O que fazer em Tulum

o que fazer em Tulum

Nesse post vou contar o que fazer em Tulum, onde ir e quais os melhores pontos turísticos de Tulum. A cidade tem muito a oferecer e é um destino incrível que recomendo a todos.

Tulum é um dos destinos do momento, mas já vou dizendo que não achem que ele será apenas modinha, porque eu considero aquelas modinhas que veio para ficar. Isso, porque a cidade é um lugar perfeito para irem, principalmente para quem tem um estilo descolado, misturado com conforto e luxo.Só que também não vão achando que a cidade é luxuosa. Na verdade ela é muito SIMPLES e pequena, com pouco mais de 20mil habitantes.

o que fazer em Tulum

Ela com certeza é um dos paraísos da Riviera Maya e mistura ruínas, praias e natureza em um lugar só. Um dos lugares mais legais em que fui na vida, mas também confesso que um dos mais caros. Não sei se é porque ela vem sendo cada vez mais requisitada, mas ela é um destino MUITO MAIS CARO do que Cancún e nem é tão luxuoso quanto Cancún. Ela é um destino com uma pegada mais rústica e natural, com um toque de sofisticação.

Alguns lugares, como comércios, hotéis, bares e restaurantes (principalmente os que estão localizados na Zona Hoteleira) são muito bem decorados e te deixarão encantados. Com certeza foi um dos destinos em que mais me encantei com o design de interiores e arquitetura de onde eu entrava. Mas nem tudo é assim e lembre-se que tem muitos lugares bem simples, principalmente na área central de Tulum.

onde ir em tulum

 


 

Veja também: Dicas para sua primeira viagem ao México

 


 

Afinal, quantos dias ficar em Tulum ? Vou dar várias dicas de Tulum e dizer o que fazer e já adianto que a cidade tem muito o que fazer e NÃO A CONSIDEREM COMO UM DESTINO BATE E VOLTA, você precisa pelo menos 3 dias por lá. Mesmo assim, acho a quantia pouca. O que realmente indicaria é deixar para uns 5, 7 dias na cidade.

Com isso fiz uma listinha de lugares imperdíveis e novamente digo para prepararem os bolsos, porque praticamente nada é gratuito e em minha opinião o preço é puxado.

 

o que fazer em Tulum

 


 

Veja também: Como ir do aeropoto de Cancún a zona hoteleira

 


 

1) Ruínas Maias

A Zona Arqueológica de Tulum tem que estar em sua lista de lugares que devem ir, isso porque ela faz parte da história e cultura local. Sem contar, que é a única ruína maia do mundo localizada em frente ao mar. Ou seja é possível aprender muito sobre a história (vale a pena pegar um guia) e ter um visual incrível para ser admirado. Com certeza uma das vistas mais lindas de Tulum. No local há uma praia, mas quando fomos, ela estava fechada. Isso devido degradação do meio ambiente e também para evitar aglomeração quanto ao COVID-19. O preço de entrada em janeiro de 2022 estava MXN 85 por pessoa.

Dicas: vá bem cedo, para evitar o sol forte e leve água, lá dentro não tem para vender e é um passeio que andará bastante, precisando então se hidratar.

melhores pontos turísticos de Tulum

 

2) Cenotes

Ao redor e em Tulum há muitos cenotes que precisam conhecer. Em uma viagem pequena seria impossível conhecer todos os cenotes, isso porque só na Península de Yucatán existem mais de 7 mil cenotes. Dessa maneira, recomendo colocarem ao menos um ou dois deles em seu roteiro. E saibam que um é bem diferente do outro, alguns com águas mais cristalinas, outras mais escuras, alguns abertos, outros dentro de grutas e cavernas. Todos esses cenotes cobram entrada variando de MXN 200 a 1.500 e pode variar de acordo a época do ano em que for.

Alguns dos cenotes de Tulum são: Gran Cenote, Cenote Il-kil, Cenote Dos Ojos, Cenotes Casa Tortuga, Casa Cenote, Cenote Carwash, Cenote Zacil-Ha, Cenote Corazón, Cenote Azul Tulum, Cenote Calavera e Cenote Sac Actun.

o que fazer em Tulum

 


 

Veja também: La Zebra Tulum

 


 

3) Praias

O que não podem deixar de fazer é ir à praia. As praias de Tulum são incríveis, mas saibam que elas se dividem em praias públicas e privadas. Isso porque na Zona Hoteleira, a praia é tomada por hotéis e propriedades particulares. Mas não pensem que as praias públicas não são boas, porque elas são maravilhosas. Elas possuem uma água cristalina, mar calminho, faixa de areia branquinha, também tem restaurantes e hóteis por perto.

o que fazer em Tulum

 

4) Beach Clubs e Restaurantes

Como mencionei anteriormente, grande parte das praias de Tulum são tomadas por hotéis e restaurantes, muitos deles são beach clubs. Esses possuem infraestrutura espetaculares com espreguiçadeiras, lounges, mesas e cadeiras. Isso tudo, com muito conforto e glamour. Na verdade há restaurantes e beach clubs para todos os gostos, alguns mais caros, outros mais em conta. O que indico é irem em pelo menos uns dois, porque é muito divertido e relaxante ao mesmo tempo, e com um visual incrível de uma das praias mais lindas do mundo.

