Estação Eugênio Lefévre e Mirante da Nossa Senhora Auxiliadora

Mirante da Nossa Senhora Auxiliadora

Dois pontos turísticos de Santo Antônio do Pinhal que você precisa conhecer é a Estação Eugênio Lefévre e o Mirante da Nossa Senhora Auxiliadora.

Os dois locais são próximos um do outro, então é possível conhecê-los de uma só vez. Na verdade um é do lado do outro, para você chegar ao mirante, você passa pela estação. Então indico colocarem eles em seu roteiro pela cidade.

Estação Eugênio Lefévre

 


 

Veja também: Pousada Villa Campestre em Santo Antônio do Pinhal

 


 

Estação Eugênio Lefévre

A estação foi inaugurada em 1916 e seu nome homenageia um engenheiro (Eugênio Lefévre) que ajudou a projetar a ferrovia que ligaria Mogi das Cruzes ao porto de São Sebastião. Essa nunca foi construída. O intuito dessa ferrovia era de transitar com pacientes com doenças respiratórias, todavia com o tempo não houveram fundos para manter esse objetivo.

Com o tempo, essa ferrovia passou a ser turística, atendendo até os dias de hoje. Mas a estação de Santo Antônio do Pinhal estava em atividade até antes da pandemia, por ela passava o passeio turístico que liga Pindamonhangaba a Campos do Jordão. Infelizmente foi encerrada devido ao COVID-19. Para acompanhar quando esse passeio irá voltar a operar, acompanhe pelo site oficial da EFCJ, também era nesse que comprava o ticket para o passeio de trem pela Serra da Mantiqueira ou obtinha as informações necessárias para fazer a compra.

 

Estação Eugênio Lefévre

 

O prédio da ferrovia é o prédio original de sua inauguração e ao seu redor há uma vila ferroviária e uma subestação da ferrovia. No local também há um café/restaurante bem famoso e muito bem recomendado, então fica a dica para darem uma paradinha por lá. Você também encontrará um orquidário, e lojas de artesanatos e souvenirs.

Dica: no café comam o bolinho de bacalhau!

o que fazer em Santo Antônio do Pinhal

 


 

Veja também: O que fazer em Santo Antônio do Pinhal

 


 

Localização: A ferrovia está situada a 1.162 metros de altitude e a 4 km do centro da cidade e cruza a rodovia Floriano Rodrigues Pinheiro, essa quando chega a cidade. Colocarei o mapa para chegarem mais fácil até o local.


 

Veja também: Como chegar e quando ir em Santo Antônio do Pinhal

 


 

Mirante Nossa Senhora Auxiliadora

Esse mirante também é conhecido como o Mirante da Santa e para chegar nele vocês precisam ir até a Estação Eugênio Lefréve. O local está a 1.150 metros de altitude e possui a vista mais linda de toda a região. Ela é simplesmente impressionante epode ver grande parte da Serra da Mantiqueira e algumas cidades do Vale do Paraíba, como Taubaté, Tremembé e Pindamonhangaba.

Ao chegarem na estação de trem, vocês seguirão para a esquerda da ferrovia e andarão por alguns metros ao lado dela. A caminhada não dura nem 5 minutos, são apenas 200 metros de distância. Quando chegam no local tem uma pequena escadaria e no topo desta está a imagem de Nossa Senhora Auxiliadora com 3 metros de altura. O monumento foi construído sob pedras e é possível subí-las. A vista desse local é realmente maravilhoso e vale muito a pena ir até o local para poderem admirá-la.

Dica: tirem bastante fotos, tanto do mirante quanto da ferrovia!

Mirante da Nossa Senhora Auxiliadora

 


 

Veja também: Jardim dos Pinhais Ecco Parque

 


 

Com certeza esses lugares precisam estar em sua lista de ” O que fazer em Santo Antônio do Pinhal “, porque são passeios imprescindíveis da cidade e maravilhosos. Sem contar, que é possível conhecê-los bem rápidinho, mas se gostam de tirar fotos vá com calma, porque o cenário é deslumbrante.

pontos turísticos de Santo Antônio do Pinhal

 


 

Veja também: Restaurante Krokodillo

 


 

Salve esse post no Pinterest!

 

 

Comments

comments

Veja também:

transporte em roma

Transporte em Roma

Antes de ir para algum destino é muito importante saber como funciona o transporte local, porque se for dependendo apenas de uber e táxi podem “gastar um rim”. Então vamos entender como funciona o transporte em Roma?

Leia mais
lago di como

O que preciso saber sobre o Lago di Como

Uma das principais dicas da Itália que eu posso dar à vocês é conhecer o norte da Itália, uma região belíssima e um dos principais pontos que precisam conhecer é o Lago di Como.

Leia mais