Como ir do aeroporto de Edimburgo ao centro da cidade

Como ir do aeroporto de Edimburgo ao centro da cidade

Quando vamos a um novo destino, sempre vem algumas dúvidas, principalmente em locomoção. Então nesse post vou te explicar como ir do aeroporto de Edimburgo ao centro da cidade, assim deixando sua viagem mais fácil e organizada.

Antes de qualquer coisa, saiba que é muito fácil percorrer esse trajeto e pelo caminho há vários cenários belíssimos para você contemplar.

Existem 6 maneiras mais comuns em como ir do aeroporto de Edimburgo ao centro da cidade, são elas:

* Ônibus Airlink;

* Night Bus (N22);

* Ônibus circular Lothian Buses;

* Táxi e Uber;

* VLT.

Edimburgo

 


 

Veja também: Castelo de Edimburgo

 


 

Claro que existem outras possibilidades, como transfer, mas colocarei as 5 principais e mais comuns. Todas elas tem suas vantagens e desvantagens, basta escolher de acordo com seu estilo de viagem.

Só que antes de começar a falar sobre o transporte em si, quero falar um pouco mais sobre o Aeroporto Internacional de Edimburgo. A sigla do Edimburgh Airport é EDI. Ele é o maior aeroporto da Escócia, mas não é muito grande e é bem organizado.

A distância do aeroporto em relação ao centro é de 12km, ou seja, o aeroporto não fica longe do centro, com isso seu percurso será rápido. Vamos agora entender como ir do aeroporto de Edimburgo ao centro da cidade ?

como se locomover em Edimburgo

 

1) Ônibus Airlink (Service 100)

Esta é uma das opções mais usadas pelos turistas, ele é um ônibus confortável que faz o trajeto direto aeroporto-centro. São ônibus de dois andares com wi-fi e eles ficam estacionados em frente ao aeroporto, partem a cada 10 minutos durante o dia e a cada 30 minutos durante a noite. Eles rodam 24h por dia e a passagem pode ser comprada na hora, no quiosque da empresa que fica do lado de fora do aeroporto, na área de desembarque doméstico.

Ele parte do aeroporto com destino a Waverley Station (principal estação de trm de Edimburgo). Ela fica na Princess Street, rua paralela a Royal Mile, no coração de Edimburgo. Nessa região que se encontram a maioria das hospedagens, portanto ao pegarem esse ônibus, a possibilidade de desembarcarem perto de seu hotel será grande. Todo esse percurso leva em torno de meia hora e o preço é de £ 7,50 por pessoa.

Edimburgo

 


 

Veja também: O que comprar em Edimburgo

 


 

2) Night Bus (N22)

Esta é a opção perfeita para quem vai chegar durante a madrugada. Muitos voos que chegam na cidade, aterrissam nesse período, porque há preços melhores. Com isso, se você chegar entre às 00h15 e 04h, saiba que o Night Bus (N22) passa a cada 30 minutos e ele custa apenas £ 3 por pessoa. Eles vão fazendo algumas paradas, até seu destino final que é a Waverley Station.

Edimburgo

 

3) Ônibus Lothian Buses

Os ônibus Lothian Buses são os ônibus convencionais, de linha comum. Com certeza essa é a opção mais em conta e você pode comprar o ticket do trecho por apenas £ 1,60. Algo ruim é carregar suas malas contigo, pois eles não possuem espaços separados para isso, mas super é possível, ainda mais se quer economizar um pouco.

O ônibus correto a ser pego da empresa Lothian Buses é o número 35. Ele tem um itinerário longo, passa por várias regiões da cidade, como: próximo ao Parlamento Escocês, Palácio de Holyrood e por fim seguirá ao centro, no Ocean Terminal via Royal Mile/High Street. Todo esse percurso leva em torno de 01h30.

transporte da Escócia

 


 

Veja também: Lugares para visitar em Edimburgo

 


 

4) Táxi e Uber

Resolvi agrupar essas duas opções, pois elas são as mais confortáveis, porém são as mais caras. Então se o seu estilo de viagem é mais econômico, sugiro escolher outro tipo de transporte. Agora se você não liga para isso, saiba que pagará em torno de £ 20 libras por esse trajeto. Essa opção fica relativamente barata para quem está viajando em grupo, assim podendo dividir o valor entre o grupo. Os táxistas ficam em frente ao aeroporto e pelo aplicativo você consegue saber para onde deve se dirigir para encontrar seu uber.

Aviso: normalmente os motoristas te ajudam a colocar suas malas no porta-malas e esperam depois uma gorjeta por esse serviço.

Como ir do aeroporto de Edimburgo ao centro da cidade

 

5) VLT

Na verdade o nosso VLT na Escócia é chamado de TRAM. É um meio de transporte bem comum em Edimburgo e ele te leva do aeroporto ao centro da cidade em aproximadamente 50 minutos. Ele tem paradas na Princess Street e na York Place, ambas na região central da cidade. Esse transporte funciona das 06h15 às 22h45 com frequência de aproximadamente 10 minutos durante a semana e de 15 minutos aos finais de semana. O  valor do ticket do TRAM é de £ 5,50.

transporte da Escócia

 

Agora que já sabem mais sobre o transporte da Escócia e como ir do aeroporto de Edimburgo ao centro da cidade. O que precisam fazer é arrumar as malas e aproveitarem muito esse país encantador. E não se esqueçam de ler mais posts aqui no blog com várias dicas de Edimburgo e Aberdeen na Escócia.

 


 

Dica para viagem internacional: SEGURO VIAGEM É IMPORTANTE. Então adquira o Seguros Promo com meu código de 5% de desconto (CHAPINHANAMALA5) e não passe apuros se algo acontecer. Além do mais, nunca esperamos o pior, mas é sempre bom estarmos preparados, não é mesmo? E para entenderem qual a necessidade de ter um seguro viagem, entrem aqui.

 


 

Comments

comments

Veja também:

Passeio volta à Ilha

Passeio volta à Ilha

Para mim, o principal passeio de Morro de São Paulo é o Passeio Volta à Ilha e todos precisam fazê-lo, pois é simplesmente maravilhoso.

Leia mais