Dicas para sua primeira viagem ao México

Está pensando em ir para a terra dos burritos e nachos? Aqui irei escrever várias dicas para sua primeira viagem ao México, que irão te ajudar no planejamento de sua viagem.

Sei que ao planejar uma viagem ao exterior, surgem algumas dúvidas. Então nesse post vou esclarecer sobre: moeda, língua, documento, transporte, cidades a ser visitadas, melhor época para ir e mais algumas dicas do país.

 

MOEDA

A moeda oficial do México é o Peso Mexicano (MXN). Você pode trocar seu Real (R$) por peso mexicano no Brasil, ou em seu destino e dependendo da região em que for (exemplo: Cancún), eles aceitam em dólar americano. Todavia sempre indico a irem com um pouquinho trocado, pois se acontecer alguma emergência, você tem um pouco de dinheiro aceito no país com você, isso também vale para momentos que não aceitam cartão de crédito.

Você também pode fazer pagamentos no México com seus cartões de crédito e débito INTERNACIONAIS, porém eles cobram taxa de IOF a cada compra ou saque que fizer. No país em quase todos os estabelecimentos aceitam cartões, mas pode se deparar com alguma situação contrária.

Dica: Lembre-se de desbloquear seus cartões antes de viajar, precisa informar a data de viagem e o país de destino.

Dicas para sua primeira viagem ao México

 


 

Veja também: Chapultepec na Cidade do México

 


 

IDIOMA

O idioma oficial do país é o espanhol. Como a língua espanhola é parecida com a nossa, se falarmos pausadamente conseguimos que eles nos entendam e o mesmo se pedir para eles falarem pausadamente, conseguimos entender.  Dica: aprenda algumas frases em espanhol, que irão te ajudar em sua viagem.

 

DOCUMENTOS NECESSÁRIOS

Brasileiros para entrar no México precisam de passaporte com no minímo 6 meses de validade a partir da data de entrada ao país. Desde o final de 2021 está também sendo exigido visto de entrada no México, esse deve ser emitido dentro de 15 dias que antecedem a sua viagem, mas se você tem o visto americano válido não tem necessidade de emitir o mexicano. Caso queira saber mais sobre recomendações referentes a documentos, entre no site da Secretaria de Relações Exteriores do México, é nesse site que você deve emitir o visto. O visto não necessita pagar, mas deve preencher ele inteiro com todos os dados de sua viagem e esperar aprovação.

Além do passaporte é importante levar contigo:

* A reserva dos hotéis ou airbnb que garantem sua hospedagem;

* Comprovantes de passagens aéreas de ida e volta para o Brasil;

* Carteira Internacional de Vacinação (comprovando ter se vacinado contra a Febre Amarela);

* Comprovante de vacinação do Covid-19 (esse não é exigido na entrada do país, mas pode precisar no país).

 

Como puderam ver, eles não exigem o seguro saúde, porém é imprescindível emití-lo. Isso porque se precisar de qualquer atendimento, terá que arcar com custos em hospitais particulares e a conta poderá ficar alta. Então deixo a dica abaixo:

Dica para viagem internacional: SEGURO VIAGEM É IMPORTANTE. Então adquira o Seguros Promo com meu código de 5% de desconto (CHAPINHANAMALA5) e não passe apuros se algo acontecer. Além do mais, nunca esperamos o pior, mas é sempre bom estarmos preparados, não é mesmo? E para entenderem qual a necessidade de ter um seguro viagem, entrem aqui.

 

COVID-19

Como estamos em meio a pandemia é complicado dizer o que precisa no geral. Eu fui em janeiro de 2022 e não me pediram absolutamente nada em relação ao Covid-19, mas isso pode mudar de acordo o período em que for. Então fique atento!

 


 

Veja também: Quais pratos típicos mexicanos preciso experimentar?

