotos com artistas de ruas, eles vão querer dinheiro depois, não ache que é de forma gratuita.

 

E aí, gostaram dessas dicas de Tulum ? Se tiver mais alguma informação importante, me conta aqui!

 

O que preciso saber antes de ir para Tulum?

 


 

Dica para viagem internacional: SEGURO VIAGEM É IMPORTANTE. Então adquira o Seguros Promo com meu código de 5% de desconto (CHAPINHANAMALA5) e não passe apuros se algo acontecer. Além do mais, nunca esperamos o pior, mas é sempre bom estarmos preparados, não é mesmo? E para entenderem qual a necessidade de ter um seguro viagem, entrem aqui.

 


 

Salve esse post no Pinterest!

 

Comments

comments

Veja também:

transporte em roma

Transporte em Roma

Antes de ir para algum destino é muito importante saber como funciona o transporte local, porque se for dependendo apenas de uber e táxi podem “gastar um rim”. Então vamos entender como funciona o transporte em Roma?

Leia mais
lago di como

O que preciso saber sobre o Lago di Como

Uma das principais dicas da Itália que eu posso dar à vocês é conhecer o norte da Itália, uma região belíssima e um dos principais pontos que precisam conhecer é o Lago di Como.

Leia mais