Xochimilco: uma das principais atrações da Cidade do México

Xochimilco

Uma das principais atrações da Cidade do México é Xochimilco, um lugar incrível e muito cultural que precisam conhecer.

Xochimilco é o nome de uma região da Cidade do México que chama a atenção de moradores e turistas. A região é tomada por cores vivas e exala a tradição mexicana. Por essa parte da cidade há vários canais com trajineras (um tipo de embarcação), essas são muito charmosas e coloridas. Elas foram consideradas Patrimônio Cultural da Humanidade pela UNESCO.

Suas trajineras chamam muita atenção dos turistas e torna o bairro bem visitado. Elas percorrem esses canais, passando por alguns pontos e comércios à beira do rio. Aos finais de semana, essa região fica lotada e algumas bandas tocam ao vivo, sem contar que há muitas opções de bebidas e comidas.

xochimilco

 


 

Veja também: Teotihuacan

 


 

Como funciona o passeio com Trajineras em Xochimilco?

Esses barcos em português sao chamados de traineiras, mas confesso que não são nada comum no Brasil. Eles são pequenos, com capacidade de até 15 pessoas. O interessante é que cada um deles tem um nome e muitas vezes, eles o colocam em destaque. As trajineras não possuem motor nem remo, ele se move através de um bastão redondo que o barqueiro impulsiona apoiando no fundo do canal (se assemelham aos bastões usados nas gondôlas em Veneza).

Curiosidade: Essa região também é conhecida como Veneza mexicana.

atrações da cidade do méxico

 

Quando chegamos ao local, era dia de semana e o movimento estava fraco. Eles nos ofereceram fechar o barco por completo, portanto se estiverem em bastante pessoas, acaba melhor porque pode dividir em mais vezes. Não vi nenhuma opção que cobrava por pessoa. O valor que pagamos foi de MXN 500 pelo barco por 2 hora de passeio, que acabou durando um pouco mais.

Obs.: Lembrando que eu fui à Cidade do México no final do ano de 2014 a 2015, então os preços podem ter sofridos alterações.

Ao decorrer dos canais há vários outros barcos que vendem comidas e bebidas típicas. Eu adorei tomar a Michelada, foi a primeira vez que bebi essa bebida peculiar e deliciosa, e recomendo a todos. Pelos canais você também passa por barcos de Mariachis que ficam tocando para todos, caso queira que eles toquem algo especial para vocês, eles cobram uma pequena quantia.

Durante meu passeio, nosso barqueiro foi parando em alguns lugares, para vermos obras de artistas e em um viveiro com várias plantas e flores. Um passeio delicioso e bem divertido!

cidade do méxico

 


 

Veja também: Os melhores bairros para se hospedar na Cidade do México

 


 

Como chegar em Xochimilco

Confesso que não foi tão simples chegar em Xochimilco. Isso, porque ele fica distante das famosas atrações da Cidade do México. Todavia, as maneiras que podem chegar ao local são:

* Tour – muitas agências pela Cidade do México e também hotéis oferecem passeios até Xochimilco. Ponto negativo é que eles cobram bem caro, cerca de U$ 50 (dólares) por pessoa, mas normalmente nesse tour eles passam em mais alguns pontos turísticos.

Dica: se certifique se o passeio com a trajineras está incluso no valor do tour.

* Táxi – a corrida de táxi tem o preço de aproximadamente MXN 200 pesos, isso saindo da Zona Rosa. Com certeza, essa é a maneira mais certeira e cômoda de ir ao local.

* Metrô e trem (por conta própria) – Podem me achar louca, mas essa foi a forma que eu escolhi fazer. Ir por conta própria. O legal é que você vai conhecendo mais da cidade e do transporte do país. Sem contar que é a maneira mais econômica.

Darei o passo a passo de como chegar, abaixo:

1) Pegue o metrô e siga na linha 2 (azul) até a estação final de Tasqueña. Preço: MXN 5 pesos;

2) Na estação de Tasqueña, você fará conexão com o trem metropolitano, chamado de Tren Lijero. Com esse, seguirá até a estação final de Xochimilco. Preço: MXN 3 pesos.

3) Ao chegar na estação de Xochimilco, você precisará escolher um embarcadouro para ir e deverá fazer uma caminhadinha até o mesmo. Ou pegar um táxi até o local.

Informação importante: Não há venda de passagens únicas na estação de trem, somente funciona com cartão, para conseguir essa viagem, você terá que chamar alguém com cartão e pagar com moedas a ele. Dessa maneira, eles liberarão a catraca para você. Normalmente há um funcionário da estação que faz isso. Ou você pode comprar um cartão por MXN 10 pesos em uma das máquinas da estação de trem, e lembre-se que precisa ter dinheiro trocado.

trajineras

 


 

Veja também: Dicas para sua primeira viagem ao México

 


 

Embarcaderos

Há vários embarcaderos que podem entrar nas trajineras, alguns mais turísticos do que outros. O mais turístico é o Nativitas, dessa forma, ele também é o mais movimentado. Para chegar até ele, precisa fazer uma caminhada de uns 2 km, mas o interessante é que pode ir conhecendo mais da vizinhança.

Há 8 embarcaderos que você pode ir para fazer o passeio, são eles:

* Embarcadero Fernando Celada;

* Embarcadero Caltongo;

* Embarcadero Salitre;

* Embarcadero Belem;

* Embarcadero Belem de las Flores;

* Embarcadero San Cristóbal;

* Embarcadero Las Flores;

* Embarcadero Nuevo Nativitas.

méxico

 

Dica importante: Se quiser um passeio movimentado e agitado, vá aos finais de semana, mas se quiser sossego e passeio cultural vá em dia de semana.

Espero que tenham gostado de saber um pouco mais sobre Xochimilco, uma região ingrível e uma das principais atrações da Cidade do México que você precinha conhecer.

 


 

Dica para viagem internacional: SEGURO VIAGEM É IMPORTANTE. Então adquira o Seguros Promo com meu código de 5% de desconto (CHAPINHANAMALA5) e não passe apuros se algo acontecer. Além do mais, nunca esperamos o pior, mas é sempre bom estarmos preparados, não é mesmo? E para entenderem qual a necessidade de ter um seguro viagem, entrem aqui.

 


 

 

Comments

comments

Veja também:

Como ir do aeroporto de Edimburgo ao centro da cidade

Como ir do aeroporto de Edimburgo ao centro da cidade

Quando vamos a um novo destino, sempre vem algumas dúvidas, principalmente em locomoção. Então nesse post vou te explicar como ir do aeroporto de Edimburgo ao centro da cidade, assim deixando sua viagem mais fácil e organizada. 

Leia mais
Passeio volta à Ilha

Passeio volta à Ilha

Para mim, o principal passeio de Morro de São Paulo é o Passeio Volta à Ilha e todos precisam fazê-lo, pois é simplesmente maravilhoso.

Leia mais