 


 

TRANSPORTE

Uma das opções de transporte para viajar dentro do México é de carro. Ainda mais se estiverem viajando com mais pessoas, essa opção acaba se tornando mais econômica. Porém, não são todas as estradas do país que são estruturadas e como o país é grande acaba ficando mais demorado a sua viagem para ir de um percurso ao outro. Leia aqui, motivos para alugar um carro em sua viagem!

Agora se não quer pegar um carro em outro país, fique tranquilo pois há outras opções de transporte no México. Os ônibus rodoviários circulam todo o país, mas só indico para distâncias menores, de até umas 06h. Um exemplo de companhia rodoviária é a ADO, mas você pode também adquirir sua passagem pelo Click Bus.

Não preciso nem dizer que o avião é um transporte muito utilizado e circula as principais cidades do país. As principais companhias aéreas que operam dentro do México são a Aeromexico, Volaris, Viva Aerobus e a Interjet.

TRANSPORTE NO MÉXICO

 


 

Dica para Aluguel de Carro: Eu gosto muito de comprar na Rentcars, isso pois nesse site eles selecionam praticamente todas as locadoras em um local só e você pode compará-las. São mais de 140 locadoras de veículos em um só lugar. Além disso os valores são mostrados em reais, mesmo se eu alugar um carro no exterior. Outro benefício é que eles parcelam em até 12x (sim sou adepta aos parcelamentos hahaha). Os pagamentos online na Rentcars isentam você de pagar IOF e se optar pagar em boleto tem desconto. E qualquer dúvida que tiver, você pode ligar em seu call center que atende 07 dias por semana e fala em português.

 


 

DICA DE CIDADES PARA VISITAR NO MÉXICO

Existem muitas cidades que valem à pena visitar no México, porém reuni aqui algumas das mais procuradas para o turismo, são essas:

*  Cidade do México

* San José del Cabo

* Cabo San Lucas

* Guadalajara

* Acapulco

* Cancún

* Tulum

* Playa del Carmen

* Cozumel

* Puerto Vallarta

* Isla de las Mujeres

DICA DE CIDADES PARA VISITAR NO MÉXICO

 

Obs: No blog tem algumas dicas sobre Cidade do México, Cancún, Tulum, Los Cabos, Guadalajara, etc, clique aqui que você acessa as informações!

 


 

Veja também: 10 coisas para fazer em Guadalajara

 


 

MELHOR ÉPOCA PARA IR AO MÉXICO

Como o México está situado no hemisfério norte, suas estações são contrárias as nossas. Só que não pense que em janeiro, você pegará frio, porque na verdade você pega calor durante o ano todo. Então será difícil ter um período frio intenso, mas dependendo da região pode pegar algumas temperaturas baixas nos meses de dezembro a fevereiro. Sendo as manhãs e noites com temperaturas mais baixas. Já no restante do ano, de março a novembro as temperaturas vão se elevando. Ou seja, é um país para ir em qualquer época do ano.

Atenção: os meses de setembro e outubro, são meses de muito baixa temporada e não são muito aconselhados, por ser época de furacões. Pode acontecer de ir e não passar nenhum furacão, mas normalmente quando eles aparecem são nesse período.

MELHOR ÉPOCA PARA IR AO MÉXICO

 

Depois de todas essas dicas e informações, vamos começar a planejar sua viagem para o México? Defina o roteiro, organize suas passagens, hospedagem, documentos, aplique essas dicas e BOA VIAGEM.

 

 


 

Veja também: Museu de Antropologia na Cidade do México

 


 

Salve esse post no Pinterest!

Comments

comments

Veja também:

transporte em roma

Transporte em Roma

Antes de ir para algum destino é muito importante saber como funciona o transporte local, porque se for dependendo apenas de uber e táxi podem “gastar um rim”. Então vamos entender como funciona o transporte em Roma?

Leia mais
lago di como

O que preciso saber sobre o Lago di Como

Uma das principais dicas da Itália que eu posso dar à vocês é conhecer o norte da Itália, uma região belíssima e um dos principais pontos que precisam conhecer é o Lago di Como.

Leia mais