Split é a segunda maior cidade da Croácia e você precisa incluí-la em seu roteiro pelo país. E para facilitar seu planejamento, nesse post vou te contar onde ficar em Split.
Na verdade não é muito difícil escolher onde se hospedar em Split, isso porque a cidade é muito segura, mas claro que há bairros mais propícios para quem estiver visitando a cidade ficar. Aliás já deixo a dica, para quem for conhecê-la durante a alta temporada, fechar com antecedência. Isso, devido os melhores hotéis da cidade esgotarem rapidamente, visto que em alta temporada a cidade fica lotada de turistas.
Muitos acabam optando ficar poucos tempo na cidade, pois ela tem localização estratégica para quem vai conhecer algumas ilhas famosas da Croácia, como Hvar, Brač, Biševo, etc. Todavia, indico ficarem pelo menos 3 dias na cidade ou até mais, porque a cidade tem muito a oferecer.
Veja também: Pratos típicos da Croácia que você precisa experimentar!
Afinal, onde ficar em Split?
Os melhores bairros de Split para você se hospedar, em minha opinião são 4, todos com ótimas qualidades, são eles: Palácio de Dioclesiano (Cidade Antiga), Veli Varoš, Bačvice e Meje. Vou explicar um poquinho de cada um deles a seguir e assim facilitará a sua escolha.
1) Palacio de Dioclesiano (Cidade Antiga)
Sim é possível se hospedar dentro do palácio, esse servia como uma fortaleza e moradia para o imperador e alguns de seu súditos. Foi construído por pedido do Imperador Dioclesiano no século III. Atualmente ele é o centro comercial da cidade antiga de Split e está tomado por restaurantes, bares, comércios, hotéis, etc.
Não pense que ele está conservado como um real palácio, hoje só estão as ruínas do tempo romana adaptada para os dias atuais. Ali está a maioria dos pontos turísticos da cidade, sendo fácil acesso visitá-los. Com certeza é o melhor bairro para se hospedar a fins turísticos e para explorar Split.
Logo em frente ao Palácio Dioclesiano está o calçadão da Riva, ponto bem movimentado da cidade que todos precisam conhecer. Único ponto negativo (que não é bem negativo) em minha opinião é que dentro do palácio não circulam carros, somente pedestres. Então você terá que carregar suas malas até seu hotel, mas lembrem-se de não levar muita bagagem e estará tudo ok!
Veja também: Passeios bate e volta saindo de Roma!
2) Veli Varoš
Veli Varoš está localizada a oeste do Palácio Dioclesiano (bem ao lado) e é um bairro de classe média de Split. Ele está situado mais precisamente aos pés da colina de Marjan. Como está localizada perto da Cidade Antiga, possui uma excelente localização, com preços mais em conta e também é um lugar mais calmo, não tão agitado como o palácio.
Quando eu visitei Split, escolho Veli Varoš para me hospedar e adorei, porque ele fica bem pertinho do centro e o preço compensou muito. Sem contar, que ali ficam mais os moradores da cidade, sendo possível ter uma experiência mais local. Confesso que nessa região não há tantos hotéis quanto dentro da Cidade Antiga, mas há opções bem legais, principalmente apartamentos de temporadas.
Veja também: Curiosidades da Holanda
3) Bačvice
Se estiver indo para Split em busca de praias e quer ficar próxima a elas, o melhor lugar será Bačvice. Esse é o nome da praia mais famosa da cidade e também do bairro que ela está situada. Sugiro ficar aqui, quem tiver mais tempo na região, pois tem como conhecer um pouco do centro histórico e curtir muito a praia.
Lembrem-se que há algumas ilhas próximas de Split e outras praias a serem visitadas, mas com certeza Bačvice merece um tempinho a mais, pois ela é incrível com uma água cristalina e azulada ao mesmo tempo. Um pouquinho gelada, confesso, mas deliciosa.
Por esse bairro você verá uma construção diferente da cidade antiga, com ruas e calçadas mais espaçosas. Outro fator é que aqui pode circular carros, até indico pegarem um, se estiverem hospedados na região, facilitará a sua viagem. Quanto a estacionamentos, a maioria dos hotéis, apartamentos e casas de temporadas possuem estacionamento, diferente do centro. Então fica mais fácil para guardarem os automóveis.
Veja também: Roteiro de 1 dia em Verona
4) Meje
Esse bairro tem uma vista privilegiada do mar, ele está localizada na colina Marjan e é considerado uma área da classe alta. Todavia, além de muitas residências, há também hotéis, restaurantes e bares na região. As praias a sua frente, são as menos visitadas de Split, sendo consideradas “exclusivas”, mas são abertas ao público. Na verdade muitos acabam não as procurando.
Essa é a região que indico se hospedarem se busca algo mais luxuoso e diferenciado. Os preços são mais altos, mas a experiência é totalmente única. Ali também é interessante estarem com carros, pois o transporte público é um pouco restrito.
Split é simplesmente incrível e vale muito a pena conhecerem a cidade, eu a incluí em meu roteiro pela Croácia e não me arrependo nenhum pouco. Por mais que me hospedei em uma área incrível na cidade que foi Veli Varoš, não recomendo o hotel em que fiquei, porque não gostei muito. Mas se quiserem um post que eu separe opções de hospedagem na cidade, me avisa aqui embaixo nos comentários. E claro fique atento aqui no blog, porque vou deixar muitas dicas de Split para vocês.
Dica para viagem internacional: SEGURO VIAGEM É IMPORTANTE. Então adquira o Seguros Promo com meu código de 5% de desconto (CHAPINHANAMALA5) e não passe apuros se algo acontecer. Além do mais, nunca esperamos o pior, mas é sempre bom estarmos preparados, não é mesmo? E para entenderem qual a necessidade de ter um seguro viagem, entrem aqui.
Salve esse post no Pinterest!