Eu fui em dois e explico como foi minha experiência aqui no blog, para entenderem basta clicar nos seguintes links: La Zebra e Zulum Tulum.

dicas de tulum

 

Outros beach clubs super recomendados, que fiquei na vontade de ir, mas ficará para uma próxima são:

* Ana y Jose Hotel & Spa Tulum;

* Playa Esperanza Hotel;

* Papaya Playa Project;

* Mía Restaurant & Beach Club;

* Bagatelle Tulum;

* Taboo Tulum;

* Ahau Tulum.

 

5) Ven a La Luz

Esse é o nome de uma escultura que fica dentro do Hotel Ahau Tulum. Ela foi feita pelo artista Daniel Popper para um festival em Tulum e atualmente é um ponto turístico da cidade. Para entrar, você precisa pagar MXN 60 por pessoa. Ali é realmente um ponto apenas para ver de perto a famosa escultura e tirar várias fotos belíssimas.

Dica: vá com paciência, porque pode pegar fila e as pessoas às vezes demoram um pouco para tirar suas fotos.

melhores pontos turísticos de Tulum

 


 

Veja também: Quais pratos típicos mexicanos preciso experimentar?

 


 

6) Parque Xel-Há

Esse é um parque aquático em que te fará ver muitas belezas naturais. A sua principal atração são suas águas cristalinas que são perfeitas para prática de snorkel, é possível ver muita vida marinha no local. Nele é possível nadar com golfinhos, mas NÃO INDICO, porque eles o mantém presos e acho triste. O parque tem uma ótima infraestrutura e uma praia particular. Ele funciona no sistema all-inclusive, ou seja, comidas e bebidas estão inclusas enquanto estiverem no parque. O preço de entrada no parque custa U$ 99 por pessoa, isso mesmo, dólares americano.

dicas de tulum

 

 

7) Laguna Kaan Luum

Na verdade não fica em Tulum, mas fica tão perto que achei importante colocar nessa lista. Cerca de 20 minutos de Tulum fica a Laguna Kaan Luum. Um cenote de 82m de profundidade no meio, mas com partes rasas e uma água verde incrível. A lagoa é cercada de mangue e o valor de entrada é MXN 400 por pessoa.

o que fazer em Tulum

 


 

Veja também: Zulum Tulum

 


 

8) Yoga

Muitos lugares em Tulum dão aulas de yoga, de diferentes maneiras, mas todas te fazendo se conectar consigo mesmo. Há hotéis e estabelecimentos que fornecem esse serviço em diversos locais, até na praia. Então imaginem que maravilhoso, poder praticar yoga em frente ao mar. E se você não é um praticante, fique tranquilo que você achará algum lugar com yoga para iniciantes, já que é muito comum em Tulum.

dicas de tulum

 

Com tudo isso que recomendei aqui, acho que perceberam que precisam mais do que um dia e entenderam o motivo de eu não recomendar apenas um dia em Tulum. A cidade é encantadora e sei que irão amá-la, um lugar cheio de charme, rústico, que te conecta com a natureza, te faz relaxar e curtir ao mesmo tempo. Agora me conta, gostaram das dicas de Tulum ?

 


 

Dica para viagem internacional: SEGURO VIAGEM É IMPORTANTE. Então adquira o Seguros Promo com meu código de 5% de desconto (CHAPINHANAMALA5) e não passe apuros se algo acontecer. Além do mais, nunca esperamos o pior, mas é sempre bom estarmos preparados, não é mesmo? E para entenderem qual a necessidade de ter um seguro viagem, entrem aqui.

 


 

Salve esse post no Pinterest!

 

Comments

comments

Veja também:

transporte em roma

Transporte em Roma

Antes de ir para algum destino é muito importante saber como funciona o transporte local, porque se for dependendo apenas de uber e táxi podem “gastar um rim”. Então vamos entender como funciona o transporte em Roma?

Leia mais
lago di como

O que preciso saber sobre o Lago di Como

Uma das principais dicas da Itália que eu posso dar à vocês é conhecer o norte da Itália, uma região belíssima e um dos principais pontos que precisam conhecer é o Lago di Como.

Leia mais