Quais pratos típicos mexicanos preciso experimentar?

A gastronomia mexicana é simplesmente uma das mais incríveis do mundo, um misto de sabores com um toque picante e caliente. Com isso, vim escrever esse post com saborosíssimas opções para vocês desfrutarem enquanto estiverem por lá, ou se arriscarem na cozinha por aqui, ou simplismente experimentarem.

Não importa se não irá para o México tão cedo, o interessante é se deliciarem com esses pratos. Todavia, se estiverem indo ao país, levem essa listinha para experimentarem por lá, ok?!

Algo que preciso adiantar para vocês é que a comida mexicana é muito bem temperada e muitas vezes bem apimentada. Claro que em lugares mais turísticos, eles acabam dozando menos na pimenta, pois sabem que nem todos estão acostumados com muita pimenta, mas para mim que amo pimenta, tudo é DELICIOSO.

 

Afinal, quais pratos típicos mexicanos preciso experimentar?

 

1. Burrito

Com certeza vou começar essa lista com o burrito, primeiro que é o meu prato mexicano PREFERIDO, seja quando comia carne e agora que sou vegetariana, sou simplesmente apaixonada por Burrito. Ele é servido de forma enrolada, sendo preparado com massa de tortilla, recheado com diversos ingredientes, muitas vezes: queijo, arroz, feijão, tomate, chilli, alguma carne ou vegetais.

Dica: escolham algum com feijão, muito bom!

Quais pratos típicos mexicanos preciso experimentar?

 

2. Tortilla

Falei ali em cima sobre a tortilla, então vou explicar melhor sobre ela, que é mais famosa do que o pão no México. Ela possui muitas variações, como massa de batatas e ovos, mas as principais são feitas de milho ou trigo. Ela é uma massa fina que é utilizada para fazer diversos pratos, como quesadilla, tacos, burritos, etc. Só que é possível vê-la também como prato principal e ela pode ser servida tanto fria, quanto quente. Impossível falar de comida mexicana e não falar dela.


Veja também: Chapultepec na Cidade do México


3. Taco

O taco mexicano é como se fosse um lanche ou aperitivo, ele é preparado muitas vezes com tortilla à base de milho, mas confesso que nessa minha última viagem ao México, muitas vezes vi ele servido com tortilla à base de trigo. Ambos são maravilhosos. Ele é servido diferente do burrito, porque ele simplesmente tenta fechar a massa, mas não enrola o recheio, como o outro prato. Seu recheio é super variado e pode ser de alguma carne com salada e queijo, ou com vegetais.

Dica: um taco que indico todos experimentarem e bem típico é o Taco al Pastor, recheado de carne de porco, marinado com um mix de pimentas, abacaxi, cebola, limão e muitos temperos. Antes de me tornar vegetariana, sempre comia esse prato e o burrito, porque são deliciosos.

 

4. Nachos

Os nachos muitas vezes são feitos com a tortilla de milho frita, de forma que fiquem bem crocantes. Eles são servidos com algum acompanhamento, como cheddar, pimenta, carne moída, guacamole, molhos, etc. Um prato que precisam experimentar, ele é ótimo para comerem de entrada.


Veja também: 10 Coisas para fazer em Guadalajara


5. Guacamole

Citei o guacamole anteriormente, preciso agora falar que PRECISAM experimentá-lo, pois ele além de ser um molho clássico da gastronomia mexicana, é muito bom. Ele é feito com abacate temperado com pimenta, tomate, cebola e outras especiarias, de forma, que amasse o abacate e fique em uma consistência de purê. Ele é servido como acompanhamento em diversos pratos.

 

6. Chilli con carne

Esse prato é simplesmente carne moída misturada com feijão e molho de tomate apimentado. Muitas vezes é servido com nachos e tortillas, mas pode ser recheio de tacos, burritos e quesadillas.


Veja também: Museu de Antropologia da Cidade do México


7. Quesadillas

A quesadilla atualmente é o prato em que mais como da culinária mexicana, visto que a principal quesadilla é recheada com queijo. Assim, sendo uma ótima opção para quem não come carne. Ela é feita com tortilla, na maioria das vezes à base de trigo, recheada com queijo e grelhada, de maneira que o queijo derreta. Mas se você não é fã de queijo, saiba que também há outros recheios com carnes, legumes e até funghi.

 

8. Enchiladas

As enchiladas são consideradas um prato típico do país, você a encontrará em diversos lugares. Ela também é feita com tortilla, recheada na maioria das vezes de carne bovina ou frango de maneira que enrole, como se fosse uma panqueca. E sob essas tortillas recheadas é colocado muitos condimentos, molhos e queijos. Após isso, assam o prato e depois servem com queijo derretido.


Veja também: 5 Pratos típicos colombianos


9. Mole Poblano

Os dois próximos itens serão pratos que você encontrará facilmente no México, mas não tão fácil no Brasil. Todavia, deliciosos. O Mole Poblano tem um sabor bem diferente do que estamos acostumados, isso porque ele é um peru ou frango assado servido com molho de chocolate apimentado. Um agridoce, que você deve estar se questionando se é bom, mas te garanto que é.

 

10. Tamales

Sabe a nossa pamonha? O tamale mexicano é bem parecido. Eles servem da mesma forma, envolvido em palha de milho e é feito praticamente da mesma maneira, a diferença é que lá eles são recheados em diversos sabores, como: queijo, fubá, carne de porco, calabresa, abacaxi, frango, etc.

Minha opinião: eu prefiro nossa pamonha, visto que gosto da doce clássica sem nenhum recheio.

 

E aí ficaram com água na boca? Já experimentaram todos os pratos que citei aqui? Ficou com vontade de algum?

Sei que as formiguinhas de plantão, ficaram esperando para ver os doces, mas fica ligadinho por aqui, que logo mais sai um post com muitos POSTRES (sobremesas) mexicanos.


Dica para viagem internacional: SEGURO VIAGEM É IMPORTANTE. Então adquira o Seguros Promo com meu código de 5% de desconto (CHAPINHANAMALA5) e não passe apuros se algo acontecer. Além do mais, nunca esperamos o pior, mas é sempre bom estarmos preparados, não é mesmo? E para entenderem qual a necessidade de ter um seguro viagem, entrem aqui.

 

 

Comments

comments

Veja também:

transporte em roma

Transporte em Roma

Antes de ir para algum destino é muito importante saber como funciona o transporte local, porque se for dependendo apenas de uber e táxi podem “gastar um rim”. Então vamos entender como funciona o transporte em Roma?

Leia mais
lago di como

O que preciso saber sobre o Lago di Como

Uma das principais dicas da Itália que eu posso dar à vocês é conhecer o norte da Itália, uma região belíssima e um dos principais pontos que precisam conhecer é o Lago di Como.

Leia mais