Grand Bazaar: mercado de rua coberto que deve conhecer

O Grand Bazaar é um dos principais pontos turísticos de Istambul, ele é um mercado de rua coberto que deve conhecer, um local que te fará entrar ainda mais em contato com a cultural local e te encantará.

Por toda Istambul você verá muitas lojas e comércio de rua, mas imaginem centralizá-los em um local coberto, assim que funciona com o Grand Bazaar, ou para nós Grande Bazar, ou em turco Kapalıçarşı. O local atualmente conta com mais de 5 mil lojas em mais de 60 ruas cobertas. Foi inaugurado em 1461, passou por vários transtornos, como terremotos e incêndios, mas hoje se destaca nos quesitos cultura e comércio.

O local é dividido em duas partes, sendo uma delas essa que foi levantada em 1461, essa então chamada de Antique Market – Old Bazar, ou em turco de Cevahir Bedesteni, e a outra parte que forma o mercado são as lojas e comércios que com o tempo vieram se estabelecendo nos arredores. Essas com o tempo também foram cobertas e hoje é considerada a maior parte do lugar.

 

 

Dica: PECHINCHE! Se você tem vergonha de pechinchar, aprenda! Isso porque está na alma dos turcos, negociar, ou seja, eles colocam o preço lá em cima, para vocês irem abaixando. E pode ter certeza que conseguirá arrematar itens por bem menos que metade do preço. Eles superfaturam nos produtos, então pode começar jogando menos 90% do valor e não ache que ofenderá o vendedor, pechinche e vai dar certo.

 

Curiosidade: Algumas lojas pelo mercado estarão com bandeiras de Portugal ou do Brasil em frente, nessas lojas provavelmente tem alguém que te atenda em português.

 

 


 

Veja também: Banho turco, tudo o que você precisa saber!

 


 

O que vende no local?

É muito difícil responder essa pergunta, isso porque o local conta com uma ampla variedade produtos, ampla mesmo! Todavia, você encontrará lojas de especiarias, ervas, tapetes, joalherias, souvenirs, artigos de decoração, tabacarias, doces típicos, cerâmicas, roupas, tecidos, porcelanas, produtos de marca falsificados, etc.

Não é uma regra, mas dentro do mercado ele se divide em setores. Então quando encontrar uma loja que venda lustres, ao seu redor achará muitas outras que venda o mesmo produto ou parecido. Então existem alas que vendem cada tipos de produtos, mas como disse não é uma regra e pode sim achar uma tabacaria no meio de várias lojas de tapetes.

E qual o motivo de falar isso? Acho interessante, pelo fato de que você pode ter ido ao local querendo algo especifíco, dessa forma não ficará procurando em todos os cantos, pode se informar e direto até a parte onde estará a maior quantidade de lojas desse setor.

Algo que eu achei bem legal é o contraste de produtos, pois você verá lojas de souvenirs baratinhos, como imãs e depois uma loja que vende ouro. Então o Grande Bazar é para todos os bolsos e pessoas.

 

 


 

Veja também: O que fazer em Istambul

 


 

Vale a pena comprar no local?

Em minha opinião não!

O lugar é um ponto turístico que precisam conhecer, mas eu vejo ele como um passeio, pois vocês verão de fato como é a arte da negociação turca e irão ser transbordados de todos os lados por muita cultura. É um passeio incrível em que você se perderá por muitas e muitas ruas cercadas de lojas com produtos diferentes, itens curiosos e um povo muito falador.

Aliás já venho avisar que você precisa ir com muita paciência ao Grande Bazar, porque o que mais tem é vendedor te chamando. Na verdade, eles gritam para entrar na loja e falam em inglês, turco e muito mais. Vale tudo para ganhar o cliente.

Um PONTO NEGATIVO da minha viagem aconteceu nesse lugar e acho importante mencioná-lo. Quando eu fui à Istambul, eu fui sozinha. Uma mulher sozinha, dentro desse grande mercado é algo que eu NÃO RECOMENDO. Ninguém me tocou, mas foram inúmeras cantadas e palavras feias que ouvi. Com certeza foi o local em que eu mais senti mal em toda a minha vida. Tanto que não fiquei muito e voltei ao hostel onde eu estava. Todavia, super indico irem ao lugar, ainda mais se estiverem acompanhados. Mesmo que seja em duas mulheres, acho que seria mais tranquilo. Desculpa o desabafo, mas achei importante compartilhar aqui.

 

Grand Bazaar

 


 

Veja também: Torre de Galata

 


 

Localização

O Grande Bazar se encontra perto da estação de tram Beyazit, mas se estiver turistando pela Blue Mosque, pela Hagia Sophia, aconselho irem a pé. Será uma caminhadinha de uns 15 minutinhos, mas você já vai conhecendo a região. Fiz assim e adorei.

Endereço: Beyazıt, Kalpakçılar Cd. No:22.

 


 

Veja também: As melhores vistas de Istambul

 


 

Informações Importantes:

O local abre diariamente das 10h às 18h e possui quatro de entradas de acesso, sendo uma dela um portão de ferro enorme (fácil de ser avistado).

 

 

Mais Informações

Site oficial: Grand Bazaar

 


 

Dica para viagem internacional: SEGURO VIAGEM É IMPORTANTE. Então adquira o Seguros Promo com meu código de 5% de desconto (CHAPINHANAMALA5) e não passe apuros se algo acontecer. Além do mais, nunca esperamos o pior, mas é sempre bom estarmos preparados, não é mesmo? E para entenderem qual a necessidade de ter um seguro viagem, entrem aqui.

 


 

Salve esse post no Pinterest!

Comments

comments

Veja também:

cabanas rio de una

Cabanas Rio de Una

As Cabanas Rio de Una estão localizadas no sul do Brasil e é uma ótima opção de turismo de isolamento no Paraná, sem contar que é um destino romântico e maravilhoso para uma viagem a dois.

Leia mais
passeio do lado oeste

Passeio do Lado Oeste

Um dos principais passeios em Jericoacoara é o Passeio do Lado Oeste. Esse passa por vários pontos maravilhosos da região e recomendo a todos!

Leia mais